ESPORTES & EXERCÍCIOS

5 benefícios de praticar spinning

Modalidade acelera queima de gordura, fortalece os músculos e aumenta a resistência cardiovascular e respiratória

5 benefícios de praticar spinning

Desde 1995 no Brasil, uma das atividades que mantém e ganha cada vez mais adeptos nas academias é o spinning, modalidade aeróbia praticada em bicicletas estacionárias especialmente desenvolvidas para este tipo de treino, que simulam trajetos com variações de força e velocidade, alternando a frequência cardíaca e respiratória. “Diferente dos treinos nas bicicletas ergométricas, o spinning não utiliza o método contínuo, onde o aluno escolhe um nível e permanece nele durante toda a aula. Durante as sessões da modalidade são aplicadas diversas técnicas, tal como o método intervalado, garantindo assim uma maior variedade de exercícios e uma aula mais motivante”, explica Geraldo Chamilet, personal trainer e especialista em spinning da 2 Spin.

Quais são os benefícios da modalidade?

Aumenta a resistência: A bicicleta trabalha o sistema cardiovascular e promove o ganho de resistência muscular, principalmente nos membros inferiores. “A resistência, além de contribuir para a pratica de exercícios, ajuda nas atividades do cotidiano, como subir escadas ou caminhar, por exemplo”, ressalta Gerado.

Ajuda na definição: O spinning contribui para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, músculos da região do quadríceps, coxas, glúteos, panturrilhas e abdômen.

Promove emagrecimento saudável: Dependendo da intensidade e do ritmo, em uma aula com 45 minutos de duração, o gasto calórico pode chegar entre 500 e 700 calorias. “Para quem está começando, o ideal é pedalar duas ou três vezes por semana. A medida que o condiciomento melhora, a frequência pode ser diária”, comenta o profissional.

Reduz o estresse e depressão: O exercício estimula a liberação de endorfina, hormônio conhecido por promover a sensação de bem estar e prazer, podendo ser eficaz não só para aliviar o estresse, mas também para controlar a pressão arterial e até prevenir a depressão.

Não tem limite de idade: Por se tratar de uma atividade sem impacto, onde o aluno controla a intensidade do exercício conforme suas condições e limite, pode ser praticada por pessoas das mais diversas faixas etárias, mas sempre com aval médico.

Mesmo com tantos benefícios, Geraldo alerta para alguns cuidados. “Para que o exercício seja praticado corretamente é importante ajustar a bicicleta, como altura do banco, distância entre banco e guidom e altura do guidom, visando a prevenção de lesões musculares e principalmente articulares. Portanto é fundamental seguir todas as recomendações do professor para uma longevidade na modalidade”, finaliza.

Sobre a 2 Spin

A 2 Spin oferece um método diferente de atuar, funcionando sem mensalidade e sem vínculo, onde o aluno adquire créditos para desfrutar as aulas em um ambiente cuidadosamente planejado para o seu bem estar. Com uma equipe qualificada e cheia de energia, a academia oferece o verdadeiro spinning e treinos específicos como HIIT e circuitos metabólicos, Yoga, Dance Clip, BalletFit, entre outras modalidades. www.2spin.com.br

Comentários