FIQUE POR DENTRO

Pintas podem ser um alerta do corpo

As pintas merecem atenção , pois elas podem indicar um tipo de câncer de pele, alerta especialista

Pintas podem ser um alerta do corpo Crédito: BANCO DE IMAGENS

As pintas podem surgir tanto por influência da genética quanto por exposição à luz ultravioleta. O tipo de pele é também um fator importante para o surgimento dos nevos (do latim, defeito), que são as pintas. “Os nevos melanocíticos, ou pintas, são tumores benignos que se originam da multiplicação e conglomeração dessas células. Elas estão presentes na pele desde o nascimento, mas nessa fase, sua presença é rara. Ao longo dos anos elas se multiplicam e se tornam visíveis”, exemplifica a oncologista, da Oncomed-BH, Dra. Carolina Rutkowski.

As pintas merecem atenção de todos, pois elas podem indicar um tipo de câncer de pele, inclusive as de nascença. “O câncer de pele pode, sim, se desenvolver em um nevo congênito. Esse risco varia entre 1 - 5 % ao longo da vida”, explica a oncologista.

Feridas que não cicatrizam, coceira, sensibilidade e mudanças na superfície da pinta também são alertas de risco que devem ser examinados juntamente com o médico. Também é possível realizar o autoexame do meio da regra do ABCD, divulgada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que ensina a identificar as alterações nas pintas de um jeito simples: Assimetria, Bordas irregulares, Cores não uniformes e aumento no Diâmetro das marcas.

Quem possui muitas pintas e manchas é aconselhável procurar um dermatologista frequentemente para verificá-las. “Quanto mais cedo identificado o problema, maiores as chances de cura. Por isso, é aconselhado fazer uma biópsia sempre que houver suspeita”, afirma a oncologista. As formas de proteção incluem o uso de protetor solar todos os dias do ano.

Comentários