HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - MAX TITANIUM

Conheça a empresa fundada em Matão-SP

História dos Suplementos no Brasil - MAX TITANIUM Empresa investe na qualidade do produto e matéria-prima diferenciada
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Fundada em Matão-SP, a empresa de suplementos dá ênfase nos pontos de venda e investe pesado para a consolidação no mercado. Só em 2012, cresceu 130%. Além de primar pelo esforço, dedicação e investimento em infraestrutura, uma empresa deve se empenhar também para que sua apresentação seja forte e impactante. Além de ter uma marca que chame a atenção, é necessário ter embalagens chamativas e atraentes, que tenham informações claras e conquistem os consumidores apenas no olhar.

A Max Titanium Suplementos aprendeu essa lição de marketing e vem mostrando que sabe muito bem como mostrar seus produtos de maneira atraente aos consumidores, mas para essa empresa que está há sete anos no mercado, se o visual atrai, é a qualidade que mantém a fidelidade do cliente. Foi na cidade de Matão, na região de Araraquara, há cerca de 300km da capital paulista, que três sócios fundaram o Supley Laboratório. O com o nome forte e impactante de Max Titanium Suplementos. Assim como o nome, é forte também a ação da empresa em sua divulgação por meio dos pontos de venda, também conhecidos pelo mercado como PDV. Com a missão de oferecer suplementos alimentares com alto padrão de qualidade, buscando sempre valorizar a saúde e o bem-estar pessoal, a Max Titanium valoriza sempre o respeito em todas as relações da empresa, assim como honestidade, transparência e inovação, conforme explica Mariane Morelli, diretora da empresa. “Nos pontos de venda, a empresa investe em degustações para conquistar os atletas e praticantes de atividades físicas”, explica a diretora, que também ressalta a importância de investir na divulgação do conhecimento a respeito dos produtos.

“Acreditamos que ninguém compra o que não conhece, e por esse motivo investimos em informação, realizando palestras e workshops em parceria com nossos clientes para expandir a informação sobre suplementos alimentares”, explica. Para exercer esta função, a Max Titanium conta com o trabalho do nutricionista Rodrigo Loschi, especialista em nutrição esportiva e clínica. De acordo com a diretora, o nutricionista realiza palestras duas vezes por mês com os clientes, nas quais disponibiliza sempre uma hora para responder perguntas sobre suplementação. “Ele também participa do desenvolvimento de produtos junto com nossa engenheira de alimentos Andreia Vitorino”, conta. O também diretor Carlos Moretto confirma que os vendedores não precisam apenas vender, mas informar o consumidor. “Treinamos os nossos representantes para que não apenas vendam os produtos, mas agreguem valor com informações para nossos clientes”. Carlos ressalta que são realizados encontros bimestrais entre os representantes.

“Fazemos palestras sobre cada produto e sua funcionalidade, explicando de onde deriva a matéria prima e informando suas indicações, para que eles tenham a capacidade de vender os produtos com informações técnicas”. O primeiro suplemento produzido pela empresa foi a maltodextrina, mas hoje sua linha de produtos abrange hipercalóricos, proteínas, termogênicos, aminoácidos, multivitamínicos e multiminerais. Em 2012, dois lançamentos surpreenderam a todos os clientes e também aos responsáveis da empresa. “Lançamos em 2012 os produtos 2HOT e MR-X, que representam a principal curva de vendas da empresa”, conta a diretora. “São produtos de alto padrão de qualidade, com matéria-prima diferenciada e com ótimos resultados”, relata. Enquanto o 2HOT é um estimulante energético que promete ajudar na eliminação de gorduras e toxinas, o MR-X é um combinado protéico com BCAA. Outros exemplos de produtos fabricados pela empresa são Leucina, Óleo de Coco e Colágeno. Alberto Moretto, diretor, conta que entre os produtos mais vendidos estão também o Top Whey3W e Mass 17500 3kg Refil. “Mas são os suplementos 2HOT e MR-X que, juntos com o New Up, da nossa linha de carboidratos, são os que mais se destacam no mercado em relação aos concorrentes”, afirma. O New Up é um composto de carboidrato, TCM, ribose, whey e outros componentes que formam um conjunto completo nutrientes. Com a maior parte do foco no consumidor final, a Max Titanium trabalha para ser consolidada como a melhor opção ao mercado de suplementos. “Desde o início, focamos em levar ao cliente e ao consumidor produtos diferenciados, desde nossas embalagens até o sabor”, conta Alberto.

A empresa promove venda direta e também através de distribuidores em algumas regiões do Brasil

A TODO VAPOR!

A Max Titanium terminou o ano de 2012 com um crescimento acima do previsto. “Ao longo dos anos, crescemos tanto em estrutura física quanto em participação do mercado”, conclui a diretora Mariane. O crescimento do ano somou 130% em relação a 2011. Carlos Moretto conta que o grande desafio da empresa foi batalhar pela consolidação da marca no mercado, algo que não é fácil. “A consolidação da marca no mercado requer muito investimento e estrutura interna, bem como qualidade e seriedade nas negociações”, informa. Do ponto de vista financeiro, Carlos recorda que o prazo dos clientes é maior que o prazo dos fornecedores, portanto é difícil trabalhar com o capital de giro. “Estamos em um mercado cujo prazo dos clientes é muito maior em relação aos prazos de nossos fornecedores, portanto contamos com um planejamento financeiro muito consolidado para que tenhamos sucesso”, conclui. Hoje, a Max Titanium já se tornou uma das cinco maiores empresas de suplementos alimentares do país, mas visa ainda mais crescimento. Alberto Moretto lembra que o posicionamento da marca varia em cada uma das regiões do Brasil. O crescimento do mercado de suplementos alimentares tem sido incrível, e o diretor fica satisfeito ao falar dos números.

“O mercado de suplementos cresce na média de 25% ao ano, enquanto que o mercado paralelo de fitness cresce em média 52% ao ano”, conta. “A expectativa de crescimento do mercado é bem alta, e isso está acontecendo devido à consciência cada vez maior da importância da qualidade de vida e da busca pelo bem-estar”- confirma Alberto Moretto. O crescimento tem tudo para ser ainda maior em 2013. Hoje a empresa conta com ótima estrutura. “Possuímos uma estrutura física de 4.000 m² e contamos com 45 funcionários diretos, além de 20 indiretos”, ressalta a diretora da Max Titanium. Mariane garante que vão inovar em lançamentos e embalagens, mas também faz uma promessa que nos deixa animados e curiosos. “Iremos patrocinar um atleta olímpico, que vem para consolidar o crescimento da marca”, conta. E com Nicole Bahls como a garota propaganda, a força da marca tem tudo para continuar.

 

Linha do tempo:

2006 - Fundação da empresa

2007 - Primeiros registros são realizados

2008 - Começa a fabricação de whey e hipercalóricos com inovação em produtos com embalagem em formato de refil

2009 - Max Titanium é eleita a Marca Revelação pela Revista Suplementação

2011 - A empresa adquire um terreno de 20.000m² para a construção da nova sede

2012 - A empresa muda de instalação industrial e adquire equipamentos de última geração

2012 - Recebe o prêmio de melhor design de embalagem pelo produto MRX

Comentários