ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Alimentação Forte: a reprogramação do corpo para a boa forma natural

Muito mais que uma dieta: conheça o estilo de vida que regulariza o metabolismo e o sistema hormonal, deixando o corpo mais saudável e magro, sem passar vontade

Alimentação Forte: a reprogramação do corpo para a boa forma natural Crédito: BANCO DE IMAGENS

Estamos comendo errado e a maior prova disso é que os níveis de obesidade, diabetes e doenças em geral nunca estiveram tão altos. A boa notícia é que a busca por um estilo de vida saudável e alimentação baseados em evidências, e não em modinhas, vem ganhando espaço e é justamente para dar mais força e simplificar tudo isso que desenvolvi o conceito de Alimentação Forte. 

O termo Alimentação Forte (AF) é um estilo de vida alimentar flexível que reúne os melhores aspectos da alimentação Paleo e do Low Carb. Baseada em alimentos reais e nutritivos, a AF visa reprogramar o corpo para a boa forma natural, regularizando o metabolismo e o sistema hormonal e também buscando dar liberdade de poder focar primordialmente na qualidade dos alimentos, colocando quantidade em segundo plano. A Alimentação Forte é a base do meu programa de emagrecimento “Código Emagrecer De Vez”, criado para pessoas que buscam emagrecer de forma saudável e definitiva, sem dietas restritivas e sem passar fome. 

Nutricionalmente, esta é uma alimentação mais generosa em gorduras naturais, correta em proteínas de alto valor biológico e mais otimizada em carboidratos. Isso simplesmente porque estudos recentes mostram que esta é a melhor estratégia para emagrecimento e saúde a longo prazo e os resultados observados não deixam dúvidas. Essencialmente, levar uma Alimentação Forte significa priorizar alimentos reais e evitar o que chamamos de “substâncias comestíveis", que são aqueles alimentos refinados, processados e/ou modificados. 

Como alimentos reais, temos carnes de todos os tipos (de procedência), peixes, frutos do mar, folhas, legumes, sementes, castanhas, nozes, tubérculos, gorduras naturais como óleo de coco, azeite de oliva, manteiga, laticínios integrais (para quem tolera), entre outros.

Já entre as substâncias comestíveis a serem retiradas ou bastante limitadas, temos os farináceos no geral como todos derivados do trigo, integral ou não, massas, pães, açúcar, bebidas adoçadas, refrigerantes, doces no geral, óleos vegetais (canola, girassol, soja e similares), adoçantes artificiais, produtos diet, zero e light.  

Agora, é importante lembrar que, por ser justamente um estilo de vida alimentar e não uma dieta, precisa ser flexível, e é por isso que defendo o conceito de 90/10 ou 80/20. Como nós tendemos a ser o que fazemos na maior parte do tempo, você pode seguir a filosofia correta por 90% do tempo e se dar o direito de sair da linha durante os outros 10%, sem grandes prejuízos, ou seguir a filosofia no modelo 80/20.  

Agora, além desta filosofia alimentar ser aplicada nos momentos em que nos alimentamos, ela também cobre os momentos onde não nos alimentamos, sugerindo também a prática estratégica do jejum intermitente como estilo de vida.

Imagine que seu corpo é um trilho de trem bem construído e que tem seus trabalhadores em tempo integral tomando conta dele, para que ele sempre esteja em perfeito estado para dar vazão a todos os trens que passam por aí.  Agora, imagine que cada refeição que você faça seja um trem que passa neste trilho. Com isso em mente, sabemos que duas coisas seriam bastante prejudiciais à integridade destes trilhos: a passagem de trens muito pesados e a passagem frequente de trens. 

Um trem muito pesado é uma refeição que você come muito além do limite e isso só tende a ser possível se você, ao invés de alimentos reais, se alimentar de “substâncias comestíveis”, como carboidratos refinados e processados.  Por estes alimentos terem baixa densidade nutricional e serem rapidamente metabolizados pelo corpo, você precisa de maior volume para se saciar. 

O outro problema é a passagem frequente de trens, coisa que não irá permitir com que os trabalhadores possam ter seu tempo para reparar os trilhos e mantê-los em cheque. Isso acontece quando comemos, por exemplo, de 3 em 3 horas, prática esta sem nenhuma base científica, como evidenciado em uma revisão de 176 estudos sobre isso, publicada em 2009. 

Ao nos alimentarmos o tempo todo, não permitimos que o corpo se recicle, se refaça e se renove através dos mecanismos naturais mais antigos e importantes do nosso organismo, a autofagia, que por sinal foi foco de estudo do ganhador do prêmio Nobel de medicina neste ano, o japonês Yoshinori Ohsumi, também defensor do jejum. 

A autofagia acontece nos períodos em que não nos alimentamos e está associada à saúde aumentada, longevidade e imunidade. É somente com trens no peso ideal passando com uma frequência adequada que iremos manter os trilhos perfeitamente funcionais pela vida toda. 

Nós precisamos ficar saudáveis para emagrecer e não emagrecer para ficarmos saudáveis. Um emagrecimento permanente é uma consequência natural da prática correta da alimentação forte.

Além do emagrecimento, as pessoas reportam melhoras significativas na disposição durante o dia, energia, clareza mental, melhora na imunidade, melhora do intestino, diminuição de medidas e otimismo.

 

7 Passos para começar

Como sempre, somente faça alterações na sua alimentação e estilo de vida mediante aprovação de um profissional da saúde competente.

Eu adoro desafios e acho que esta é uma ótima forma de você se motivar a começar e não desistir do seu objetivo. Para isso, sugiro estipular um desafio de 30 dias para implementar uma Alimentação Forte e avaliar os resultados.  Siga os passos dessa sua nova experiência:

1) Elimine pães, massas e qualquer derivado do trigo, seja integral ou não. Isso terá um impacto positivo significante no seu bem-estar e boa forma.

2) Elimine o consumo de açúcar refinado e adoçantes artificiais. Use, com moderação, adoçantes naturais como mel e Stévia.

3) Restrinja ao máximo o consumo de “substâncias comestíveis”.

4) Elimine o consumo de óleos vegetais inflamatórios, como: soja, milho, girassol, canola e similares.

5) Constitua sua dieta alimentar de alimentos reais.

6) Foque na qualidade da sua alimentação e não na quantidade, não conte calorias ou porções e foque em comer até se saciar, se alimentando apenas quando tiver fome.

7) Depois de alguns dias, pode se aventurar com o jejum intermitente umas 2 ou 3 vezes na semana, por exemplo, jantando as 20h e somente comendo novamente no almoço do dia seguinte. (Café, chá e água, sem adoçantes, são liberados neste período de Jejum).

Opcional: Eliminar laticínios por 30 dias para avaliar os resultados.

Rodrigo Polesso 

Especialista em emagrecimento e em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Estados Unidos. Criador do programa online de emagrecimento Código Emagrecer de Vez e do podcast Tribo Forte

Comentários