MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Flex Wheeler

Quatro vezes vencedor do Arnold Classic, um recorde para a época

Mitos do Bodybuilding: Flex Wheeler A primeira competição aconteceu em 1983
Crédito: DIVULGAÇÃO

Nascido no dia 23 de agosto de 1965, na cidade de Fresno, na Califórnia, Estados Unidos, o mito Kenneth Wheeler começou a se exercitar ainda na adolescência, com início pelas artes marciais. Anos se passaram e Kenneth teve ainda contato com o Taekwondo, um esporte que rendeu a ele, valores como a disciplina e o respeito ao próximo. Mais algum tempo se passou até que Wheeler pudesse conhecer e se apaixonar pelo universo do levantamento de pesos, sua segunda paixão. 

Desde a adolescência Wheeler já era reconhecido por sua flexibilidade, mesmo tendo um corpo tão avantajado. Depois de uma curta carreira como policial, Wheeler ficou focado em tempo integral em se tornar um fisiculturista profissional, sendo apelidado de ‘Flex’, ou seja, flexível, sua grande marca neste esporte. Mais anos de dedicação se passaram e o agora Flex Wheeler iniciou a carreira em cima dos palcos de bodybuilding. 

A primeira competição aconteceu em 1983, o que não significou vitória, já que o iniciante atleta só conquistou seu troféu de campeão, dois anos mais tarde, no Mr. America, na categoria teen. Em 1989, aconteceria a vitória tão esperada no NPC Mr. Califórnia Championships, conquistando o tão almejado Pró Card. Depois dessas, as vitórias foram acompanhando a carreira de Flex Wheeler. 

Um dos campeonatos mais sonhados pelos fisiculturistas, o Mr. Olympia, foi garantido em 1993, mas apenas a segunda colocação, algo que se repetiu em 1998 e 1999. Flex Wheeler é detentor da marca de cinco vitórias no Ironman Pro, quatro do Arnold Classic (1993, 1997, 1998 e 2000) e por ter vencido o France Grand Prix, o South Beach Pro Invitational, o Night of Champions e o Hungarian Grand Prix, entre outras vitórias que podem ser conferidas no box nesta matéria. Pelo outro mito, Arnold Schwarzenegger, Flex foi considerado como um dos maiores fisiculturistas que ele já viu. 

 GUINADA NA VIDA 

O ano de 1994 foi determinante na vida de Flex Wheeler, isso porque ele foi envolvido em um acidente de carro quase que fatal, que poderia deixá-lo paralítico. Meses e meses de recuperação e muita dedicação à saúde foram fundamentais para que ele pudesse dar uma guinada na vida e retornar ao esporte. Em 1997 ele voltou aos palcos e levou seu segundo Arnold Classic, deixando Nasser El Sonbaty como vice-campeão. Naquele ano, o outro mito Ronnie Coleman, estreava em seu primeiro Arnold, ficando quarto lugar. 

Em 1999, Wheeler levou um novo golpe do destino e descobriu que tinha esclerose glomerular focal, uma forma de doença renal, com fator hereditário. Flex Wheeler anunciou sua aposentadoria do fisiculturismo competitivo em 2000, mas mesmo assim continuou a competir até 2002. O ano 2000 teve ainda outro significado na vida deste atleta ao bater o recorde de quatro vitórias no Arnold, uma semana depois de perder para Ironman para Chris Cormier, esta marca fez com que ele entrasse para o Livro dos Recordes. Em 2003, Flex se submeteu a um transplante de rim. 

Desde a aposentadoria, Flex Wheeler tem focado novamente nas artes marciais, com a especialidade Kemp-Kwon-Do, uma variante do Kempo e Tae Kwon Do. Hoje ele atua em um cargo executivo como Diretor de Mídia e Relações Públicas da empresa “Sports Nutrition Company All American EFX”, localizada em Bakersfield, na Califórnia. Flex tem sua própria linha de suplementos: a Flex Wheeler Signature Series. Além disso, ele gerencia seus atletas patrocinados e pode ser visto em vários anúncios de sua empresa.

BATE-PAPO COM A SUPLEMENTAÇÃO 

O mito Flex Wheeler conversou com a SuplementAção e sobre sua história dentro do bodybuilding, ele afirmou ser este o esporte que mudou de vez a vida dele. “Fui capaz de competir, nos anos 90, com alguns dos maiores fisiculturistas de todos os tempos. Essa passagem certamente vai ficar na história. Estou muito orgulhoso de ser considerado um mito deste esporte”. 

Sobre a preocupação que ele mantém atualmente, com a saúde e o físico, Flex foi categórico: “Eu tenho na saúde e no fitness uma das principais razões de vida. É nesses pilares que continuo sendo funcional, saudável e sinceramente me sinto como se ainda tivesse meus 30 anos”, conta. Ele ainda sem preocupa com o físico pois é o ‘rosto’ da empresa dele, a internacional MEX (www.mexucan.com). 

Quando o assunto é saúde e fitness para a população mundial em geral, Flex diz que já está mais do que provado que essa dupla ajuda a prevenir a degeneração muscular e a degeneração óssea. “Como afirmei anteriormente, esse esporte é uma verdadeira fonte da juventude”. Aos leitores da SuplementAção, Flex Wheeler manda seu recado: “Nunca desistam dos seus sonhos. Não deixem nada ficar pelo caminho e lutem para tornar seu desejo, uma realidade”.

Siga Flex Wheeler pelo Instagram: @officialflexwheeler

Os principais destaques de Flex Wheeler no bodybuiding são:

2003 – IFBB Ironman Pro Invitational: 3º lugar

2000 – IFBB Arnold Classic: 1º lugar

2000 – Hungarian Grand Prix: 1º lugar

2000 – IFBB Arnold Classic: 3º lugar

1999 – IFBB Arnold Classic: 2º lugar

1999 – IFBB Joe Weider’s Pro World: 2º lugar

1999 – IFBB Grand Prix England: 2º lugar 

1999 – IFBB Mr. Olympia: 2º lugar

1998 – IFBB Arnold Classic: 1º lugar

1998 – IFBB Ironman Pro Invitational: 1º lugar

1997 – IFBB San Jose Pro: 1º lugar

1997 – IFBB Arnold Classic: 1º lugar

1997 – IFBB Ironman Pro Invitational: 1º lugar

1996 – IFBB Mr. Olympia: 4º lugar

1996 – IFBB Florida Cup Pro: 1º lugar

1996 – IFBB Canada Pro Classic: 1º lugar

1996 – IFBB Night of Champions: 1º lugar

1996 – IFBB Arnold Classic: 2º lugar

1996 – IFBB Ironman Pro Invitational: 1º lugar 

1995 – IFBB Mr. Olympia: 8º lugar

1995 – IFBB Arnold Classic: 2º lugar

1995 – IFBB Ironman Pro Invitational: 1º lugar

1993 – IFBB Mr. Olympia: 2º lugar

1993 – IFBB Arnold Classic: 1º lugar

1993 – IFBB Ironman Pro Invitational: 1º lugar

1992 – NPC USA Championships: 1º lugar (e overall)

1991 – NPC USA Championships: 2º lugar

1989 – NPC California Championships: 1º lugar

1985 – AAU Teen Mr. America: 1º lugar

 

 

 

 

Comentários