ESPORTES & EXERCÍCIOS

Treinar muito diminui o desejo sexual?

Uma dieta restritiva pode interferir na libido feminina? E os treinamentos puxados deixam as mulheres exaustas ou inundam o corpo feminino de hormônios que beneficiam o prazer? Descubra se você não está colocando a culpa nos fatores errados para sua apatia sexual...

Treinar muito diminui o desejo sexual? Treino em excesso afeta a saúde de uma forma geral e, claro, pode influenciar também a disponibilidade feminina para o sexo
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O maior motivo das consultas ginecológicas sem dúvida é a realização de exames preventivos de câncer de útero e de mama. Mas em quase 80% de todas as consultas existem as queixas implícitas, ou seja, problemas que na verdade não são colocados como o motivo principal da procura pelo profissional, mas sempre aparecem durante a conversa entre a mulher e seu médico. E é nessa hora que surgem as queixas sexuais: diminuição da libido (desejo sexual), anosgarmia (falta de orgasmo), dor durante o ato sexual, entre tantos outros relatos. A função do médico neste momento é investigar a existência de uma doença, que possa estar causando os sintomas, como por exemplo, uma dificuldade de lubrificação vaginal induzida por anticoncepcionais de alta dosagem hormonal ou alguma infecção vaginal que seja capaz de causar dor durante o coito. Porém, a grande maioria dos problemas sexuais não está relacionado à questões físicas, mas a psicológica: parceiros não receptivos e com baixa autoestima, excesso de trabalho por parte da mulher e até mesmo surge o mito que os treinos puxados e as dietas aparecem como vilões do desejo feminino,diminuindo-os. As dietas, mesmo as restritivas, são pensadas pelos especialistas em nutrição para fornecerem todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e bem-estar. Mas fique atenta: não podem faltar nas refeições diárias oleaginosas, como nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará, peixes e frutas em geral, que além de ajudar na forma, mantém o pique de energia. Fique alerta também para alguns alimentos que podem fazer parte de sua deita, principalmente naqueles dias de lixo.

Excesso de café, refrigerantes à base de cola e doces podem, sim, afetar diretamente a libido, pois deixam a mulher mais irritada e menos disposta, assim como o uso de cigarro. Também entram nesta lista, hormônios utilizados erroneamente para aumento de massa muscular ou para perda rápida de peso. Sem contar que tudo isso junto pode fazer engordar e o excesso de peso é outro fator que pode fazer o desejo feminino ir pelo ralo. Treinos em excesso - e aqui estamos falando em níveis que excedam a capacidade do corpo de se recuperar e que possam gerar os quadros de overtraining – afetam a saúde de uma forma geral e, claro, podem influenciar também a disponibilidade feminina para o sexo. Mas quem malha regularmente, com cargas altas e com suplementação adequada não tem alteração da libido. Já foi falado aqui e em outras edições que o exercício físico libera substâncias que dão sensação de bem-estar e que nos deixam muito a fim de “namorar”. Então, nada de culpar os treinos e as horas gastas na academia pela diminuição da animação entre os lençóis. Você pode estar buscando justificativa nos fatores errados. E mais um alerta! A partir do momento que você está substituindo uma área da sua vida por outra uma luz vermelha deve ascender. Isso para todos os pontos e também para a vida sexual.

Trocar relações sexuais por treino, já passa ser o momento de refletir quais são suas verdadeiras prioridades. Rotina: a verdadeira vilã Uma breve explicação sobre a resposta sexual normal:

homens são muito mais visuais do que as mulheres. Uma simples imagem já provoca desejo e ereção. Mulheres são muito mais sensitivas: precisam ouvir, sentir na pele, acreditar que são desejadas, sempre. Por mais que os parceiros deem sinais todos os dias: precisamos ouvir, ver e acreditar! Atire a primeira pedra qual mulher nunca passou por situação semelhante: trabalha o dia inteiro, treina pesado, faz uma dieta restritiva, chega em casa e encontra os filhos querendo atenção, o marido querendo prioridade, uma casa para gerenciar e, finalmente, quando conseguimos deitar na cama e dar aquele último suspiro de missão cumprida (e que venha a nós o sono merecido!), somos tiradas desse devaneio por uma mãozinha atrevida, um pé cutucando ou nos piores casos com frases nada românticas, tipo: “demorou hein!”. As famosas desculpas como dor de cabeça, dor no corpo do treino, sono, tem que acordar cedo, as crianças podem ouvir etc e tal, algumas vezes colam, mas uma hora as desculpas vão sumindo. E mesmo sem estar realmente com vontade, acabamos por ceder, ou apenas para ser aceitas, ou com medo da tal da traição.

Mas o que fazer para resolver o problema?

Esqueçam soluções mágicas: não existe nenhum remédio milagroso que induza o desejo sexual, tanto em homens quanto em mulheres. Minha primeira dica é para a rotina atribulada. Não façam todas as tarefas domésticas de uma vez, dividam com eles! E, por favor, não coloquem o sexo na lista de tarefas a serem cumpridas no cronograma da semana! Dessa maneira a relação vai se tornar apenas mais uma obrigação! E o ponto principal: só faça sexo se estiver a fim. Obrigação, dever, não dá prazer e sentido em nada! Cuide da sua relação!

Algumas dicas que vão além da saúde e esbarram pelo comportamental, mas é difícil falar de sexo sem lembrar o muitas vezes é exatamente nesse ponto que pode estar os problemas: •

Mantenha a afetividade dentro de sua relação e exija o mesmo dele; •

Tenha intensidade de vida, de paixão, não só no treino, metas e resultados; •

Cuide da aparência, mantendo-se arrumada e perfumada;

• Treine sempre, monitorizando seus resultados: seu corpo seu templo;

• Saiba dar amor, afeto e carinho ao seu homem e pedir também de forma clara: faça ele se sentir especial ao seu lado. Valorize-o ao máximo; • Leve-o para treinar junto com você: a visão da mulher treinando, chegando ao seu limite é muito estimulante para o homem, principalmente se ele achar que ela faz isso para ele! E o fato de estar na academia pode ser uma boa base para fazer amigos e ter um estilo de vida saudável e legal; • Torne-se importante para ele. Incentive-o profissionalmente. Saiba apoiá-lo em todos os momentos, sejam bons ou não, e mantenha diálogo; •

Cuide da saúde dele: incentive-o a largar o sedentarismo, tabagismo e outros hábitos nocivos à saúde. É comprovado pelos estudos que o casal que treina junto tem vida sexual muito melhor! Agora uma dica especial para eles:

Cuide de Sua Mulher: quando ela chegar do treino, faça uma massagem nos pés dela, prepare o jantar de maneira bonita e apetitosa (e lave a louça depois). Posso apostar que agindo assim você vai encontrar uma mulher muito mais disposta e sem desculpas como: estou cansada do treino ou estou sem energia por causa da dieta.

Comentários