SAÚDE E SUPLEMENTAÇÃO INFANTIL

Saiba como identificar e corrigir a má postura e as dores nas costas em crianças

O tratamento depende muito de cada caso, mas geralmente são utilizadas técnicas específicas como Reeducação Postural Global (RPG) e fisioterapia convencional para alívio da dor

Saiba como identificar e corrigir a má postura e as dores nas costas em crianças

As crianças estão passando cada vez mais tempo apegadas a vídeo-games, tablets e outras práticas relacionadas à postura incorreta do corpo, por isso o aumento das queixas relacionadas à dor nas costas. Fatores como convergências oculares e a forma de pisar ou mastigar também podem causar um desequilíbrio postural, por isso é importante que pais e responsáveis estejam atentos aos sintomas.
 
A fisioterapeuta Patricia Prieto, da clínica Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, explica que é possível identificar esses problemas observando possíveis assimetrias no corpo da criança. “A diferença na altura dos ombros ou do ângulo da cintura podem ser um sinal de má postura. Além disso, crianças que sofrem muitas quedas também podem estar com desvios na coluna”, aponta.

A profissional esclarece que o tratamento depende muito de cada caso, mas geralmente são utilizadas técnicas específicas como Reeducação Postural Global (RPG) e fisioterapia convencional para alívio da dor. “Quando esse desequilíbrio é causado pela pisada incorreta, é indicada a palmilha postural para a correção da coluna. Quando a causa é a mordida, a criança é encaminhada ao ortodontista para a produção de um aparelho”, explica.
 
Segundo a fisioterapeuta, evitar carregar bolsas e mochilas muito pesadas e controlar o tempo que a criança brinca com vídeo-games são alguns exemplos do que pode ser feito para evitar a má postura, que pode ser agravada na vida adulta gerando quadros de lombalgia, hiperlordose, hérnias de disco e outros problemas nas articulações e músculos do corpo.
 
“É importante que as crianças passem por um check-up postural antes do famoso ‘estirão’, pois nessa fase é mais fácil corrigir a estrutura óssea, já que tudo é mais flexível e a coluna tem maior mobilidade”, explica Patricia. Esses check-ups vão identificar a origem das dores, além de facilitar a correção da postura e a diminuição do desconforto.
 
Sobre o Espaço Pathrícia Prieto
Com mais de vinte anos de atuação, a fisioterapeuta Patrícia Prieto criou a clínica que leva seu nome, para oferecer uma lista completa de serviços e tratamentos nas áreas de saúde, estética e bem-estar. O Espaço Pathrícia Prieto conta com uma equipe especializada no tratamento de dor, reabilitação, acupuntura, estética (tratamentos corporais, tratamentos faciais e bem-estar) e nutrição e foi fundado pela fisioterapeuta Patrícia Prieto, que acumula mais de 21 anos de experiência na área.
 

Comentários