SUPERAÇÃO

Superação: Juliane Fernandes da Silva

Juliane Fernandes da Silva encontrou na dieta focada e na musculação a força que precisava para dizer adeus a 62kg, sem qualquer intervenção cirúrgica

Superação: Juliane Fernandes da Silva Juliane Fernandes da Silva nasceu em Santo Antônio da Platina, no Paraná
Crédito: ERIC BISPO FOTOGRAFIA

“Meu nome é Juliane Fernandes da Silva, tenho 30 anos, sou mãe da Sávanah de 10 anos e do Bryan de seis. Moro em Sorocaba, no interior de São Paulo com minha mãe, minha irmã e meus filhos e gostaria de contar um pouco da minha história. Há alguns anos meu pai faleceu e por ser uma filha muito apegada a ele, sofri como se tivesse morrido junto. Na época estava grávida de três meses do meu filho mais novo. Minha situação já era delicada, então receber essa notícia me abalou demais e foi aí que entrei em uma depressão profunda. 

Comecei a engordar sem me dar conta; vivia tomando medicamentos, só pensava em comer e chorar. Nem com o nascimento do meu filho me alegrei! Quando me dei conta, já estava com 130kg e me desesperei. Ao me olhar no espelho não acreditava no que via; como consegui chegar naquele estado!? Olhava meus filhos e pensava: ‘O que estou fazendo comigo? Meus filhos precisam de mim!’. Não poderia continuar daquele jeito. Foi então que procurei ajuda de um médico e no mesmo dia entrei na academia. 

A partir de então começou a minha luta contra a balança. Deixei os remédios por conta da depressão e foquei nessa meta de mudança total de vida sedentária e devastadora pro meu físico e emocional. Dia a dia eu tentava perder peso, mas não foi nada fácil porque passei três anos engordando e sabia que não ia ser ‘moleza’ eliminar aquele resultado de um dia para o outro. Minha luta contra a balança começou no final de 2013. Antes de começar a perder peso, só comia chocolate, doce carregado de açúcar, refrigerante e alimentos cheios de gordura. Não treinava, não fazia dieta e não estava contente com meu corpo. Até essa altura era do tipo ‘encorpada’ e não gorda. Aliás, eu não notava que estava engordando, só percebia quando ia vestir uma roupa que não entrava mais; aí jogava ela no guarda roupa, esquecia dela e buscava vestir algo que realmente entrasse em mim. Minhas irmãs falavam: Ju você está ficando grande demais! Mas eu não escutava ninguém, a vontade de comer e a ansiedade eram bem maiores. 

Já faz três anos que descobri um esporte chamado ‘musculação’, graças a ele e a mudança de hábitos alimentares errados, eliminei 62kg, sem qualquer intervenção cirúrgica.

Eu mesma quis começar a treinar porque todo mundo falava que eu ia ficar toda flácida depois de emagrecer boa parte dos 130kg. Notei que tinha começado a perder peso no dia que fui colocar um shorts jeans e ele fechou direitinho! Aquele foi o dia mais feliz da minha vida! 

Quando comecei a frequentar a academia, fiquei com muita vergonha, pois eu era a mais obesa de lá. Ficava olhando as meninas de top e shortinho e pensava que eu nunca poderia usar uma roupa daquela, pois o que servia em mim eram apenas as calças legging e as camisetas. 

Não foi fácil chegar até aqui, pensei até em desistir no começo, mas foi aí que minha família me apoiou, minhas irmãs e minha mãe. Só tenho que agradecer a elas por terem me aguentado desde o começo, porque vivia irritada e nervosa por conta da dieta. Muitas pessoas não acreditaram que um dia eu chegaria até aqui, muitos falaram que eu iria desistir no meio do caminho, riram muito da minha cara, fui humilhada, mas consegui, graças a Deus. Quem me ajudou muito também nessa transformação foi o endocrinologista Dr. Miguel Estaregui. 

Minha família tem orgulho da pessoa que sou hoje e meus filhos adoram me apresentar para os amigos deles. Hoje tenho uma vida na maior correria, trabalho, treino, família, mas não deixo esse foco do treino por nada! Acabo de participar do meu primeiro campeonato fitness. Graças a Deus, depois que perdi todo peso e estabilizei nesse corpo atual, tenho fechado parcerias e desejo continuar assim, pois tenho mais objetivos para alcançar. Meu sonho é ser uma atleta Wellness! Hoje me sinto uma nova pessoa, muito feliz, satisfeita com meu corpo, mas sempre buscando melhorar. E pra quem acha que não consegue a vitória, eu digo: você consegue! Não sou melhor que ninguém e consegui. Somos aquilo que queremos ser. Não temos que esperar nada de ninguém pra tomar uma decisão. Temos sim é que começar sem olhar pra trás, que o resultado vem com o tempo, com certeza!”.

A FORÇA NECESSÁRIA 

Juliane Fernandes da Silva nasceu em Santo Antônio da Platina, no Paraná e vive atualmente no interior paulista. Aos 30 anos, ela pode se considerar uma vencedora, afinal venceu a depressão, eliminou quase 50% do seu peso e hoje investe na carreira de fisiculturista. “Levei um ano todo para me olhar com coragem diante do espelho. Hoje só tenho motivos para sorrir e passar minha história adiante”, conta.

Para manter o shape conquistado com muito suor, Juliane conta hoje com a preparação do coach Nilton Souza. “Nunca tive personal para me auxiliar, apenas os professores da academia que às vezes davam uma força. Quem me levou ao meu primeiro campeonato foi o Nilton, a quem sou imensamente grata”, revela. No universo das competições ela estreou no mês de maio deste ano e pretende subir ao palco da Exponutrition no mês de outubro, na categoria Wellness. 

Para estar bem em outubro, Juliane tem investido em boa alimentação, treino regrado e claro suplementação. No cardápio dela estão os queridinhos BCAA, whey protein, glutamina, os multivitamínicos e o óleo de cártamo. “Minha suplementação é alterada a cada três meses. O suplemento é essencial para quem busca melhora no corpo, tanto no objetivo de ganho ou de perca de peso”, diz. Na academia, ela investe 1h30 de treino, de segunda a sexta, com foco total na musculação, sempre no período noturno. A alimentação é minuciosamente acompanhada pela nutricionista Larissa Búfalo. 

A dieta é composta de gordura boa três vezes ao dia, proteína alta e carboidrato baixo, tudo pesado na balança, em seis refeições por dia. “Não tenho um número exato de calorias consumidas por dia, porque no meu off season consumo mais calorias e no pré contest consumo menos”, revela. Além disso, Juliane come de três em três horas. “Não como nada que não esteja no papel. Tenho facilidade de ganhar peso, mas facilidade para perder também. Para quem treina com objetivo de ganho de massa muscular, como eu, não fica muito presa à balança, afinal massa magra pesa mais que a gordura”, conta. 

Juliane tem uma refeição livre na semana, mas somente quando o coach libera, caso contrário ela se mantém firme no propósito de evitar as ‘tentações’. Ela é adepta das marmitas e sempre tem várias delas como companhia. O namorado de Juliane é frequentador assíduo das academias e também vive em dieta. “Isso é ótimo, porque a gente está na mesma sintonia. Evitamos sair com pessoas que não estão em dieta, para fugirmos de qualquer alimentação fora da linha”, conta. 

E nem deve mesmo sair da linha, afinal ela já teve sua estreia nos palcos de bodybuilding e almeja o sucesso. Juliane Fernandes se consagrou vice-campeã no concurso Garoto e Garota Fitness Body Express, em sua estreia em campeonatos. “Fiquei muito feliz! Não imaginava que um dia isso pudesse acontecer na minha vida. Agora vou manter a dieta com o acompanhamento do meu coach, pois farei uma cirurgia e irei me afastar por um período da academia. O foco agora é a preparação da Exponutrition, onde irei competir na categoria Welness”, entrega. Essa vitória também teve um sabor especial para o coach Nilton Souza. “Tive o prazer de contribuir com uma das maiores vitórias na vida dessa guerreira, uma mulher que saiu da condição de acomodação em que se encontrava com obesidade mórbida, para um palco de concurso Fitness, pesando menos 66kg e se consagrando vice-campeã, com um corpo dentro dos padrões que o concurso exigia, com a musculatura desenvolvida e definida sem exageros, com feminilidade, desenvoltura e simpatia no palco. Tudo isso conquistado sem nenhum procedimento cirúrgico! Estou muito orgulhoso, a Juliane é exemplo a ser seguido por todas as pessoas que acabam subestimando a própria capacidade de mudança e recorrem a procedimento que no primeiro momento parecem mais fáceis, mas que trarão sequelas para o resto da vida”, conta o coach. 

Atualmente, Juliane trabalha em uma rede de supermercados, além de atuar como modelo fitness. “Tenho ensino incompleto de Educação Física e pretendo voltar à faculdade para concluir o ano que falta”, diz a vice-campeã e ainda finaliza: “Nada é impossível! Cabe a cada um de nós querer e agir, ter foco e determinação. Sem essa receitinha de maneira alguma chegamos à vitória”. 

 Com essa injeção de motivação, se a sua história se parece com a da Juliane ou você conhece alguém que se superou de alguma maneira através desse universo de treino aliado à saúde, divida esse momento com a gente!


SIGA a Juliane Fernandes da Silva

Facebook: Juliane Fernandez Adriano

Instagram: @juhfernandezz

 

 

 

Comentários