SAÚDE

Homens que se exercitam têm menos chances de desenvolver o câncer de próstata

Especialista do Hospital San Paolo indica também quais são os exames preventivos capazes de identificar a doença no estado inicial

Homens que se exercitam têm menos chances de desenvolver o câncer de próstata

O Combate do Câncer de Próstata chama atenção para um problema que atinge milhares de brasileiros. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que 61,2 mil casos da doença tenham sido registrados no país no ano passado – o que corresponde a 28,6% de todos os quadros de câncer em homens.

A detecção precoce do câncer é muito importante para a conservação da saúde masculina, mas o que nem todos sabem é que existem hábitos simples do dia a dia que podem diminuir as chances do desenvolvimento da doença. Um bom exemplo é a prática regular de exercícios físicos, indicada especialmente aos idosos, já que as chances de incidência aumentam com o avanço da idade.

“Pacientes que fazem exercícios regularmente e são adeptos de uma dieta rica em fibra e pobre em gorduras têm menos chances de desenvolver a patologia”, afirma o Dr. Ying Li Chiang, coordenador de Urologia do Hospital San Paolo, da Zona Norte de São Paulo (SP). “Isso ocorre porque a atividade física diminui a produção de substâncias inflamatórias e ainda estimula a resposta imunológica”, acrescenta. Quanto maior a frequência de exercícios, menor a probabilidade de apresentar a doença.

Tão importantes quanto os exercícios físicos, os exames preventivos também devem fazer parte da rotina masculina, já que o câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta qualquer sintoma. A doença pode ser detectada por meio de métodos como o exame de sangue chamado Antígeno Prostático Específico (PSA), o toque retal e a biópsia da próstata com ultrassom transretal.

“No geral, homens a partir dos 50 anos devem começar a fazer os exames. Já para aqueles que se enquadram em fatores de risco – como os que têm histórico familiar, consomem bebidas alcoólicas e tabaco, são negros, obesos e possuem dieta rica em gorduras –, a idade recomendada é 45 anos”, finaliza o urologista do Hospital San Paolo.

 

Comentários