PET

Pet: Cuide do seu bichinho no verão

Com o calor devemos repor os eletrólitos perdidos por seu bichinho

Pet: Cuide do seu bichinho no verão Vale a pena um cuidado especial no verão
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Vimos na matéria anterior a importância da dieta balanceada e reforçamos a importância da vitamina D no organismo dos animais. Com a chegada do verão temos outros assuntos importantes para comentar sobre o dia a dia dos nossos amigos.

Os bichinhos também sentem muito calor, aliás eles tentam perder o calor de três formas principais: através da ingestão de mais líquidos, em especial a água; através da respiração, por isso ficam muito mais tempo com a boca aberta nesta época do ano e procurando um piso mais fresco, na sombra e com vento, onde muitas vezes ficam na frente do ventilador e/ou do ar condicionado.

Contudo, esse controle térmico através de ingestão de mais água pode ter uma consequência, a perda excessiva de eletrólitos. Pois é, com o aumento da diurese (produção de urina), mais eletrólitos vão embora junto na urina. Sendo assim não devemos somente oferecer água para os cães nessa época do ano.

Um líquido rico em eletrólitos que suplementa muito bem essa possível carência é a água de coco, que também é um líquido muito saboroso e leva ao equilíbrio do corpo dos pets.

Muitos donos de animais, além de oferecer a água de coco geladinha, fazem cubos de gelo com ela para servir de brincadeira, repor eletrólitos e ao mesmo tempo refrescar o animalzinho deste calor tropical.

Com relação aos gatos, que possuem um paladar mais seletivo, temos mais dificuldades. Dessa forma, a indicação para o uso da água de coco é oferecer em pequenas porções várias vezes ao dia. Isso porque um dos modos de incentivar o gato a tomar mais líquidos é a troca periódica do líquido a ser ingerido por um mais “fresco”. Outro modo que pode ser adotado são uns recipientes de água corrente como se fossem torneiras que existem no setor de felinos de pet shops maiores. Contudo a água de coco pode estragar se ficar muito tempo lá. Sendo assim a troca e o desperdício tornam-se maiores.

De qualquer forma, sendo caninos, felinos, aves, répteis entre outras mais variadas espécies de animais, temos que ter em mente que eles sentem calor, sede, desidratam, perdem ou acumulam eletrólitos nas mais variadas situações. Sendo assim, sempre procure um profissional especializado na espécie de animal que você tem.

Minha experiência se restringe apenas aos caninos e felinos e por eles lhes digo: vale a pena um cuidado especial no verão. Nunca os deixe dentro do carro, nem por um minuto. Inúmeros animais chegam a hospitais veterinários com sinais de desidratação e insolação, podendo chegar ao óbito. Os animais mais velhos são os que são mais sensíveis e que precisam repor os eletrólitos com mais frequência, já que seus rins já não funcionam como antes. Portanto, tenha mais atenção às suas necessidades e consulte um profissional competente e experiente.

A alimentação é importante, mas a hidratação também é. Tudo gira em torno do equilíbrio. Pense nisso ao levar seu animalzinho ao calor da praia nas férias por exemplo.

Na próxima edição falaremos de suplementações importantes para o outono/inverno. A mudança de alimentação nessa época pode-se tornar necessária. Até lá!

 

Dr. Leandro Blasques

Médico Veterinário – CRMV – SP 14426

Graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo em 2001. Experiência em clínica geral e nutrição clínica de cães e gatos. Autor de livros e consultor em nutrição de cães e gatos

 

Comentários