MODA +

Moda +: Além da moda

Para o treino ou para o esporte, as meias não dão apenas charme à prática esportiva, elas também garantem saúde

Moda +: Além da moda Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Tão importante quanto escolher o tênis correto para determinada prática esportiva, é saber escolher as meias. Elas passaram a ser vistas nos campos de futebol, nas quadras de basquete, em triatletas, ciclistas e até em ambiente ainda não notados. Existem ainda meias especiais para apreciadores de esportes de aventura, para quem curte uma caminhada, ou seja, elas são presença garantida quando o assunto é movimentar o corpo.       

Naty Graciano usa suas meias para praticar o Crossfit. “Há dois anos sou apaixonada pelo Crossfit por ser uma modalidade intensa, que exige bastante do praticante. As meias próprias para essa prática vão muito além do estilo, já que são necessárias para a proteção das canelas, para exercícios como subida na corda, salto na caixa, entre outros movimentos”, diz. A repórter de televisão gosta de usar looks coloridos e não se preocupa nas combinações e sim na segurança que as meias conferem ao treino.

Os modelos de meias oferecidos pelo mercado são variados e os ideais são os que possuem um elástico para não comprimir muito, que possuam um bom sistema de transporte de suor, além de conforto, claro! A maioria encontrada é o modelo três quartos, nos tamanhos P, M, G e GG, disponíveis nos comprimentos curto, normal e longo. As meias de compressão podem ser encontradas em lojas de produtos esportivos, com valores que variam de R$39 a R$190.

Mesmo variando de marca para marca, as meias de uso esportivo têm sua compressão garantida de quatro a seis meses, e devem apresentar, no mínimo, 18% de elastano. Quando o nível é superior a 22%, a circulação sanguínea pode ser dificultada e consequentemente o praticante prejudicado. Elas foram desenvolvidas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas, após treinos, diminuindo o risco de lesões.          "As meias de compressão só funcionam após o esforço físico, ou seja, no pós-treino. Elas retardam a Dor Muscular Tardia (DMT) e são excelentes, pois a compressão deixa a fibra muscular mais unida, favorecendo o retorno venoso, a oxigenação e tornando a recuperação mais rápida”, explica o especialista em ortopedia e lesões esportivas, David Homsi.

 

FUNÇÕES DA COMPRESSÃO

Segundo a fabricante Doox, as meias de compressão apresentam algumas funções:

- Elas melhoram e ativam o fluxo sanguíneo principalmente na área da panturrilha, que segundo a medicina, tem papel fundamental no retorno do sangue venoso.

- Melhor ativação do fluxo sanguíneo e os músculos são melhor irrigados e desta forma comprimem melhor as áreas com articulações.

- Proporcionam um suporte mais correto dos músculos da panturrilha, tendões e ligamentos.

- Por conta também deste fluxo sanguíneo diferenciado, existe uma maior oxigenação e diminuição do ácido lático (responsável pelas dores musculares)

- É comprovado que as meias de compressão reduzem o inchaço e melhoram em 40% o tempo de recuperação pós-corrida.

Comentários