ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Água, chá e exercícios físicos: um guia de consumo para as atividades

Nutricionista comenta a importância da hidratação antes, durante e após as atividades físicas e sugere chá como alternativa para consumo diário de líquidos

A água é o maior componente do corpo humano, correspondendo aproximadamente a 60% do peso corporal de um indivíduo. Durante a prática de atividades físicas, a água auxilia na regulação da temperatura corporal por meio do suor que é eliminado. Neste processo, há uma grande perda de líquidos e minerais, a perda de 3% a 5% do peso corporal é caracterizada por ser uma desidratação significativa, assim é fundamental estar alerta ao estado de hidratação antes, durante e após o exercício para tornar sua prática constante e eficiente.

No quesito hidratação, o Instituto de Medicina (IOM) recomenda que os homens consumam 3,7 litros de água por dia, enquanto para mulheres essa quantidade é de 2,7 litros por dia. Bianca Naves, nutricionista da NutriOffice, dá uma dica prática: "Além da água, investir no consumo de chás é uma ótima opção de atingir diariamente a quantidade de líquidos recomendada. Por terem diversos sabores, eles ainda ajudam quem gosta de variar os tipos de líquidos consumidos e ainda não acrescentam calorias ao cardápio, quando consumidos sem açúcar e/ou leite", diz.

Pesquisadores apontam que a hidratação adequada, não somente para a prática de atividades físicas, mas para um estilo de vida mais saudável, deve ser feita não pela grande quantidade de água ingerida, mas pela constância, procurando deixar o corpo sempre em equilíbrio.

"Em geral, é recomendada a ingestão de até meio litro de água (500 ml) cerca de duas horas antes de se movimentar. O importante é estar sempre hidratado para a prática de atividade física", ressalta Bianca.

Durante os exercícios a nutricionista explica que o consumo deve ser a cada 15 minutos e uma quantidade de 500ml a 2l, o que pode variar de atividade para atividade física, além de outros fatores como intensidade, idade, sexo, entre outros. Por isso, é fundamental sempre buscar uma orientação individualizada. "Após o término da prática, o ideal é que faça a reposição de líquidos com água, chás, entre outros, devido as perdas pelo suor e urina", explica Bianca.

Confira a seguir a média de perda de líquidos por suor durante algumas atividades:
Spinning: 4,4 ml por minuto
Jump: 6,7ml por minuto
Futebol: 8,8 ml por minuto
Rugby: 26,6 a 36,7 ml por minuto

A nutricionista ainda sugere alternativas para se manter hidratado. "Carregue sempre uma garrafa hermética com água ou chá gelado. Para os que sempre esquecem de consumir líquidos, opte por aplicativos de celular que regulam o consumo diário", diz.

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