SAÚDE

Gripes e resfriados: sentimentos que devem ser evitados para prevenir estas doenças

As doenças não ocorrem apenas no corpo: elas são decorrentes de sentimentos negativos que permitem a entrada de energias dissonantes

Gripes e resfriados: sentimentos que devem ser evitados para prevenir estas doenças As gripes e os resfriados estão relacionados ao quarto chacra, que atua em uma glândula chamada Timo.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Bruno J. Gimenes e Patrícia Cândido

Terapeutas holísticos

Fundadores da Instituição Luz da Serra


Para compreender o conceito de que as doenças são causadas por sentimentos ruins, é preciso primeiramente entender que o nosso corpo é feito essencialmente de energia, assim como tudo o que existe no nosso planeta – bem como fora dele. Essa compreensão acerca do corpo vem sendo trabalhada ao longo de milhares de anos especialmente pelos povos orientais.

As terapias holísticas, que compreendes o corpo como um complexo sistema em que tudo está interligado, observa a energia de cada ser humano por meio dos sete chacras principais presentes em cada um de nós. É necessário ter a clareza de que o ser humano veio à Terra para ser feliz e expressar sua beleza. Toda energia que nos desvia deste caminho é negativa e deverá, invariavelmente, gerar doenças. Mágoa, raiva, tristeza, ansiedade e preocupação são exemplos de sentimentos ruins que contribuem para a manifestação de dores e enfermidades.

A RELAÇÃO DA ENERGIA COM O CORPO

Embora haja quem acredite que o conceito de energia se liga ao ser humano apenas por meio de uma visão espiritualista, o fato é que essa relação é cientificamente observável. De forma resumida, podemos dizer que a energia do nosso corpo se manifesta pelo metabolismo celular, ou seja, nos núcleos das células e é exalada pelo corpo como suor, ureia e feromônios, entre outros. Assim, poderíamos dizer que cada célula do nosso corpo é um centro produtor e sintetizador de energia. No entanto, cada um de nós possui sete chacras principais, que começam na região do períneo, indo até o topo da cabeça. Não coincidentemente, cada chacra está relacionado a uma das principais glândulas endócrinas do corpo. Todas produzem juntas, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea e formam uma ‘farmácia perfeita’, ajudando na manutenção da saúde e no equilíbrio das energias. É por isso que cada sentimento ruim afeta um chacra diferente e, consequentemente, gera problemas de saúde distintos. As gripes e os resfriados estão relacionados ao quarto chacra, que atua em uma glândula chamada Timo. Localizado na região do peito e, portanto, próximo ao coração, o Timo produz o linfócito T, grupo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo, ou seja, a imunidade. Além disso, é a glândula responsável pelo crescimento ao longo da infância e da adolescência. Do ponto de vista energético, o quarto chacra é considerado a ‘caixa preta do ser humano’, visto que armazena todas as informações emocionais, sendo totalmente relacionado à natureza e, portanto, é representado pela cor verde. Ele é responsável pelo equilíbrio entre os chacras inferiores (que tendem a ter mais relações com o aspecto terreno) e os superiores (que costumam ser mais relacionados à espiritualidade). Desta forma, este chacra está ligado ao amor universal e à compaixão entre as pessoas. Se pensarmos profundamente nas funções do Timo e do quarto chacra, podemos compreender que, de fato, eles se relacionam de maneira bastante clara. Um exemplo desta relação pode ser visto em uma pesquisa realizada no ano 2000, com mulheres africanas de diferentes regiões, portadoras do vírus HIV. Os cientistas, que buscavam explicar o motivo pelo qual nenhuma delas exibia qualquer sintoma da doença, concluíram que todas elas praticavam a caridade e doavam amor aos outros em diferentes circunstâncias e que era esse fator que contribuía para que elas mantivessem a resistência imunológica.

AS EMOÇÕES EM DESEQUILÍBRIO CAUSAM DOENÇAS

Quando se pensa na saúde de forma holística, ou seja, quando se compreende que cada pessoa é formada por energias que influenciam em seu bem estar físico, encaramos toda e qualquer doença como resposta a uma disfunção emocional. Assim sendo, os estudos dos chacras nos ajudam a concluir que um sistema imunológico fraco é resultado do desamor e da falta de equilíbrio das emoções. Raiva, ódio e rancor são sentimentos que enfraquecem o sistema imunológico. É importante destacar que o contato com a natureza também é primordial para ajudar a encontrar a energia presente na cor verde, capaz de contribuir para o equilíbrio das emoções. Por isso, o principal mandamento para quem deseja se proteger da gripe é inundar-se de alegria. Contar piadas, rir, brincar com crianças e ter contato com entes queridos, são formas importantes de agregar a energia necessária para alimentar o quarto chacra, que atua diretamente no Timo, produzindo mais linfócitos T. Acima de tudo, é preciso olhar para a saúde como um todo e não se focar apenas nas doenças manifestadas pelo corpo. Na terapia holística, sempre dizemos que não se deve tratar a doença, mas o doente e existe uma grande diferença entre estes dois conceitos.

O PODER DAS PLANTAS

Baseados em nossos estudos sobre os chacras, a energia da terra e o poder da natureza, criamos a Fitoenergética, um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação de consciência, realizado por meio da energia das plantas. A partir dela, é possível trabalhar os sentimentos causadores das doenças manifestadas pelo organismo ou outros problemas emocionais. Desenvolvida após a medição da energia dos vegetais por meio da Bioeletrografia, técnica desenvolvida no início do século XX, a Fitoenergética se difere de outras terapias realizadas com plantas porque não se baseia nos princípios químicos, e sim na energia emanada por elas. Os estudos também relacionam de que forma cada planta age em determinados chacras, modificando a influência de energia para então estimular as glândulas, que atuarão em todo o corpo por meio dos elementos liberados na corrente sanguínea. Para coroar a busca por mais saúde e qualidade de vida, é necessário desejar atingir um nível elevado de consciência, e para isso é necessário buscar algum tipo de espiritualidade, independentemente de religião ou crenças específicas.



Comentários