FEIRAS E EVENTOS

Mr. Olympia 2008

“Nunca diga nunca” - Dexter Tyrone Jackson, 1ºcolocado do Mr. Olympia, justificando sua surpreendente vitória sobre o então favorito Jay Cutler duas vezes campeão mundial

Mr. Olympia 2008 Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Com o lema “Nunca diga nunca” o americano Dexter Tyrone Jackson sintetizou sua primeira vitória como Mr. Olympia. Mais conhecido como The Blade, o atleta já havia participado de todas as edições da competição desde 1999 e até este ano só tinha abocanhado o terceiro lugar na competição. Vista como uma surpresa, a decisão dos jurados consolida uma tendência que já vinha sendo demonstrada pela organização do concurso. Valorizar, e pontuar, mais a qualidade muscular e a simetria do que apenas o volume corporal.

A edição de 2008 do Mr. Olympia aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro no Arena Orlean’s Cassino, em Las Vegas e além do melhor fisiculturista , também premiou as categorias Ms. Olympia, Fitness Olympia e Figure Olympia. O campeão Jackson desbancou o favorito ao título, vencedor das duas últimas edições. Neste ano, Cutler apresentou um grande volume muscular, porém com uma aparência assimétrica e fora de equilíbrio que lhe renderam apenas o segundo lugar. Outro nome que era considerado forte concorrente ao título, Ronnie Coleman, nem chegou a figurar na disputa. O atleta, que é octacampeão do concurso, não participou da competição.

Visivelmente emocionado com a vitória, Jackson mostrou que há espaço para a humildade e a gentileza no mundo dos músculos e fez um discurso no qual agradeceu aos seus fãs, a sua namorada e ao seu treinador de longa data, Joe McNeil. Atleta desde a infância, o mais novo Mr. Olympia já se aventurou na prática de esportes como futebol americano e basebol e ingressou no fisiculturismo nos anos 90, depois de observar os progressos obtidos por seu irmão durante os treinamentos. The Blade foi três vezes campeão do Arnold Classic e chegou agora ao ponto mais alto de sua carreira prometendo melhorar ainda mais sua forma física para se manter no posto no próximo ano. O terceiro lugar ficou para o também americano Phil Heath, que demonstrou muitas melhorias em sua composição corporal em comparação aos dois últimos anos. DennisWolf, também demonstrou melhorias em suas costas, ombros e braços e ficou como quarto colocado, e apesar de sua forma física ter impressionado, segundo os especialistas é necessário pelo menos mais um ano para que ele represente uma ameaça verdadeira a quem estiver com a coroa de Mr. Olympia. O Brasil estava, de certa maneira, representado na competição por Silvio Samuel. Nascido em solo brasileiro, mas criado no exterior, o atleta competiu pela Espanha, país onde mora desde os quatro anos. Ao contrário do que aconteceu entre os homens, na categoria Ms. Olympia, que premia a melhor fisiculturista, o favoritismo se confirmou. Aos 34 anos, a americana Iris Kyle conquistou seu quarto título no concurso. Campeã das edições de 2004, 2006 e 2007 a atleta apresentou uma forma física realmente impressionante em comparação às demais concorrentes. Nas categorias Figure Olympia e Fitness Olympia, as ganhadoras foram Jennifer Gates e Jen Hendershott respectivamente.

O Mr. Olympia, que é organizado pela International Federation of Bodybuilding (IFBB), chega este ano à marca de 42 edições. Realizado desde 1965 teve como primeiro ganhador o novaiorquino Larry Scott. Entre os principais campeões da competição ao longo dos anos estão: Lee Haney e Ronnie Coleman, que fisgaram o título oito vezes cada, o mais famoso entre os Mrs Oympia – também ator e político – Arnold Schwarzenegger, que levou para casa a coroa sete vezes e Dorian Yates, que conquistou seis edições. Arnold também foi o protagonista de uma das maiores rivalidades que o concurso já possuiu, o austríaco travou com o fisiculturista Sérgio Oliva, conhecido como o Mito, a disputa mais acirrada pela coroa. Oliva venceu o Mr. Olympia em 1967 e 1968 em ótima forma e conheceu seu desafiante em 1969, no final deste concurso o Schwarzenegger jurou que aquela era a última vez que Sérgio venceria. Schwarzenegger cumpriu o prometido e venceu o concurso nos anos entre 1970 e 1976, ano em que anunciou sua retirada da competição.

Pioneiro em eventos desse nível, o campeonato foi idealizado pelos irmãos Ben e Joe Weider que são proprietários da Revista Flex Magazine, e uma das marcas pioneiras de suplementos alimentares dos EUA, o Weider, uma das grandes patrocinadoras do evento. Além da publicação, a maior marca de suplementos do mundo, Muscletech, apadrinha o evento e também o atual campeão. A primeira edição da categoria feminina aconteceu apenas em 1980 e teve como vencedoras Kike Elomaa e Rachel McLish da Philadelphia. Entre elas, as grandes vencedoras são: Lenda Murray, que conquistou o primeiro lugar em oito edições do evento e Cory Everson, ganhadora de seis títulos. Realizada de forma conjunta ao evento, a Fitness Olympia Expo 2008 atraiu um público de mais de 10 mil pessoas e reuniu cerca de 130 expositores. Os mais renomados fabricantes de suplementos, roupas e acessórios para fitness marcaram presença no evento, que é responsável por apresentar ao mercado americano e mundial os produtos que estarão nas prateleiras das lojas especializadas em suplementos alimentares.

Entre as principais novidades que se destacaram na feira está o crescimento do Óxido Nítrico, o NO2, na suplementação . O sucesso do aminoácido está em sua capacidade de potencializar de maneira surpreendente o crescimento dos músculos. A suplementação com NO2 age elevando o fluxo sanguíneo, o que proporciona o aumento na oferta de nutrientes aos músculos e os torna maiores e mais densos. Aumento da resistência, da capacidade de recuperação muscular, de força e melhora na aparência corporal são outros benefícios obtidos na utilização do produto.

Dieta do Campeão

Pré-competição

1ª refeição Aproximadamente 230g de peixe 1 xícara de milho Suplemento a base de Leucina Termogênico em Cápsulas

2ª refeição Entre 230 e 290g de frango 1 xícara de arroz

3ª refeição Suplementação pré-treino Meal Replacement Powder (substituto de refeição em pó) Termogênico em Cápsulas

4ª refeição Suplementação pós-treino Whey Protein Volumizador Celular

5ª refeição 300g de frango ou peixe 1 xícara de arroz

6ª refeição 10 claras de ovo Whey Protein Suplemento a base de Leucina

Fora de temporada - Off Season

1ª refeição Omelete de 10 ovos 2 torradas Whey Protein Suplemento a base de Leucina

2ª refeição 340 g de carne 12 xícaras de arroz

3ª refeição Suplementação pré-treino NO2 - Óxido Nítrico MRP (substituto de refeição em pó)

4ª refeição Suplementação pós-treino Suplemento Pré-hormonal Volumizador celular Whey Protein

5ª refeição Dois peitos de frango de 170gr Massas (macarrão, pão, etc.)

6ª refeição Pizza, tacos ou o que quiser Whey Protein Suplemento a base de Leucinaa

Comentários