SUPLEMENTOS

7 mitos sobre suplementos alimentares

Tudo o que você precisa saber para acabar com o preconceito desses produtos

7 mitos sobre suplementos alimentares

O número de consumidores de suplementos alimentares aumenta a cada dia. Motivado pelos resultados estéticos, ganho de massa muscular, definição e benefícios para a saúde, a lista de suplementos cresceu e os preços estão cada vez mais acessíveis, com marcas nacionais e internacionais.

Alguns mitos ainda rondam a maioria deles e podem até mesmo assustar quem está pensando em utilizar. Por isso, o nutricionista da fabricante nacional Growth Supplements, Diogo Círico, listou as principais dúvidas sobre o assunto.

Fazem mal à saúde?
Em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre suplemento e anabolizante. O suplemento alimentar traz nutrientes presentes na alimentação, mas de maneira especifica seja concentrando ou isolando apenas determinados nutrientes. Já os anabolizantes são fármacos usados para tratamento de algumas condições que acabam sendo usados para aumentar a massa muscular e podem gerar grandes prejuízos à saúde, por isso, somente podem ser consumidos mediante prescrição médica.

Só podem ser consumidos por atletas avançados?
Diferente do que muita gente pensa, os suplementos podem estar presentes na dieta de qualquer pessoa, desde que aconselhado pelo nutricionista. Entre eles, é possível encontrar até mesmo vitaminas e nutrientes usados no tratamento de doenças.

“Esses produtos podem ser inseridos em diferentes rotinas, mesmo que você tenha começado a academia há pouco tempo. É importante lembrar que eles devem ser incluídos de acordo com as necessidades nutricionais, e que os exercícios também precisam ser executados de maneira segura e com aconselhamento profissional para evitar lesões”, comenta o nutricionista da GSuplementos.

Suplemento engorda?
Nenhum alimento, por si só, pode ser o culpado pelo ganho de peso. São vários fatores reunidos que acarretam no aumento da quantidade de gordura corporal, e, por isso, os suplementos não são os únicos responsáveis pelo ganho de peso. Trata-se do equilíbrio entre as calorias consumidas via dieta e usadas como forma de energia.

Os suplementos possuem uma determinada quantidade de energia, que deve ser usada durante os treinos e, em muitos casos, o ganho de peso se relaciona também com o aumento de massa magra. Por isso, a avaliação com um nutricionista é indispensável para identificar o que está causando esse ganho de peso.

Você não pode substituir a alimentação por eles?
Os suplementos alimentares garantem nutrientes que agregam novos benefícios à dieta. Entretanto, eles devem sempre vir acompanhados de uma alimentação saudável e balanceada. “A alimentação é a base para garantir a saúde e a energia para executar os diferentes exercícios físicos. Quando é possível consumir uma refeição com alimentos sólidos e saudáveis os suplementos não devem e não podem substituir tal refeição. O ganho de massa muscular vem de uma combinação de treino, descanso e alimentação”, explica o Círico.

Suplementos emagrecem?
Da mesma maneira, os benefícios dos suplementos são sentidos com o acompanhamento de uma vida saudável e a prática de exercícios físicos, mas não são capazes de fazer milagre por si só. Eles são o combustível para garantir treinos melhores e resultados maiores, entretanto, só tomar o suplemento não garante os resultados que você deseja – em especial, o emagrecimento, que tem origem na queima de uma quantidade de calorias maior do que o consumido.

Maior quantidade acelera os objetivos?
Um dos riscos é justamente a superdosagem. Siga sempre rigorosamente o valor indicado pelo nutricionista, especialmente, para sentir os resultados e benefícios. Em muitos casos, os nutrientes encontrados nesses produtos são concentrados e o consumo exagerado pode sobrecarregar o seu organismo. A ideia de aumentar a dose para ter efeitos mais rápido é um grande erro e, especialmente na academia, os resultados são sentidos gradualmente.

Uma boa alimentação dispensa a ingestão de suplementos?
Por fim, essa crença pode fazer com que muita gente acabe pensando que os suplementos são dispensáveis ou até mesmo não têm nenhum efeito. Uma boa alimentação consegue suprir as carências do corpo. Entretanto, as necessidades do organismo depois de treinos mais intensos podem exigir um consumo ainda maior de alguns dos nutrientes para produzir resultados melhores.

Por isso, a suplementação é muito importante para o corpo, agindo não só no ganho de massa muscular, mas na própria recuperação e desempenho durante os treinos.

Comentários