ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Mais saúde e menos calorias podem sim ser promessas de ano novo

Nutricionista do Spa Estância do Lago dá 10 dicas para começar 2018 com alimentação e hábitos mais saudáveis

Virada de ano é sempre tempo para novas promessas. E alguns temas são corriqueiros entre a grande maioria das pessoas, como alimentação mais saudável e redução de peso. A nutricionista do Spa Estância do Lago comenta que é possível atingir essas metas com alguns hábitos simples para serem incorporados no dia-a-dia. "Muita coisa nós já sabemos, mas não colocamos em prática na rotina. Então, indico as 10 principais atitudes que podem impactar em grandes transformações", explica Thais de Brito.

Confira as dicas da especialista para começar 2018 com alimentação e hábitos mais saudáveis:

1. Não substitua refeições principais por sucos, isso pode parecer comum e viável especialmente nas dietas de verão, mas eles não saciam a fome e não possuem todos os nutrientes necessários ao organismo;

2. Programe-se para fazer a última refeição até às 20h. Durante o sono, o metabolismo é mais lento e o gasto energético menor. Se não tiver jeito e passou do horário, prefira frutas, iogurte desnatado ou barrinha de cereal light;

3. Ao escolher sobremesas, opte por frutas, picolé de frutas, gelatinas, frutas em compotas light. Cuidado com natas, chantilly e chocolate;

4. Se for beber cerveja, prefira sem álcool, que tem 60% menos calorias por garrafa;

5. Evite água tônica, apesar de amarga, ela tem muito açúcar; assim como sucos industrializados e refrigerantes;

6. Opções light e diet também contêm calorias e não devem ser consumidos em grandes quantidades. Dê preferência aos desnatados, que possuem menos gordura;

7. Evite alimentos fritos, empanados, cremosos e à milanesa. Eles podem ter o dobro ou mais de calorias do que o mesmo alimento cozido ou grelhado;

8. Cuidado com petiscos. Ao invés do famoso amendoim, das azeitonas e salgadinhos, prefira picles, um queijo branco temperado com o mínimo de azeite e orégano, ou torradas com queijos cremosos light, berinjelas e pimentões;

9. Evite produtos embutidos como: salames, bacon, defumados, salsicha, pois contém muito sódio em suas composições;

10. Organize-se para consumir somente uma lata de óleo ao mês para cada quatro pessoas, isso auxiliará no controle.

E, independente de dietas, a nutricionista ressalta que é fundamental beber pelo menos 2 litros de água diariamente, reduzir o sal na alimentação, não pular refeições e sempre mastigar muito bem para melhor digestão. "Essas são práticas imprescindíveis para a nossa saúde", ressalta Thais.

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