FAÇA DIFERENTE

Faça diferente com Anderson Ferreira

O atleta Anderson Ferreira ensina um exercício com dois tipos de pegada e um resultado monstro

Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 10 - Nº46

O primeiro Faça Diferente do ano tinha que ser especial e ele chega de presente para quem já frequenta a academia e sabe que treino não é brincadeira de criança. Quem escolhe a saúde através da prática dos exercícios físicos, principalmente dentro da academia, sabe muito bem que a dedicação, a persistência e a disciplina devem andar juntas, afinal desistir é para os fracos e por aqui fraco não tem vez!

Basta ver as fotos. O personagem desta seção é o atleta Anderson Ferreira, um apaixonado por musculação desde sempre. Com aquele perfil do garoto que adorava os pesos para ganhar definição, Anderson tinha um estímulo a mais para treinar. Na adolescência, foi jogador de futebol e dos 18 aos 20, dedicou sua vida nos campos para times como o Londrina e o Atlético Paranaense juniores. A fase foi muito boa, mas a distância de casa e uma série de lesões, o afastaram de vez dos gramados.

Com o diagnóstico de uma séria lesão em um dos joelhos, Anderson precisaria operá-lo para continuar a jogar bola. Como optou por não operar, desistiu do futebol e tentou seguir uma vida fora dos holofotes. Em seguida, começou a trabalhar em uma empresa e paralelo ao trabalho, começou a treinar. Viu na sala da academia uma oportunidade de começar a vender suplementos alimentares para os ‘marombeiros’.

“Naquele momento, vender suplementos alimentares era a febre na minha cidade (Lins, no estado de São Paulo). Vi naquela oportunidade uma grande chance para crescer e foi isso que aconteceu”, conta. Da venda informal, Anderson montou uma loja e dela, comprou uma academia com estrutura pequena. O tempo passou, Anderson viu a necessidade de ampliar a academia e hoje ela atende mais de 380 alunos. “Vivo a rotina que sempre quis. Na academia, me sinto em casa e hoje em dia faço tudo com uma força ainda maior”, conta Anderson, que hoje já mudou seu status para atleta de fisiculturismo.

O dia a dia na academia, aliado aos bons resultados obtidos dentro da sala de musculação, estimulou o até então empresário, a iniciar um sonho até a subida aos palcos bodybuilding. “Só quem é atleta sabe do que estou falando. Amamos o que fazemos. Sofremos muito com toda essa trajetória, por se tratar de uma escolha de muita privação e investimento financeiro, mas cada subida no palco compensa tudo”.

E muitos são os inspiradores deste universo. Um dos maiores, Arnold Schwarzenegger é a estrela principal de um show que leva seu próprio nome e que terá realização no Brasil em breve. Anderson admira muito o grande astro, mas tem no atleta Daniel Montalvão seu grande mentor. “Conhecia e admirava o trabalho do Daniel e por isso, o convidei para dar uma palestra na minha academia. Aquele bate-papo não serviu só para os participantes, mas me ajudou a enxergar o fisiculturismo com paixão”, diz.

Em 2013, os treinos começaram a ficar mais focados e dois anos depois ele começou a competir. Era final de 2015 e o atleta decidiu se preparar sozinho. “Eu precisava ficar entre os seis melhores na competição Paulista Estreantes”, diz. A falta de conhecimento dos palcos e a preparação errada quase deram a ele uma frustração, mas mesmo assim ele conseguiu a sexta colocação entre 20 atletas e decidiu procurar Montalvão para ser seu treinador.

“Era muito inexperiente. Sabia quais exercícios fazer, mas a dieta era toda desregulada e pra quem está nesse meio, sabe que a alimentação é fundamental para a conquista de um bom shape”, frisa. Com o dia a dia de uma rotina mais responsável e disciplinada, Anderson foi entendendo a importância de comer bem, suplementar na hora certa e treinar com supervisão e aos poucos foi conquistando os resultados.

Quando esteve no Campeonato Paulista seguinte, ficou no top 3 e partiu para o Brasileiro e também foi top 3. No Sulamericano, ficou em sétimo. O atleta tentou outros campeonatos, como o Mato-grossense e lá conquistou o top 2. A última competição aconteceu na cidade de Jandira, com a segunda colocação. Todas as competições foram disputadas pela NABBA e inclusive ele está classificado para o mundial da federação, para 2017.

 

TREINO FOCADO

O foco agora é a preparação para o Mr. Universo que acontece em 2018. Para estar bem na competição, os preparativos já tiveram início em 2016. Durante 2017, o atleta pretende melhorar seu desempenho físico para conquistar uma boa colocação na grande prova. Uma de suas estratégias é viver um longo período com foco total em treino, alimentação e suplementação. Para isso, há meses não ‘perde a linha’ ficando em off.

“Agora é hora de conquistar o shape ideal, por isso o trabalho é constante”. Essa é uma das dicas que Anderson dá a quem sonha em ser atleta deste esporte, afinal, sem determinação e muita disciplina, é impossível ser vencedor.

“Na minha academia existem quase dez atletas em preparação. Lá somos um time. Quando tenho uma meta eu cumpro, não importam as dificuldades”, frisa. O corpo do atleta se destaca pelas pernas e bíceps.

“Minha vida como jogador de futebol era bem diferente. No fisiculturismo, tenho que trabalhar muito meu psicológico, comer com total disciplina e não fugir jamais da linha, porque uma ‘jacada’ pode ser determinante pro meu desempenho físico”. Anderson Ferreira está na categoria 80kg e tem dificuldade para perder peso, logo o negócio é mesmo segurar a boca!

Todo mundo que está neste meio, sabe muito bem que se adaptar a um cardápio restrito é uma das maiores dificuldades e essa também foi a de Anderson Ferreira. “Nunca fui tão restrito, pois a vida de jogador me permitia comer uma quantidade grande de carboidratos, que foi super reduzida quando me tornei bodybuilder. Depois dos seis meses iniciais, meu corpo começou a aceitar bem a dieta de hoje. Onde vou saio com minhas marmitas e não sinto vontade de extravasar mais. Meu foco é o resultado nos palcos”, conta.

Para fazer a produção deste Faça Diferente, o atleta teve que fazer uma dieta de mais de uma semana. “Fiz uma semana de dieta carbo limpo e proteína, mas faltando três dias, tirei o carbo e só fazia refeição com proteína”, diz. Nessa fase, Anderson comeu muitas claras, frango, carne do tipo patinho, filé de peixe e frango.

 

FAÇA DIFERENTE COM ANDERSON FERREIRA

Esse tríceps testa na polia é indicado para quem já está no nível intermediário ou avançado, pois requer uma rotina de treino mais pesada. Se o praticante vai fazê-lo pela primeira vez, o ideal é que conte com a ajuda de um treinador para conhecer cada passo e principalmente para se habituar com a carga.

Indicado para homens e mulheres, o exercício é praticado por Anderson Ferreira há meses, com resultado surpreendente. “Esse exercício é ideal para definição, pois pega exatamente três tipos de músculos encontrados no tríceps. Tive muito resultado e recomendo”, conta Anderson.

Executá-lo requer concentração, tanto nas puxadas, como na troca das pegadas: ambas fechadas, porém uma na frente e outra invertida. É necessário um banco reto e cotovelos mais fechados. Anderson acredita que o peso não seja o primordial. “O segredo desse exercício está no número de repetições. Eu faço até a falha, entre a 13ª e a 14ª”. Anderson faz esse exercício duas vezes na semana.

 

STEP BY STEP – TRÍCEPS TESTA NA POLIA

Cross over - Pegada frente

1) Antes de iniciar o exercício, trave o banco no cross over e teste a carga escolhida, lembrando que o importante são as séries e não a carga.

2) O exercício consiste na puxada da polia. O praticante pode iniciar pela pegada na barra pela frente, até a fadiga muscular. De um movimento para o outro é importante não passar de um minuto.

 

Cross over - Pegada invertida

1) Nessa pegada, o movimento é o mesmo: de extensão de cotovelo, porém a pegada na polia é invertida. O exercício requer muita concentração.

2) Como exercício é recomendado para praticantes experientes, a pegada invertida também pode ser feita até a falha do movimento.

 

CARDÁPIO PRÉ-CONTEST

Esta é a dieta do atleta Anderson Ferreira durante sua preparação para as muitas competições das quais participa ao longo do ano. O foco agora é o Mr. Universo, em 2018!

1ª refeição

5 ovos inteiros e 5 claras

2ª refeição

150g de batata doce

200g de frango grelhado

3ª refeição

200g de mandioca

200g de carne tipo patinho

4ª refeição

150g de peixe

150g de arroz integral

5ª refeição

200g de frango e salada à vontade

6ª refeição

8 claras de ovos

Suplementação

Intra-treino: 10g de BCAA em pó + 250g de termogênico de cafeína

Pós-treino: 60g de whey protein + 10g de glutamina + 10g de BCAA

 

TREINO BODYBUILDER

Durante o pré-contest, o atleta Anderson Ferreira, que treina sempre de manhã, gosta de treinar um músculo por dia, com foco total na concentração de cada exercício. Além da musculação, o cardio é importante e Anderson faz corrida na esteira. A preparação do atleta é assinada pelo também atleta e treinador Daniel Montalvão. Muitos dos grupos musculares, treinados pelo atleta são divididos em 4X12 e outros tantos até a falha. A seguir, a relação completa:

BÍCEPS / TRÍCEPS

Rosca alternada

Rosca martelo alternada

Scott

Rosca concentrada

Pulley corda

Francês unilateral alternado

OMBROS

Elevação lateral e frontal (intervalado)

Elevação lateral na polia

Elevação frontal invertida

Elevação frontal na polia invertida

Elevação posterior com halteres

Remada alta na máquina

COSTAS

Remada baixa

Puxador costas na polia

Puxador costas frente

Remada unilateral com halter

PEITO

Supino reto

Supino inclinado

Crucifixo inclinado

Cross over

Pullover

PERNAS

Agachamento livre

Sumô

Leg

Cadeira extensora

Anderson Tancredo José Ferreira

Data nascimento: 04/01/1986

Altura: 1,75 cm

Braços: 48cm

Peso em off: 90kg

Peso em pré-contest: 80kg

Patrocinador: Bodybuilders, Loja e Academia Boa Forma

Redes sociais:

Instagram: @andersonboaforma

 

Principais títulos:

Top 3 Paulista Men's performance

Top 3 Brasileiro Men's performance

7º Sulamericano

Top 2 open Pantanal

Top 3 Class open Pantanal

Top 3 Paulista Men's performance

Top 4 Class

 

 

 

 

 

Comentários