ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Dicas de como curtir a primavera com os amigos sem se descuidar para o verão

Nutricionista destaca a importância de aumentar a imunidade, se hidratar, ter autocontrole, além, é claro, de se divertir

Dicas de como curtir a primavera com os amigos sem se descuidar para o verão

O final do inverno este ano foi marcado por dias quentes, assim como o início da primavera. Época que as pessoas começam a pegar mais firme na academia, tomam cuidado com certos alimentos e demonstram maior preocupação com a sua aparência. Afinal, todos querem estar bem para o tão esperado verão, abusar das roupas novas e se sentir ainda mais confiante. Mas convenhamos que é um clima bastante propício para marcar um happy hour ou balada com os amigos, não é mesmo? E o que fazer? Diversão ou foco no objetivo?

Segundo a Helenice Tatewaki, nutricionista do Boteco Todos os Santos, é possível curtir e se cuidar. “Muitas pessoas associam sair com “meter o pé na jaca”, mas não é bem assim”, comenta. “É possível se divertir com os amigos e continuar com os seus objetivos”, explica. Para a profissional, o mais importante é se preocupar primeiro em aumentar a imunidade devido a tantas alterações climáticas da estação. Além disso, há uma crescente também no número de pessoas com problemas respiratórios devido ao excesso de pólen das flores.

Para acabar com essa ideia de que um happy hour é o grande vilão e ajudar as aumentar a imunidade, a nutricionista separou 10 dicas. Confira:

Beba bastante água

Intercale o consumo de bebida alcoólica com o de água. Além de reduzir a ingestão de calorias, evitará a ressaca no dia seguinte e a desidratação devido ao álcool.

Seja firme!

Aproveite, curta a festa com os amigos, mas não extrapole. Beba com moderação e evite o consumo excessivo de frituras ou molhos e maioneses que acompanham os petiscos. Esses acompanhamentos são calóricos, pois contam com excesso de gordura no preparo.

Substitua o açúcar refinado do seu drink por adoçante

Pode ser que no início você estranhe, mas somente com esta substituição você consumirá menos calorias. Para ter uma ideia, um sachê de açúcar de 5g tem, em média, 20 Kcal, enquanto o adoçante em 1,2g, o equivalente a 2 sachês, tem 4 Kcal. Já os adoçantes em gotas têm, em média, 0,4 Kcal a cada 1g. Vale destacar que existem vários tipos de adoçantes, desde os naturais até os industriais.

Não saia de barriga vazia

Jamais cometa esse pecado! Coma um belo prato cheio de salada, legumes e carnes magras antes de sair. Isso fará com que você se sinta saciado por mais tempo devido ao metabolismo da proteína ser mais lento.

Mexa-se!

Pule, dance, extravase. Além de se divertir com os seus amigos, você gastará energia/calorias.

Prefira bebidas quentes

Apesar de serem calóricas, o consumo será menor. É essa a ideia! Lembre-se que, apesar da cerveja ser a menos calórica quando comparada com as demais bebidas em 100ml, ela poderá ser a vilã da sua dieta, pois você não consumirá apenas 100ml de cerveja. Considerando que você tome 5 latas de cerveja, são, aproximadamente, 775 Kcal, já que cada uma tem, em média, 155 Kcal.

Drinks refrescantes

Em dias mais quentes, prefira os drinks mais refrescantes e cítricos. Essas são opções que caem melhor com o clima, opte por acrescentar frutas da estação.

Para quem não consome bebidas alcoólicas

Opte por sucos naturais que não precise acrescentar açúcar ou adoçante como, por exemplo, de laranja, melancia ou abacaxi. Veja se é possível bater junto com pedaços de gengibre, além de refrescar, é um alimento termogênico, o qual acelera o metabolismo do organismo e potencializa a queima de gordura. Entretanto, consuma os alimentos termogênicos com moderação, pois não podem ser ingeridos em excesso por gestantes, pessoas que sofrem de insônia ou alguns tipos de patologias como, problemas de tireóide e cardíaco.

O que comer quando sair de casa

Escolha petiscos que não sejam fritura ou, em caso de lanches, peça para retirar a maionese, cheddar e requeijão. Você pode optar também por uma chapa mais simples ou espetos de carne ou frango. Evite o consumo de embutidos!

Divirta-se!

Aproveite com os amigos e não deixe a dieta atrapalhar a sua diversão, mas sempre, é claro, com moderação. A não ser que tenha alguma patologia, a dica principal que as pessoas devem aprender é: consuma a bebida alcoólica sempre com moderação e, caso não tenha nenhuma opção das comidas sugeridas nas dicas anteriores, basta não consumir os alimentos em excesso e/ou com frequência. Pense sempre no dia de amanhã, a sua saúde não é resultado do que você comeu ontem ou hoje, mas sim ao longo dos dias, meses ou anos.

Essas dicas são consideradas para pessoas saudáveis. Caso haja alguma restrição, procure sempre a orientação de um médico ou nutricionista.

 

Comentários