ESPORTES & EXERCÍCIOS

Os jogos são nossos!

Saiba tudo o que aconteceu nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Os jogos são nossos! Crédito: DIVULGAÇÃO

O ano de 2016 certamente ficará marcado na memória do mundo todo através do esporte. O Brasil foi o país escolhido para sediar a maior competição esportiva do mundo. Os Jogos Olímpicos aconteceram no Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto e o saldo foi positivo, afinal o país foi o cenário de verdadeiros shows, em diferentes modalidades do esporte.

Ao todo, a Cidade Maravilhosa recebeu 10,5 mil atletas de 206 países, em 32 locais de competição, na disputa de mais de 300 provas que garantiram medalhas de ouro, prata e bronze, para 42 esportes distintos. As novidades deste ano foram o Badminton, que é apresentado nesta edição pela atleta brasileira Lohaynny Vicente, o Golfe e o Rugby. Do total de provas, 161 foram disputadas por homens, 136 por mulheres e nove foram mistas. Haja treino, cardápio regrado e suplementação para reforçar!   

Os Estados Unidos fecharam o quadro de medalhas em primeiro lugar, com 46 ouros num total de 121 medalhas, seguidos da Grã-Bretanha com 27 ouros, num total de 67 medalhas e da China com 26 ouros, num total de 70 medalhas.

O Brasil encerrou estes jogos em uma excelente colocação, conquistando o 13º lugar. O país somou sete medalhas de ouro, seis de prata e mais seis de bronze, totalizando 19 medalhas e muitas surpresas. O país esperava ficar entre os dez primeiros no quadro de medalhas, mas o número 13 certamente foi um número de sorte para o Brasil.

Por aqui, o nadador norte americano, Michael Phelps fechou sua carreira com chave de ouro, levando seis medalhas para a casa, totalizando 28 dentro de anos de carreira, sendo 23 de ouro. Lá dos Estados Unidos também veio a ginasta Simone Biles, vencedora de cinco medalhas, vencendo ainda o título de maior ginasta do mundo, na atualidade.

E como já era esperado, o mito Usain Bolt, também levou medalhas. O velocista jamaicano também disse encerrar sua carreira, com a marca de ser o único homem tricampeão olímpico, em todas as provas nobres de velocidade do atletismo (100m, 200m e revezamento 4x100m).

Após anos de jejum, o futebol brasileiro masculino conquistou sua primeira medalha de ouro em edições de Jogos Olímpicos. O vôlei masculino foi ouro pela terceira vez. O quadro completo pode ser conferido ainda nesta página.

Aqui no Brasil, destaque ainda para a judoca Rafaela Silva, que levou o ouro, superando a desclassificação de 2012, além de Isaquias Queiroz, que não só ganhou as primeiras medalhas da canoagem brasileira em uma Olimpíada, como se tornou o primeiro brasileiro da história a subir no pódio três vezes em uma mesma edição dos Jogos. Os próximos jogos acontecem em 2020, na capital do Japão, Tóquio. A torcida já se renova para que os atletas brasileiros brilhem ainda mais!

 

QUADRO DE MEDALHAS BRASILEIRAS

 

MEDALHAS DE OURO (7)

Rafaela Silva – Judô

Thiago Braz – Salto com Vara

Martine Grael e Kahena Kunze – Vela

Alison Cerutti e Bruno Schmidt – Vôlei de praia

Robson Conceição – Boxe

Equipe masculina – Futebol

Equipe masculina – Vôlei

 

MEDALHAS DE PRATA (6)

Felipe Wu – Tiro esportivo

Isaquias Queiroz – Canoagem Velocidade individual + dupla, com Erlon de Souza Silva

Diego Hipólito – Ginástica artística barra fixa

Arthur Zanetti – Ginástica artística argola

Ágata Rippel e Bárbara Seixas – Vôlei de praia

 

MEDALHAS DE BRONZE (6)

Arthur Nori – Ginástica artística barra fixa

Isaquias Queiroz – Canoagem

Poliana Okimoto – Maratona Aquática

Mayra Aguiar – Judô

Rafael Silva – Judô

Maicon Siqueira – Taekwondo

Comentários