ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Especialista explica a importância do acompanhamento nutricional para manter a saúde e o bem-estar

Seguir dietas muito restritivas ou tiradas da internet pode ser prejudicial à saúde, segundo nutricionista  

Especialista explica a importância do acompanhamento nutricional para manter a saúde e o bem-estar Com o fácil acesso à internet muitas informações são difundidas, sejam elas corretas ou não
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Com certeza, todos já ouvimos falar da dieta da lua ou do ovo. Mas, cada vez mais as pessoas vêm criando consciência da importância de ter uma alimentação saudável e balanceada. De acordo com especialistas, grande parte deste entendimento pode estar relacionado ao aumento de doenças como câncer, obesidade, diabetes e hipertensão. Segundo pesquisa recente do Ministério da Saúde, dentre as doenças crônicas mais incidentes no país 7,4% da população têm diabetes, 24,5% têm hipertensão e 20,3% estão obesos. No caso da obesidade, o dado representa um aumento de 72% em 13 anos.  

Para seguir uma dieta correta, independente do objetivo, é fundamental o acompanhamento de um profissional de nutrição, para garantir a saúde e o bem-estar de cada pessoa. Visto isto, a nutricionista da Dietbox, startup responsável pelo software de nutrição, Bettina Del Pino, explica o quão essencial é a orientação nutricional frequente.  

"Com o fácil acesso à internet muitas informações são difundidas, sejam elas corretas ou não. Aderir à uma dieta muito restritiva ou que não tenha o equilíbrio ideal de nutrientes, pode ser prejudicial à saúde. Nossa função é, justamente, orientar e acompanhar o paciente na sua evolução, seguindo uma alimentação adequada às suas características individuais", comenta a especialista.  

Para compreender a importância do acompanhamento nutricional, Bettina faz algumas recomendações. Confira:  

 

Previne que o paciente se submeta às dietas arriscadas. O que não falta na internet hoje são dietas radicais para perder peso, nas quais se excluem grupos alimentares importantes para o dia a dia. Às vezes, até mesmo com promessas de "corpos perfeitos", sem ter conhecimento dos malefícios que pode causar ao próprio corpo. Por isso, a orientação nutricional é indispensável, independente do objetivo, pois o profissional vai garantir que a pessoa receba todos os nutrientes e vitaminas necessários durante o acompanhamento.  

 

É adaptado para cada indivíduo, de acordo com suas necessidades e gostos. "Quando se realiza uma consulta com um nutricionista, monta-se um plano alimentar considerando diversas características do paciente, como, por exemplo, preferências, hábitos, estilo de vida e rotina", diz Bettina. A especialista explica que, caso a alimentação não seja adequada às particularidades do indivíduo, pode dificultar a adesão, além de não atingir os objetivos desejados.  

 

O acompanhamento nutricional deve ser contínuo para avaliar resultados. Com o apoio do profissional de nutrição, é possível analisar o progresso do paciente. "Podemos observar a necessidade de ajustar o cardápio ou definir novas estratégias e metas, no geral, procurar sempre melhorar o processo de alguma forma. O propósito é que as orientações virem rotina na vida das pessoas, que a reeducação alimentar seja percebida de forma agradável e coerente e não de maneira restritiva e forçada seguida apenas por um período. Caso isso aconteça, os resultados podem ser perdidos", completa a nutricionista da Dietbox.  

 

Vale ressaltar que o acompanhamento nutricional, além de estimular hábitos saudáveis e contribuir na prevenção de doenças crônicas, pode melhorar o humor, rendimento, cansaço e muitos outros aspectos da vida.  

Comentários