VITAMINAS E MINERAIS DE A a Z

Um pouco mais sobre a VITAMINA C

A vitamina C tem sido mostrado por ter alguns efeitos anticatabólicos que provavelmente envolve a diminuição induzida pelo exercício cortisol, mas também pode ter alguns efeitos por meio de sua ação antioxidante.

Um pouco mais sobre a VITAMINA C

A vitamina C é essencial para a síntese de colágeno e este é evidente no escorbuto, doença de deficiência de vitamina C, em que as fibras de colágeno sintetizado no corpo não podem formar adequadamente as fibras, resultando em lesões dos vasos sanguíneos, fragilidade e má cicatrização de feridas.

A vitamina C tem sido mostrado por ter alguns efeitos anticatabólicos que provavelmente envolve a diminuição induzida pelo exercício cortisol, mas também pode ter alguns efeitos por meio de sua ação antioxidante. Por outro lado, alguns dos efeitos anticatabólicos de antioxidantes podem ser mediados através de uma diminuição do cortisol.

Os antioxidantes podem ser de alguma utilidade na formação induzida da isquemia e da lesão muscular. A investigação mostra que o exercício pode afetar de forma adversa o tecido muscular, aumentando a formação de radicais livres. Estes radicais livres podem, então, levar a fadiga muscular e inflamação.

Infelizmente, o aumento de radicais livres causado pelo exercício acompanha uma redução simultânea no fornecimento de antioxidantes para lidar com eles.

A vitamina E, por exemplo, pode ser severamente diminuída através da formação de músculo. Um estudo examinou o efeito protetor potencial de pré-tratamento com corticosteróides ou anti-oxidantes (ácido ascórbico ou o alopurinol) em coelhos com lesão induzida por reperfusão de músculo esquelético após isquemia.

Neste estudo de 4 horas de isquemia induzida por um torniquete pneumático, seguido por reperfusão durante 1 hora, causou uma quantidade considerável de dano para o ultraestrutural tibial anterior acompanhado por um aumento da atividade da creatina quinase em circulação.

O pré-tratamento de animais com depomedrone por uma única injeção de bolus de 8mg levaram a uma manutenção da estrutura tibial anterior em microscopia óptica e eletrônica. Altas doses de infusão intravenosa contínua com ácido ascórbico (80mg / h) durante todo o período de isquemia e reperfusão também preservada a estrutura muscular do esqueleto, embora alopurinol em várias doses não teve nenhum efeito protetor.

Estes dados são totalmente compatíveis com um mecanismo de isquemia / lesão induzida por reperfusão para o músculo esquelético, envolvendo a geração de radicais de oxigênio e sequestro de neutrófilos e a ativação. Eles também indicam que a lesão do músculo esquelético humano causada pelo uso prolongado de um torniquete é susceptível de ser reduzido por meio de intervenções farmacológicas simples.

A vitamina C é necessária para a síntese de colágeno e é um forte anti-oxidante com efeitos benéficos. Investigação pró-inflamatória em vitamina C mostra que podem ter efeitos importantes na redução da dor e da inflamação.

Num estudo de 400mg por dia de vitamina C reduziu a dor pós-exercício e inflamação. A vitamina C está envolvida na hidroxilação enzimática de prolina para formar 4-hidroxiprolina, um aminoácido que é uma parte integrante de colágeno e elastina.

 

Comentários