FAÇA DIFERENTE

Faça Diferente com Michele Belafera

A atleta Michele Belafera ensina um tri-set campeão para foco no desenvolvimento das costas

REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 9 - EDIÇÃO 45
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 9 - EDIÇÃO 45

Quando alguém inicia uma carreira artística existe sempre a preocupação pela escolha de um nome que chame a atenção. Com Michele da Silva não foi diferente. Ela sempre amou praticar musculação, mas começou a sentir que a simples prática esportiva de antes, foi ficando cada dia mais séria. Já são mais de dois anos e meio como fisiculturista e neste meio ela é conhecida como Michele Belafera.

A junção de dois adjetivos diz muito sobre ela, afinal ela tem beleza e também muita voracidade para treinar e buscar seus resultados. Michele sempre se interessou por modalidades esportivas e competições da área. O interesse fez com que ela fizesse o curso de Educação Física. Hoje graduada, ela é professora em uma escola para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

O despertar para as competições bodybuilding surgiu pelos elogios que recebia de algumas pessoas, referente ao físico conquistado nas salas de musculação. Michele Belafera teve na atleta Cláudia Gentil sua inspiração para iniciar a carreira. “Em janeiro de 2014 iniciei a fase de preparação, junto com o meu namorado e treinador Erick, para disputar o meu primeiro campeonato, IV Campeonato Paulista de Estreantes IFBB. Desde então não parei mais. Ao todo foram nove competições até o momento e em todas elas, tive a honra de subir no pódio”, conta a atleta.

Ao estrear neste caminho de competições, Michele enfrentou um desafio ainda maior, antes de subir nos palcos do Estreantes em 2014, a mãe sofreu um atropelamento e até hoje sofre com algumas sequelas desse acidente. “Essa tragédia fez com que eu me tornasse uma pessoa mais forte e cada vez que eu sinto que estou a fraquejar, lembro que minha mãe é a minha maior motivação para continuar a viver e a nunca desistir de nada que eu deseje realizar”, conta Michele.

A atleta ainda salienta: “Nós atletas enfrentamos muitas dificuldades, entre elas a desvalorização do esporte no nosso país, pois nenhum atleta consegue se profissionalizar aqui no Brasil, somente disputando campeonatos internacionais e temos também a falta de apoio financeiro, pois gastamos muito para se manter como atleta. Manter a cabeça firme em um propósito de muito trabalho é fundamental”.

        

O SONHO CHAMADO ARNOLD

No currículo de Michele Belafera, o destaque vai para os títulos conquistados em diferentes edições do Arnold Classic. “Inicialmente sem saber o que aconteceria, a responsabilidade foi se tornando maior a cada porta que se abria à minha frente, um misto de aventura e dedicação”, conta.

A primeira participação de Michele aconteceu em 2015 no Arnold Classic Ohio. “Na minha primeira participação eu garanti o terceiro lugar na minha categoria, uma vitória enorme, em menos de um ano, a terceira colocada de uma categoria cheia de boas atletas”, relata. E assim mais uma porta se abriu para que ela continuasse trilhando seu caminho no mundo do fisiculturismo.

A segunda participação aconteceu no mesmo ano, no Arnold Classic Brasil, onde mais uma vez a Belafera conseguiu se classificar entre as três melhores atletas. “Daquela vez, ‘em casa’, com a presença de pessoas que me motivaram a estar no esporte, a oportunidade de ter pessoas torcendo por mim de perto, estava muito confiante, feliz com o shape que apresentava, como em todas as outras competições, coloquei o meu melhor no palco, no final de tudo consegui comemorar com os meus colegas de equipe. Essas boas classificações me motivaram cada vez mais, porque percebi que estava no caminho certo e que estava cada vez mais perto a chance de ser campeã”, lembra.

A terceira participação aconteceu em Madri, no Arnold Classic Europe e o sufoco foi ainda maior. “Horas antes de embarcar, recebi a ligação do agente de viagem informando que minha passagem não estava disponível e teria que esperar um dia a mais para embarcar, coisa que não era possível por conta de prazos de inscrição. O tempo foi passando, o estresse aumentando,

Por ter a classificação entre as três melhores em Ohio 2015, automaticamente Michele estava classificada para participar do Arnold Classic Ohio 2016. “Foram quatro meses de preparação, com foco na melhora dos pontos necessários no físico para a competição. Foram todos os dias em todos os momentos focados nos treinos, na dieta, na rotina, no controle da situação, existia uma vontade maior que o normal, um desejo maior que o normal, uma garra mais forte para essa competição, era 110% ou nada”, lembra a atleta.

O grande dia chegou e Michele levou a melhor novamente. “Fui campeã na minha categoria (até 1,63cm). Ali eu já tinha em minha mente uma realização enorme: fui campeã do Arnold Classic, com a oportunidade de ser campeã Overall. Meu namorado conta que assim que sai do palco para aguardar essa disputa, o sorriso não fechava.Fui, entreguei os 110% que tanto pratiquei e entre mais de 70 atletas fui consagrada atleta campeã Overall Arnold Classic Ohio 2016, garantindo o Pró Card. Felicidade estampada no rosto, memória para a vida, história para contar”, conta.

A mais recente competição de Michele Belafera aconteceu no Border States, na tentativa para a garantia de uma vaga para o Mr. Olympia 2017. “Essa foi a minha primeira competição profissional. Escolhi essa prova pelo tempo hábil para evoluir. Foram 3kg a mais de músculo e um corpo harmonioso, melhorei em alguns pontos fracos e acentuei pontos fortes, por dar uma boa distância  da próxima competição  já  determinada,  o Arnold Classic Ohio, em março de 2017.  Não fiquei no top 5, entretanto as cinco primeiras colocadas são atletas Mr.Olympia. Particularmente estou feliz  com o corpo apresentado,  com a experiência  de estar entre  as profissionais”, revela.

 

FAÇA DIFERENTE COM MICHELE DA SILVA

O tri-set para estímulo misto consiste na realização de três exercícios para o mesmo músculo ou grupamento muscular em sequência, variando a velocidade de execução sem intervalo entre eles, atingindo todos os tipos de fibra muscular e função das mesmas. Este exercício é feito por Michele Belafera e conduzido pelo treinador e namorado da atleta, o profissional de Educação Física Erick.

Este tri-set é recomendado para praticantes de musculação buscando hipertrofia muscular. “Esse exercício é seguro caso se mantenha uma boa contração abdominal, musculatura de glúteo nos exercícios prezando pela boa execução sem perder a técnica de movimento”, explica o treinador. Os exercícios são feitos no Gravitron e com uma barra + anilhas.

“Pode ser feito em qualquer treino de costas, nessas características em uma fase de pré-contest é indicado pela utilização de varias vias energéticas e consumindo muitas calorias. Pode ser alterado para um único estimulo”, explica Erick. Segundo ele, o que pode variar para cargas mais altas em todos os exercícios ou cargas mais moderadas. As alterações na sobrecarga determinam o número de repetições.

 

Michele Belafera

 

Data de nascimento: 11/11/1986

Local: São Paulo/SP

Altura: 1,61cm

Braços: 34cm

Peso em off season: 65Kg

Peso em pré-contest: 55Kg

Patrocinador: Newmillen Suplementos e Unicpharma

Redes sociais:

Instagram: @michelebelafera

 

Principais títulos:

2016 – Campeã Overall Arnold Classic Ohio IFBB

2015 – TOP 3 Arnold Classic Ohio IFBB e Arnold Classic Brasil IFBB 2015 – TOP 2 Arnold Classic Brasil IFBB  

2014 – Campeã Estreantes Paulista IFBB

2014 – Campeã Overall Paulista IFBB

2014 – TOP 3 Campeonato Brasileiro IFBB

2014 – Vice-campeã Sulamericana - Colômbia/Bogotá IFBB

2014 – Campeã Overall Sul Brasileiro IFBB

 

CARDÁPIO DA CAMPEÃ

Michele mantém um cardápio bem equilibrado, em um total de sete refeições diárias

 

Refeição 1

4 claras de ovo + 1 gema

20g de whey protein isolada

 

Refeição 2

100g de filé de frango

 

Refeição 3

150g de proteína (frango, carne ou peixe)

80g de carboidratos (arroz integral, macarrão integral, batata doce ou mandioquinha)

100g de brócolis

 

Refeição 4

8 claras de ovos + 1 gema

 

Refeição 5

20g de whey protein isolada

15g de whey micelar

 

Refeição 6

150g de proteína (frango, carne ou peixe)

100g de brócolis

 

Refeição 7

15g de whey micelar

 

Pré-treino:

20g de whey protein isolada

15g de whey micelar

210mg a 420mg de termogênico

 

Intra-treino:

30g de composto de BCAAs

 

Pós-treino:

15g de whey micelar

 

TREINO DA BELAFERA

Quando está em período off season, Michele divide os treinos por estímulo principal, com mais cargas e número de repetições mais baixos, de três a quatro semanas, valorizando momentos na velocidade de execução e métodos de treino para aumentar a intensidade e o mesmo período com cargas menores e número de repetições maiores, valorizando momentos na velocidade de execução e métodos de treino para aumentar a intensidade.

Michel Belafera busca sempre a falha muscular concêntrica dentro de uma margem de repetições. Os treinos são realizados, independente dos dias da semana, sempre respeitando três dias de descanso para realizar novamente. Ela pratica os aeróbicos conforme a disponibilidade de tempo, o HIIT por dez minutos e o contínuo por 40 minutos. Ao todo, cada treino varia em média de uma hora e meia a duas horas.

 

Costas

Remada baixa fechada 4x6 a 8 + pausa descanso 15 segundos + 4 segundos negativa

Remada cavalinho fechada 4x6 a 8 + pausa descanso 15 segundos + 4 segundos negativa

Gravitron fechado 3x6 a 8+ 4 segundos negativa

Crucifixo inverso curvado 2x10 a 12 repetições + 2 segundos negativa + rosca simultânea 2x20 repetições

 

Ombros

Elevação lateral 4x6 a 8 + pausa descanso + 15 segundos + 4 segundos negativa

Desenvolvimento aberto Smith 4x6 a 8 + pausa descanso + 15 segundos a   4 segundos negativa

Elevação lateral 2 x 12 a 15 repetições

Desenvolvimento aberto Smith 2x12 a 15 repetições

 

Coxas/Glúteos

Extensora 5x20 repetições

Adutora 4x20 repetições

Abdutora 4x 6 a 8 repetições + 4 segundos  negativa

Elevação de quadril Banco 4x12 a 15 + 2 segundos negativa

Good Mornig 4x10 a 12 repetições + 4 segundos negativa

 

Peito/Abdômen

Crucifixo declinado 3x12 a 15

Tríceps pulley 3x12 a 15

Flexão de braço 3x limite

Supra canivete 3x10 a 12 com carga

Infra prancha declinada 3x12 a 15

Prancha isometria 3x limite

Lombar hiperextensão 4x 10 a 12

 

Panturrilha

Sentado máquina 4x10+10+10 (Drop Set)

Em pé máquina 4x15 a 20 repetições

 

Aeróbios

HIIT Esteira – 10 tiros de 30 segundos por 30 segundos  recuperação

HIIT Bike – 10 tiros de 30 segundos em pé com carga por 30 segundos sentado recuperação

Escada ou elíptico 30 a 40 minutos velocidade constante

 

STEP BY STEP – Tri-set de estímulo misto

I – Gravitron Fechado

  • O início do exercício acontece com a colocação dos pesos e encaixe no aparelho. Lembrando que a pegada deve ser fechada.
  • O movimento tem início embaixo e com a pegada, o corpo sobe no mínimo na altura das orelhas. Na descida, os braços se estendem totalmente.

II – Remada aberta

  • Para este exercício, acontece a semi flexão dos joelhos e o corpo se mantém a 90º, sem movimentação do tronco.
  • O exercício consiste no movimento de subida e descida da barra, com concentração na respiração.

III – Gravitron aberto

  • O início do exercício acontece com a colocação dos pesos e encaixe no aparelho. Lembrando que a pegada agora deve ser aberta.
  • O movimento tem início embaixo e com a pegada, o corpo sobe no mínimo na altura das orelhas. Na descida, os braços se estendem totalmente.

 

CONSELHO DE BODYBUILDER:

“Um conselho que eu daria é que não desistam de seus sonhos e objetivos, façam o melhor, sejam persistentes. A felicidade de subir nos palcos é única! O momento é único não tem preço e todo sacrifício é valido para a realização de um sonho!”

 

Comentários