ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Aprenda a congelar de maneira correta os alimentos

Nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, dá cinco dicas de como conservar os alimentos

Aprenda a congelar de maneira correta os alimentos

A rotina agitada requer praticidade também na alimentação. Para não deixar os hábitos saudáveis de lado, é preciso ficar atento a alguns métodos de congelamento de produtos. Na lista dos alimentos que podem ir ao freezer, estão os legumes, verduras e temperos. A nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz Brasil, esclarece as dúvidas de como deve ser feito esse processo:

1) A maneira certa de congelar as verduras

É necessário apenas fazer o processo que chamamos de branqueamento, que consiste em colocá-las em água fervente por um minuto, escorre-las e, por fim, jogar água bem gelada, ou colocar em uma bacia com gelo. Não realizar esse passo pode alterar a aparência do alimento.

2) Secar bem o alimento é um passo importante

É um erro não secar bem, pois, quando são congelados ainda molhados, formam cristais de gelo em volta.

3) Atenção à validade do legume congelado

O tempo de validade é de três meses, por isso é importante identificar as embalagens com o nome e a data em que foram congelados para ter o controle de qualidade.

4) Ervas e temperos também podem ser congelados

As ervas não precisam sofrer o processo de branqueamento antes do congelamento. Apenas é necessário lavar, picar e secar bem. A forma de utilização é a mesma das ervas frescas, podendo ser utilizadas em temperos, molhos, sopas.

5) O jeito correto de descongelar os legumes

Eles devem ser colocados na geladeira um dia antes de serem utilizados. Caso precise utilizar de imediato, descongele no micro-ondas ou coloque o próprio saco do legume em água em temperatura ambiente.

Comentários