NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Canoagem Slalom com Pepê Gonçalves

Pepê Gonçalves fez muito bonito durante sua passagem pelas Olimpíadas em casa e apresenta sua modalidade repleta de adrenalina

Nutrição e Esporte: Canoagem Slalom com Pepê Gonçalves Pepê Gonçalves
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Para quem curte os esportes na água, essa matéria é uma boa pedida. A canoagem já foi tema de nossas edições e ganhou ênfase quando trouxe na capa o campeão paraolímpico Fernando Fernandes. Desta vez vamos falar de uma das modalidades de dentro da canoagem, com outra figura de grande prestígio no meio esportivo. Trata-se da canoagem slalom, apresentada por Pedro Henrique Gonçalves da Silva, o Pepê Gonçalves, canoísta que teve seu nome em destaque nestas Olimpíadas em solo brasileiro.

Mas antes de contar a história deste campeão, é importante frisar que a canoagem slalom é praticada com caiaques e em águas rápidas, em percursos que variam de 250m e 400m de extensão, definidos por 18 a 25 balizas, também chamadas de portas, que o canoísta deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível. Por portas de cor verde, o atleta deve passar descendo o Rio, enquanto nas de cor vermelha, subindo. Nem precisa dizer que essa é uma modalidade que exige muito do atleta, não é mesmo?

Pepê Gonçalves nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Ipaussu. A paixão pelo esporte surgiu logo quando criança e aos 11 anos, Pepê deu seus primeiros passos no projeto Segundo Tempo/Projeto Navegar, do Ministério do Esporte. Logo que teve a oportunidade de experimentar um caiaque, saiu remando e logo de cara foi convocado para a escolinha de velocidade. Meses mais tarde conheceria o slalom, modalidade pela qual se apaixonou e permanece até hoje.

“Os principais ensinamentos dentro deste esporte eu recebi pelas sábias palavras do meu primeiro técnico de slalom, Claudinei de Almeida, da cidade de Piraju. Quando começamos, todos nós éramos iniciantes no slalom: nós, os atletas e o treinador. Faltava conhecimento técnico, mas sobravam vontade e princípios de vida nos treinamentos que ele nos passava. Não tínhamos dinheiro para equipamentos, pouco importava! Quando quebrávamos um remo, colocávamos cabo de vassoura dentro e a gente se virava. Éramos muito unidos, e com essa união fomos por três anos seguidos os melhores do Brasil, mesmo não tendo as condições de treinos e equipamentos que as outras escolinhas tinham. Ele nos mostrou como sermos pessoas de bem!”, conta.

Pepê começou a competir em alto nível em 2009, com a primeira convocação para o campeonato panamericano no Canadá, quando ficou em 13º lugar.  Aos poucos, o atleta foi participando de suas primeiras competições, amargando lugares não tão satisfatórios, até conseguir o tão sonhado primeiro lugar em um campeonato paulista, na cidade Cerquilho, interior de São Paulo.

Mas, sem dúvida um dos títulos de maior destaque foi o conquistado durante as Olimpíadas Rio 2016, quando ficou em 6º lugar geral na categoria. “Eu sabia que seria muito difícil, que o fato de estarmos em casa iria nos colocar em uma posição de estresse e pressão a toda hora. Porém, eu procurei apenas ser eu mesmo, sorridente e desfrutar cada remada desse sonho e desse momento que eu sempre quis viver. Deu certo fiz uma prova fantástica e conquistei a inédita 6ª colocação para meu amado Brasil em um esporte dominado por europeus”, narra o atleta.

Atualmente, Pepê conta com uma super equipe de treinadores, como o italiano Ettore Ivald. “Ele já participou de diversas Olimpíadas como treinador; mudou nossa ideia de canoagem slalom e o nosso sucesso de hoje é todo creditado a ele”, evidencia o atleta, lembrando dos colegas do esporte. Por outro lado, nos últimos anos, Pepê tem trabalhado de perto com o técnico espanhol Guillermo Diez Canedo, que esteve como atleta nos jogos de Pequim.

“Ele é a nossa visão mais de dentro da água, por ter encerrado a carreira há pouco tempo; um treinador acaba completando o outro. O resultado vem de um trabalho em conjunto, afinal já erramos e acertamos juntos e de certa forma nossos treinadores se tornaram família, como se fosse um pai ou irmão mais velho nos dando conselho, puxando as nossas orelhas, etc”, conta o atleta.

 

É HORA DE TREINAR!

Para remar e se manter firme dentro do caiaque, um atleta de canoagem slalom precisa ter força, principalmente nos membros superiores. Os treinamentos são focados na água, variando o tipo (técnico ou físico), além do tipo de preparação do atleta.

No caso de Pepê, na temporada que vai de janeiro a abril é feito um período de carga onde a intensidade é bem alta, com treinos na água e na academia. Na água, o atleta treina por duas horas por período. Os treinos complementares são compostos de corrida, academia, natação, entre outros. “Por as competições serem sempre em finais de semana, temos muitos sábados e domingos com simulações de competição”, diz.

Como Pepê é apaixonado por água, mesmo nos momentos de folga, é lá que procura relaxar. “Eu gosto muito de remar em rios com grande volume de água, fazendo outra modalidade como o creek, quando uso um barco de plástico. Consigo me divertir muito quando a pratico e ao mesmo tempo em treinamento para o slalom”. O atleta curte ainda fazer atividades como trilhas e surf, duas atividades que ele acredita ajudar muito no resultado final da canoagem.

A musculação é muito importante para os atletas da canoagem slalom. “Utilizamos muito do treinamento em circuito, e sem dúvidas esse período de treinos em academia nos dá uma base muito boa e essencial para estar bem o ano todo”, diz Pepê, que treina em torno de cinco horas por dia, com foco total na canoagem. Muitos desses treinos se estendem aos finais de semana, com as competições e para elas, os atletas fazem simulações. Os principais treinamentos acontecem em Foz do Iguaçu.

Quem assina o cardápio balanceado de Pepê é a nutricionista esportiva e funcional, Michelle Cecchin. Por ser um esporte de curta duração e alta intensidade, precisa ter uma boa explosão, força e uma excelente recuperação, pois na canoagem slalom existe pouco tempo entre uma descida e outra e em uma competição, o atleta precisa estar 100% recuperado para a próxima descida.

No dia-a-dia, Pepê consegue ser bem regrado e disciplinado. “Mesmo estando a maior parte do tempo longe, conseguimos manter um contato próximo que facilita sua adaptação de acordo com a cidade ou país que ele está para treinar ou competir. Dessa forma conseguimos ajustar nossos objetivos à sua rotina, o que vem dando muito certo”, conta a nutricionista.

Segundo Michelle, são justamente os resultados na performance dele (melhora na disposição para treino, melhora na força, melhora na recuperação e qualidade de sono) que geram essa motivação e manutenção do foco. Patrocinado pela empresa Dux Nutrition, o atleta consome um estimulante de energia para pré e intra-treino e um repositor de energia para pós-treino.

Além dos suplementos da marca patrocinadora, Pepê conta com uma suplementação de fórmulas personalizadas, que variam de acordo com a necessidade do momento. Elas podem conter carboidratos (de rápida, média e lenta absorção), beta-alanina, creatina, L-citrulina malato, arginina, cafeína, além de cuidados para a saúde que também vão trazer repostas na performance, como L-glutamina, probióticos e ômega 3.

“Os suplementos são de grande importância para o Pepê, pois, via alimentação não conseguimos suprir as necessidades dele, principalmente quando em viagens para competições! Eu organizo as fórmulas, mandamos fazer e ele já leva tudo pronto para o período que vai estar fora! Além de dar um suporte adequado, conseguimos estimular seu máximo potencial de força e explosão e ainda uma plena recuperação pós-treino”, conta Michelle Cecchin.

 

Suplementação do atleta

A lista de suplementos varia, principalmente, de acordo com a planilha de treinos, onde há uma variação na intensidade e frequência dos treinos.

Numa rotina de dois treinos ao dia, ele utiliza:

1 sachê pré-treino +

1 sachê pós-treino +

1 composição que varia para o treino mais forte do dia em relação ao treino mais leve

No prato:

Entre refeições sólidas e líquidas, ele faz uma média de 8 a 10 refeições ao dia

 

Pedro Henrique Gonçalves da Silva     

Data de nascimento: 12/04/1993       

Local de nascimento: Ipaussu – SP

Modalidade: Canoagem slalom  

Categoria: K1 Masculino

Peso: 69kg

Altura: 1,76m

Equipe: APEN – Associação Pirajuense de esportes náuticos

Patrocinadores: Dux Nutrition

 

Principais Títulos:

2016 – 6º colocado Jogos Olímpicos Rio

2015 – Vice-campeão Jogos pan americanos Toronto

2015 – Penta-campeão Brasileiro consecutivo

2015 – Bronze Mundial U23 Foz do Iguaçu

 

Redes Sociais:

Instagram: @pepehgoncalves

Twitter: @pepehgoncalves

Facebook: facebook.com/Pepe-Gonçalves-Canoe-slalom-athlete-284095218276190

Youtube: youtube.com/pepehgoncalves

 

Comentários