SAÚDE

Bulimia e anorexia: como tratar o problema

4 em cada 100 pessoas sofre com algum distúrbio alimentar, as principais vítimas são as mulheres

Bulimia e anorexia: como tratar o problema

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH), 70 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de transtorno relacionado à alimentação. E o índice de mortes provocadas por esse de problema é alto, quase 20%. A incidência de mortes relacionadas à anorexia, por exemplo, é doze vezes maior do que qualquer outra causa, entre mulheres na faixa dos 15 anos 24 anos, apontou estudo realizado pelo Centro Nacional de Informações sobre Transtornos Alimentares do Canadá (NEDIC). E apesar da prevalência de casos entre mulheres, dados mostram que a incidência entre os homens está aumentando vertiginosamente. 

Segundo Dra. Adriana Pessoa, endocrinologista do Docway, tanto a bulimia, quanto a anorexia são problemas relacionados com a comida. “Enquanto nos casos de anorexia a pessoa não come, justamente pelo medo de engordar, mesmo estando muito magra. Nos casos de bulimia a pessoa come tudo que deseja e logo depois vomita por um sentimento de culpa, um remorso, com medo de que aquela comida a faça engordar”, explica.

Ambos os distúrbios são graves e se não identificados e tratados adequadamente podem levar a morte. Nos casos de anorexia, a médica alerta que além da magreza, outros comportamentos podem ser observados para identificar o problema. “Nos casos de anorexia a pessoa enxerga-se gorda, quando muito vezes estão até abaixo do seu peso. Recusa constantemente a se alimentar ou experimentar algo por medo de engordar. Está sempre de dieta e pratica atividade física com um único objetivo, que é perder peso”, detalha. Pessoas que sofrem de anorexia geralmente tentam esconder ou camuflar o problema, chegando a ponto de fingir comer ou evitar encontros que tenham comida. 

Já os pacientes com quadro de bulimia, têm uma relação um pouco diferente com a comida. Pessoas que sofrem com esse distúrbio estão com o peso normal, ou um pouco acima do “ideal” considerado por elas, e apresentam o desejo exagerado de perda de peso, mesmo que sem necessidade. Além disso, a bulimia faz com que as pessoas comam exageradamente em determinadas refeições, excesso que provoca o uso regular de remédios laxantes e diuréticos, e também a ida ao banheiro logo após cada alimentação. “Nos casos de bulimia, as pessoas são tomadas pelo sentimento de culpa, angústia e arrependimento, que acabam penalizando e gerando impactos graves ao corpo”, comenta.

Para finalizar, a especialista fala sobre a importância de estar atento aos sintomas e sobra a importância de um diagnóstico e tratamento adequados. “É importante que família e pessoas próximas estejam atentas, ao identificar qualquer um dos sintomas, a pessoa deve ser encaminhada ao atendimento especializado e multidisciplinar, para diagnóstico e tratamento adequados. Embora a bulimia e a anorexia possam parecer diferentes, muitas vezes são confundidas pela grande maioria da população”, finaliza Dra. Adriana Pessoa. 

Comentários