VITAMINAS E MINERAIS DE A a Z

Zinco: Entenda como o nutriente é importante para alimentação humana e saúde pública

Essencial na alimentação humana, o zinco atua no organismo em diferentes funções biológicas, como no controle de doenças, na reprodução humana e na cicatrização de lesões, além de diminuir a incidência de doenças respiratórias

Zinco: Entenda como o nutriente é importante para alimentação humana e saúde pública

De acordo com informações do Instituto de Metais Não Ferrosos, o corpo humano adulto é composto por 2-3 gramas de zinco e, nos EUA, a ingestão diária recomendada de zinco é de 12 mg/dia para mulheres e 15 mg/dia para homens.

Adaptações na dieta e suplementação do nutriente são comumente usadas como alternativas à baixa concentração de zinco. No entanto, a deficiência de nutriente também pode estar presente no solo, gerando alimentos com teor menor que o ideal, resultando em um ciclo de deficiência da substância em toda uma população.

Cortando o mal pela raiz

Para tratar a deficiência de zinco nos alimentos é necessário um solo adequadamente nutrido. O processo conhecido como biofortificação repõe os nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das plantas e, consequentemente, do produto final que chega ao consumidor. Trata-se, portanto, do melhoramento de alimentos para que forneçam mais nutrientes ao ser humano.

Diferente da suplementação via capsula, a nutrição direta da planta desde a fase inicial de desenvolvimento terá impacto em todo o seu status nutricional, desenvolvendo outros compostos via processos metabólicos.

A biofortificação pode ser genética, com o melhoramento de produtos, e agronômica, com fertilizantes enriquecidos com determinados nutrientes.

Os alimentos biofortificados devem, portanto, melhorar a dieta de uma população ou conjunto de pessoas. Em alguns países, o método é usado como política pública contra a desnutrição e deficiências alimentares coletivas.

Em quais alimentos podemos encontrar zinco?

- Leguminosas, como ervilha, lentilha e feijão;

- Semente de abóbora e cereais integrais, como arroz e aveia;

- Oleaginosas, como a castanha de caju e amêndoas e gergelim;

- Carnes de animais criados em pastagens.

Qual a importância do zinco na nutrição das plantas?

O zinco é absorvido em pequenas quantidades pelas plantas, ou seja, é um micronutriente. No entanto mesmo sendo absorvido em gramas por hectare, a sua ausência causa inibição do crescimento das plantas, afetando sua produtividade, qualidade e teor no produto colhido. É, portanto, um elemento essencial para a produção de alimentos.

Hortas caseiras

A produção caseira de alimentos também pode ser incrementada com zinco. Para isso, é necessário o uso de fertilizantes com o nutriente. Além da adubação tradicional, o zinco também pode ser aplicado via pulverização foliar. Assim, alimentamos as plantas com zinco, e as plantas alimentam as pessoas.

 

Comentários