VITAMINAS E MINERAIS DE A a Z

Suplementação de cálcio e vitamina D não altera perfil lipídico

A ingestão dietética de cálcio e vitamina D pode estar inversamente associada ao risco cardiovascular, devido aos potenciais efeitos benéficos sobre os lipídeos circulantes

Suplementação de cálcio e vitamina D não altera perfil lipídico A ingestão dietética de cálcio e vitamina D pode estar inversamente associada ao risco cardiovascular
Crédito: BANCO DE IMAGENS

A ingestão dietética de cálcio e vitamina D pode estar inversamente associada ao risco cardiovascular, possivelmente devido aos potenciais efeitos benéficos sobre os lipídeos circulantes. Os ensaios clínicos que avaliaram o efeito da suplementação de cálcio sobre os lipídeos são limitados pelo curto período de acompanhamento.

Os dados acerca da vitamina D são escassos em relação ao risco cardiovascular. Um estudo realizado em universidades norte-americanas e publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition avaliou o efeito da suplementação de cálcio e vitamina D em longo prazo (5 anos) sobre as concentrações séricas de vários lipídeos (colesterol total, LDL, HDL, triglicérides e lipoproteína A).

A amostra consistiu em 1.259 mulheres na pós-menopausa, recebendo 1 grama de cálcio elemento na forma de carbonato de cálcio + 400UI de vitamina D3 ou placebo. Observou-se que as alterações nos lipídeos foram relativamente pequenas (≤ 5%, exceto para lipoproteína A: 20-25%). Também não houve diferença significativa nas variações nos lipídeos entre os grupos controle e teste.

Estes resultados indicam que a suplementação com cálcio e vitamina D não está associada a alterações em lipídeos ao longo de 5 anos.
 

Comentários