ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Barras proteicas: as aliadas para uma alimentação saudável

Professor de Educação Física Gustavo Barquilha fala sobre uma alimentação saudável com as barrinhas proteicas no dia-a-dia.

Barras proteicas: as aliadas para uma alimentação saudável Crédito: BANCO DE IMAGEM


 

Toda dieta saudável deve ter uma quantidade sufi ciente de proteínas. Para esportistas , porém, a ingestão proteicarecomendada é maior do que para indivíduos sedentários. Essas proteínas podem ser provenientes da alimentação e também da suplementação.Por sua praticidade de ingestão, o uso de suplementos vem crescendo dia a dia e um dos mais consumidos atualmente é a barra de proteínas.As barras proteicas, geralmente, são compostas por uma proporção maior de proteínas, mas contém também carboidratos, gorduras, fi bras, vitaminase minerais. A proteína animal é a mais indicada para esse tipo de produto, embora algumas barras tragam também outras fontes proteicas. Entreelas, a whey protein se destaca como uma das melhores para os esportistas.

Com relação aos carboidratos, os mais indicados são aqueles com baixo índice glicêmico, pois liberam menos insulina e, consequentemente, reduzem oacúmulo de gordura. As fi bras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino, aumento da saciedade e redução do colesterol, além de favorecerema diminuição do peso corporal. Ou seja, trazem uma série de benefícios à saúde que se refl ete em ganhos estéticos.

Quanto às gorduras, os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) são amplamente utilizados por praticantes de esportes. O objetivo da suplementaçãode TCM é aumentar a utilização dos ácidos graxos livres como fonte de energia, poupando assim os estoques corporais de glicogênio.Eles possuem velocidade de oxidação similar a dos carboidratos, mas, por serem lipídios, fornecem uma quantidade de energia maiorquando oxidados, sendo interessante especialmente após a prática de exercícios. É fato conhecido que atletas, especialmente aqueles envolvidosem treinamentos intensos, podem produzir radicais livres em excesso, além de apresentarem um sistema imunológico defi ciente. Porisso, outros nutrientes que vemos com frequência nas barras de proteínas são as vitaminas e minerais, graças à sua ação antioxidante e papelna melhora do sistema imunológico. O equilíbrio entre todos esses ingredientes é responsável pela qualidade de uma barra proteica. Éimportante também saber identificar o tipo de adoçante utilizado na barra. Um dos mais comuns atualmente é a sucralose, um derivadode açúcar, tão doce quanto, massem nenhuma caloria. Outros fatores também infl uenciam na escolha de uma barra, como tamanho e quantidade de nutrientes.Barras maiores geralmente possuem maior quantidade de proteínas, carboidratos e fi bras que barras menores, trazendo geralmente maissaciedade e se aproximando mais de uma refeição. As barras proteicas são bastante versáteis e podem ser consumidas em qualquer momento dodia, de acordo com a necessidade do indivíduo.

Existem muitas opções no mercado, escolha a de sua preferência sempre atento à tabela nutricional e ingredientes e bom apetite!

Comentários