SUPERAÇÃO

Superação: Gabrielle Monteiro Pereira

Gabrielle Monteiro Pereira viu sua vida mudar depois do diagnóstico de câncer do colo de útero e a descoberta de um ideal, através dos treinos da academia

Superação: Gabrielle Monteiro Pereira Nascida no Rio de Janeiro, Gabrielle vive recentemente em Porto Alegre
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

“Sou carioca e desde o fi m de 2015 vivo na capital gaúcha, Porto Alegre. Atuo profi ssionalmente como Life Coach, no entanto minha formação inicial foi em Tecnologia da Informação. Essa transformação de carreira teve como primeira infl uência o que foi a minha maior superação de vida. Aos 25 anos, descobri um câncer em estágio bem avançado no colo do útero. Já era mãe de um menino e tão logo descobri a gravidade da doença, veio a descoberta de uma gravidez que ultrapassava a décima sexta semana.

Fortes hemorragias e a necessidade de uma cirurgia de emergência fizeram com que a gravidez fosse interrompida. Em um ano, foram necessárias três cirurgias, muitos medicamentos e uma grande perda de fé na vida. Eu apenas sobrevivia, sem a menor auto estima, sem a mínima vaidade. Mas, sempre tive uma incentivadora e motivadora fantástica: minha mãe. Sua voz é suave e tranquila, e se tornou forte e imponente ao me motivar e encorajar.

Eu renasci e retomei minha vida profissional. A doença se foi e o que restou foram 15kg a mais. Mas, eu sabia quenão havia sido apenas pela doença. Eu tinha um grande sabotador dentro de casa: a falta de amor próprio e a ignorância em achar que o outro era responsável pela minha felicidade. Ambos fi zeram com que eu deixassemeu antigo parceiro conduzir o barco. Mesmo querendo e tendo de levar uma vida mais saudável, acreditava que o certo era acompanhar suas ‘farras’ alimentares e alcoólicas. Graças a Deus o relacionamento doentio se foi e eu precisei reaprender muitas coisas. Tentava me enganar achando que fazendo massagens modeladoras oucaminhadas esporádicas iriam me fazer emagrecer. A verdade é que eu não queria de verdade emagrecer.

Mas antes disso tudo, havia algo mais importante: eu precisava reaprender a me amar. Ao buscar um profissional para me ajudar a praticar uma atividade física que realmente funcionasse, foi que esse aprendizado chegou. Por indicação de amigos, conheci o gaúcho Dênio Steffen, um preparador físico e Wellness Coach, que tinha um projeto de treinamento físico nas praias de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Por obra do destino, nos encontramos socialmente e iniciamos um relacionamento amoroso. Com ele aprendi que podia sim levar uma vida acadêmica e profissional séria e ainda assim ser vaidosa e cuidar da minha saúde como realmente devia.

Dia a dia, o Dênio foi me ensinando, desde a composição de cada alimento até a mecânica de cada exercício físico. Preparava as refeições que eu precisaria para um dia inteiro fora de casa e me esperava para os treinos de musculação, que aconteciam depois das 21h durante a semana. Utilizei de muita determinação e foco para conseguir cumprir meu plano alimentar e treinos, que precisavam ser ajustados à minha rotina diária de trabalho e trânsito caótico no Rio de Janeiro. Usei de muita dedicação, persistência e técnicas de não desistência para ter uma melhor qualidade de vida. Mas, precisei ser ainda mais determinada ao ouvir de pessoas próximas que eu jamais teria um corpo igual ao das mulheres do Instagram. Ouvi que aos 33 anos, eu estava velha. Confiei em mim, confiei no Dênio e confiei acima de tudo que era possível. Aprendi a dominar minha mente e confiei nas inúmeras explicações de combinações alimentares, horários e porções. Confiei na musculação, me dediquei, estudei, aprendi e mudei minha vida. Ainda bem que viver é aprender a cada dia. Hoje aprendi que sou feliz em motivar e incentivar pessoas a buscarem seus objetivos, por isso resolvi concluir uma certificação internacional como Life Coach. Não cheguei ainda onde quero, mas hoje estou bem mais perto que ontem!”

DESCOBERTA DA VIDA

Gabrielle Monteiro Pereira é uma pessoa digna de aplausos, afinal tirou de letra aquele que poderia ser o motivo de uma entrega de vida. O diagnóstico de câncer, seja lá de qual espécie for, sem dúvida abala qualquer paciente e com Gabrielle não foi diferente, mas se entregar, nunca esteve em seus planos e com resultadospositivos do tratamento, ela optou por guinar seu futuro na vida. “Após ter me curado de um câncer no útero, comecei a ver meu corpo com mais cuidado. Era asmática e achava ser ativa. Até conhecer meu marido e ser apresentada a um mundo até então bem distante para mim. Consegui finalmente me olhar no espelho com orgulho, não só pelo resultado estético, mas com o olhar de quem vence as críticas e o derrotismo”, conta.

A superação de um problema tão complicado como este veio exatamente com foco e objetivo em um só ideal: viver. “Do dia em que resolvi mudar até hoje se passaram dois anos. Mas no primeiro mês de rotina saudável eu já pude perceber que todo aquele bem- -estar deveria ser para sempre”, conta. E a preparação teve muita disciplina. “Com muito planejamento, tanto no quesito alimentação quanto nos treinos de musculação diários, me recuperei e estou saudável. Hoje essa rotina ativa é tão normal e necessária como escovaros dentes, esse hábito me faz extremamente feliz”, revela a guerreira.

Nascida no Rio de Janeiro, Gabrielle vive recentemente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul ao lado do marido Dênio Steffen, que é preparador físico e Wellness Coach. Ela é formada em Análise de Sistemas, possui MBA em Gestão de Competências Pessoais pelo IBMEC e MBA em Engenharia e Inovação pela USP, sendo especialista em Mídias Digitais. Ela e o marido mantêm o blog Corpo Fit Tips, além das redes sociais. Na Internet, eles falam sobre motivação, alimentação, bem-estar, treino, saúde, suplementação e receitas, com auxílio de outros profissionais da saúde. No Instagram, marido e mulher têm 11 mil seguidores, que acompanham diariamente as dicas através de fotos e vídeos bem interessantes.

Atualmente, ela se considera uma pessoa ‘transformada’. “A rotina saudável me fez mudar de corpo e de carreira. Acabo de concluir minha certifi cação internacional como Life Coach e minha missão é ajudar pessoas a encontrarem equilíbrio e bem-estar em suas vidas como um todo”, detalha. E para manter esse shape todo em ordem, Gabrielle consome multivitamínico ao acordar, BCAA antes do treino, whey protein e glutamina no pós-treino e glutamina + colágeno hidrolizado antes de dormir. “Esse mix é essencial. Seria muito difícil realizar a ingestão de todos os nutrientes que meu corpo e musculatura necessitam apenas com alimentação”, conta. O cardápio equilibrado ainda é repleto de nutrientes, em sete refeições diárias. “Procuro seguir uma alimentação em sua maior parte proteica, gorduras boas, quase sem industrializados, sem açúcar e sem álcool. Sigo um cardápio saudável e limpo, e vivo me policiando para beber ao menos três litros de água por dia”, conta. Até os 33 anos, Gabrielle viveu em uma verdadeira guerra com a balança, chegando a atingir 33% de gordura corporal.

A dieta dela era rica em carboidratos e açúcares. Hoje ela aprendeu sobre a composição dos alimentos e que deveria seguir uma alimentação mais rica em proteínas, zerar açúcar e zerar álcool, assim como respeitar horários e porções. Hoje ela consome, em média por dia, 1700 calorias e eventualmente permite uma refeição livre, mas por questões digestivas evita. “O esporte me ensinou o poder do hábito e do foco. Me ensinou a ter disciplina, respeitar meu corpo e ao mesmo tempo aprendi a desafi á-lo. A musculação me ajudou a trocar os 33% de gordura corporal por massa magra e para isso preciso manter o foco na hipertrofi a”, conta. Gabrielle treina musculação, geralmente durante seis dias por semana, não mais que uma hora por dia e no sétimo dia faz apenas umacorrida leve de aproximadamente 40 minutos. “Sou muito agitada e a atividade física me ajuda a relaxar”, revela.

A história da Gabrielle certamente vai te emocionar e dar aquele combustível que você tanto precisa para também dar uma guinada em sua vida! Essa é a nossa torcida!

Comentários