VITAMINAS E MINERAIS DE A a Z

Vitaminas e minerais fortalecem o nosso esqueleto e ajudam a manter o sorriso bonito

Um sorriso bonito, com dentes saudáveis, depende da ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D

Vitaminas e minerais fortalecem o nosso esqueleto e ajudam a manter o sorriso bonito Para que o organismo absorva esse mineral, os níveis de vitamina D precisam estar bons. A alimentação não fornece essa vitamina, que é adquirida atrav
Crédito: Empresa Ketchum

A harmonia entre essa dupla de micronutrientes também se reflete na força dos ossos. A parceria do cálcio com a vitamina D é um exemplo de como a interação entre vitaminas e minerais impacta a saúde e o bem-estar. Além de ter um papel importantíssimo na formação e na manutenção de dentes e ossos fortes, colaborando com a redução do risco de desenvolver osteoporose, cálcio ainda auxilia na coagulação do sangue, na contração muscular e no funcionamento do sistema nervoso1. Mas não basta ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e laticínios, ovos, bacalhau, a tum e sardinha.

Para que o organismo absorva esse mineral, os níveis de vitamina D precisam estar bons. A alimentação não fornece essa vitamina, que é adquirida através da exposição ao sol ou suplementação1. A Pesquisa Manifesto do Corpo Saudável2, desenvolvida pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), em parceria com Centrum, analisou como o brasileiro que tem acesso à internet percebe os oito sinais do Manifesto do Corpo Saudável.

Do total de entrevistados, 15% declararam ter problemas com ossos e dentes, 57% são mulheres e 43% são homens. Dentre os que relataram o sinal, 51% acreditam que a alimentação tenha relação com o problema. Uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para que o organismo realize todas as suas funções. Essa não é a realidade do brasileiro, como revela o Estudo Brazos3, realizad o pela UNIFESP: - o consumo de cálcio está abaixo do recomendado em 99% da população; - em 99% dos brasileiros, independentemente do sexo, a ingestão de vitamina D é quase seis vezes menor do que o recomendado internacionalmente. Os números da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF)4, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, reforçam essa situação: - entre os adultos de 19 a 59 anos, 85% dos homens e 91% das mulheres têm inadequação do consumo de cálcio; - na mesma faixa etária, a inadequação da vitamina D atinge 99,6% dos homens e 99,2% das mulheres. O atual estilo de vida torna quase impossível conseguir todos os micronutrientes necessários a uma vida saudável somente por meio da dieta. Assim, o uso de multivitamínicos é importante para manter o corpo bem nutrido.

Comentários