FAÇA DIFERENTE

Faça Diferente com Wanner Maurício

Pernas de competição. Wanner Maurício realiza seu sonho de estrelar um Faça Diferente e apresenta um tri-set para o quadríceps

Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

De leitor a entrevistado, assim Wanner Maurício se classificou logo no início da entrevista desta matéria. De adolescente ‘cheio’, pois tinha a rotina de comer os doces que a tia preparava na padaria dela, à fase adulta, com maior disciplina e definição digna de aplausos. “Não tenho como descrever a sensação que vivo hoje. É incrível poder estrelar a seção do Faça Diferente, podendo contar um pouco da minha história e quem sabe, poder incentivar novos atletas a conhecer o bodybuilding”. E ainda completou: “2016 está sendo um ano decisivo pra mim. Não sei se a carreira de bodybuilder é a que eu quero seguir pra minha vida, mas é o que eu gostaria. Esse ano é um marco”. 

Quando Wanner começou a sentir o desejo de conhecer mais sobre este esporte, um primeiro treinador lhe disse: “Você não tem potencial para isso, não tem shape, mas se quer competir tenta. O importante é ter quem goste deste esporte”. “Essa frase repassa em minha mente todo dia antes de cada treino e procuro sempre ir contra o que me foi dito. Posso não ter a genética mais prevalecida, como vemos em alguns atletas. Mas procuro sempre fazer o trabalho bem feito, com minhas limitações genéticas, com meu hard work e tenho colhido os frutos com o passar dos dias”, conta Wanner. 

Wanner se enxergou como um atleta bodybuilder de verdade logo quando subiu em um palco de competição. “Ali percebi que aquele era mesmo o meu lugar de estar”. Wanner tinha no ‘antes e depois’ de atletas famosos o que ele precisava para ter o estímulo certo para seguir no esporte. “Fui um cara normal e hoje me transformei. Vi muito atleta com esse mesmo perfil e acreditei nessa metamorfose”, conta. Limitação física: nasci com encurtamento do tendão. 

Para exercícios de agachamento, Wanner utiliza um calço no pé para não haver limitação na realização dos movimentos, além da possibilidade de sobrecarga na coluna. “Meu desenvolvimento de perna é minha maior dificuldade, por isso o Faça Diferente teve foco nesse grupo muscular”, conta Wanner, que tem ainda um desvio de quadril e para isso, se consulta sempre com um quiropraxista para saber qual a melhor execução dos movimentos na hora do treino. 

Esses problemas foram descobertos por Wanner já na infância, pela maneira aberta com que realizava suas pisadas, além de pisar com as pontas dos pés. Os anos se passaram e esses males estão sendo corrigidos somente agora. “Tenho me superado a cada dia e conhecendo essa minha linguagem corporal”, diz. Wanner tem nos bíceps a maior chance de desenvolvimento com facilidade. Ele inclusive opta em treinar menos este grupo, para não ter um aumento significativo nos braços. Sua categoria no esporte (atualmente 85kg), exige simetria e boa definição. 

Em off, o atleta treina muito pesado e no cutting foca costas e posterior de coxas que são as maiores dificuldades de resultados. Wanner acorda todos os dias às 7h. Não é adepto do AEJ e logo faz sua primeira refeição. Depois de se alimentar, o atleta ainda prepara as três próximas, que serão levadas em marmitas quando ele sair de casa. Por vezes quem prepara essas refeições é a mãe de Wanner, que ainda tem a preocupação de pesar cada alimento para manter o filho em uma dieta balanceada. Ele parte para o trabalho às 9h, onde exerce a função de papelaria, terceirizando serviços para um Fórum na cidade de Bauru, onde vive. 

O trabalho acaba por volta das 17h, Wanner parte para a academia e lá faz em torno de 40 minutos de aeróbico, que varia da escada para a esteira. Depois, volta para a casa, faz uma próxima refeição e geralmente usa o tempo antes do treino para cochilar. Na academia, ele treina musculação e depois faz mais aeróbico, num total de duas horas. Wanner tem formação em Letras e tem a pretensão de cursar Educação Física. “Muitas pessoas do meio me pedem treinos e orientações. Eu só poderia realmente oferecer essas informações com base e a faculdade me daria isso”, frisa o atleta.

VIDA NOS PALCOS 

Em três anos como fisiculturista, Wanner Maurício participou de três campeonatos. O primeiro deles foi em 2013. “Me limitava a um por ano, por questões financeiras que me impediam de participar mais vezes”. No primeiro deles, o Paulista Estreantes, por ter se preparado de maneira errada e uma semana antes da subida ao palco, Wanner se sentiu mal e não pode competir. “Tive orientações erradas que me impediram de participar”. Essa situação só o fez repensar os treinos e pensar no futuro. 

Um ano depois, acompanhou uns amigos no Campeonato Paulista 2015 e por sua estrutura, lá mesmo foi convidado a subir ao palco novamente. Ele participou, mas não teve um resultado expressivo. “Minha mudança física foi da água para o vinho, graças ao olhar do treinador Eduardo Oliveira, que me conduziu a um caminho mais correto dentro do esporte. Em 2016, já me sinto mais preparado a competir para vencer”, conta Wanner que disputou recentemente o Campeonato Paulista. Para 2017, a meta é subir novamente na seletiva do Arnold Classic, no Rio de Janeiro e assegurar a vaga para o campeonato. 

“Um atleta deste segmento me disse que o bodybuilding é um esporte de paciência e é nisso que eu passei a acreditar desde então. Não basta querer ficar grande de um dia para o outro. O trabalho é muito duro e exige dedicação extrema”, frisa Wanner, que é muito dedicado e não sai de casa sem as marmitas. Quando vai ao cinema com a namorada, leva um shake de whey protein e castanhas. A namorada inclusive não é do meio e o ajuda sempre com as preparações das refeições, além de acompanhá-lo nos campeonatos.

Dentro do fisiculturismo, Wanner tem três grandes nomes como influências. Ele admira muito os atletas Eduardo Corrêa e Julio Balestrin, além do amigo e atleta, Edilson de Oliveira, nosso Faça Diferente da última edição. “Edilson foi o primeiro atleta que vi em minha cidade, o primeiro atleta que tive contato além da tela de um computador até então. Ver um atleta em competições e com títulos em minha cidade me incentivou a querer competir e evoluir neste esporte”, conta Wanner. Com Corrêa, a relação é de fã. Tempos atrás, Wanner participou de uma promoção em que uma foto autografada e um cinturão de treino de Corrêa seriam sorteados através do Facebook. Ele não só ganhou a peça, como a usa durante os treinos. Dentro dele, existe a mensagem: “Wanner, que este cinto lhe traga muita inspiração e motivação aos seus treinos”, assinado Eduardo Corrêa. “Esse cinturão me ajuda muito a manter o psicológico em dia. Esse esporte mexe muito com a cabeça da gente. Perdi amigos pela mudança de rotina, sem falar na mudança de opções de lazer e a própria aceitação da família, que neste ano, passou a me apoiar”, conta o atleta. Com tanta motivação, ele tem tudo para ir cada vez mais longe!


CONSELHO DE BODYBUILDER:“Nunca deixe que te desanimem, vão tentar te derrubar, vão tentar te desestimular, mas se você gosta, se você quer fazer. Faça. Mas faça sempre por você. Nunca pelos outros”


STEP BY STEP – Tri-set para Quadríceps

Cadeira Extensora1- A execução do movimento de extensão é o habitual para os exercícios neste aparelho.2- Mantenha a postura na cadeira, com as costas encaixadas no banco e faça o movimento de extensão com a carga ideal.

Agachamento Smith1- Esse também é o movimento habitual feito com a barra no aparelho, posicionando a barra nos ombros.2- Faça o agachamento com uma perna na frente e outra atrás, quase encostando o joelho no chão.

Passada com halter1- Encontre um local na academia para realizar uma passada de 12 passos por perna.2- Esse movimento se chama passada. A cada passo, realize um agachamento, sem movimento dos braços.


FAÇA DIFERENTE COM WANNER MAURÍCIO

O bodybuilder apresenta um tri-set para quadríceps que compreende cadeira extensora + agachamento Smith + passada com halter. “Essa combinação é sem dúvida muito eficiente para levar as pernas à fadiga e ter um maior recrutamento das fibras”, explica Wanner Maurício. 

Segundo o atleta, esse exercício é recomendado para qualquer frequentador de treinos em academia. “Recomenda-se executar esse tri-set para períodos de treinos metabólicos”, conta. Esse Faça Diferente se inicia na cadeira extensora, com 12 repetições e sem descanso passa para o Smith, com mais 12 repetições e mais uma vez sem descanso para a realização das passadas com 12 passos para cada perna. “É importante executar todos os movimentos com total controle para sentir a musculatura trabalhar”, diz Wanner. 

Essa combinação de exercícios é segura e não requer muito tempo de prática em musculação. Um ajudante pode facilitar os momentos de falha até a conclusão das séries. Esse tri-set pode ser feito pelo menos uma vez por semana. “O peso vai variar de acordo com o atleta e sua fase de preparação, busco sempre executar com uma carga moderada para que eu consiga valorizar a execução e a técnica acima de tudo”, conta o atleta.


OLHO NO TREINO

No período de pré-contest, Wanner Maurício inicia um treino mais metabólico, utiliza mais repetições nas séries e um tempo de descanso menor. A intensidade se mantém alta e Wanner opta por cardio pós-treino, além de uma sessão de uma hora no decorrer do dia.

DIA 1 - FEMURAIS/PANTURRILHA

(aquecer na flexora deitado)Stiff pernas flexionadas 5X20Flexora deitado + flexora sentado 4X20 (bi-set)Leg press pés altos 4X20Adutor + abdutor 4X20 (bi-set)Panturrilhas sentado 6X20 (isometria 3 segundos)Panturrilhas em pé 4X20 (Isometria 3 segundos)

DIA 2 - PEITO/BÍCEPS

Crucifixo inclinado 4X20 (no cross) + fly Inclinado 4X20 (bi-set)Crucifixo reto 4X20 + supino reto 4X20 (bi-set)Cross over 4X25Pull over declinado 4X20Rosca alternada 4X20Rosca Scott 4X15Rosca inversa 4X20Rosca martelo simultâneo 4X15

DIA 3 - QUADRÍCEPS/PANTURRILHAS

Extensora sentado 2X20 (aquecimento)Agachamento livre 4X15Leg press 45º 4X15Agachamento hack pés juntos 3X10 + 1X drop setTri-set (cadeira extensora + agachamento Smith + passada c/ halter 3X10)Panturrilhas sentado 6X20 (isometria 3 segundos)Panturrilhas em pé 4X20 (isometria 3 segundos)

DIA 4 - COSTAS/OMBRO POSTERIOR

Barra fixa frontal 4X15 Remada curvada c/ barra + levantamento terra 4X12Puxador frontal 4X25Remada barra T 4X20Remada unilateral no cabo 4X20Remada baixa pegada supinada 4X20Crucifixo inverso 5X20 (máquina)

DIA 5 - FEMURAIS/PANTURRILHAS

Stiff pernas flexionadas 5X20Flexora sentado 4X20Flexora deitado 4X25Flexora unilateral 4X25Adutor + abdutor 4X20*Repete treino panturrilhas

DIA 6 - OMBROS/TRÍCEPS

Elevação lateral no cabo por trás 4X30Elevação lateral no cabo pela frente 4X30Desenvolvimento frontal 4X15Desenvolvimento atrás da cabeça 4X15Remada alta 4x20Tríceps testa no banco + tríceps supino 4X20 (bi-set)Paralela 4X20Coice unilateral no cross 4X15 (isometria 3 segundos)

DIA 7 - DESCANSO


CARDÁPIO BODYBUILDER:

A quantidade de carboidratos consumidos por Wanner Maurício vai variando no decorrer do pré-contest (que oscila de 12 a 16 semanas conforme a condição física ao final do período de off season), sendo que se inicia com os carboidratos em torno de 150g por refeição e vai diminuindo conforme o tempo passa e o corpo responde.

1ª Refeição: 10 claras + 1 scoop de aveia40g de batata doce ou mandioquinha5g de BCAA1 cápsula de polivitamínico2g de vitamina C1 cápsula de vitamina E

2ª Refeição: 40g de arroz branco ou macarrão150g de frango ou peixe (salmão ou tilápia)Salada de folhas verdes

3ª Refeição: 40g de carbo (arroz, batata ou macarrão)150g de proteína (frango)40g de brócolis5g de BCAA

4ª Refeição (pré-treino): 2 scoops de whey isolada + 5g de glutamina5g de BCAA2g de vitamina C1 cápsula de vitamina E

Intra-treino: 1 scoop de BCAA em pó

5ª Refeição (pós-treino): 40 de carbo (arroz ou batata)150g de frango ou peixe (tilápia)Salada de folhas verdes2g de vitamina C2 cápsula colágeno1 cápsula de vitamina E

6ª Refeição Omelete (10 claras + 1 gema)40g de batata doce

7ª Refeição 40 de carbo150g de frango ou peixeSalada de folhas verdes2 fatias de abacaxi5g de BCAA

Ceia 8 claras1 scoop de aveia


Wanner F. Maurício

Data de nascimento: 23/10/1988

Local: São Paulo/SP

Altura: 1,73m

Braços: 45cm

Tórax: 122cm

Peso em off season: 98kg

Peso em pré-contest: 85kg

Patrocinador: Empório das Vitaminas, Farmácia Santo Remédio (Bauru)

Redes sociais:

Facebook: facebook.com/waan.f.mauricio

Instagram: @waanmauricio

 

Comentários