HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: RAKKAU

Comprometidos com a qualidade e com os ingredientes selecionados, a empresa atua há dois anos com foco na suplementação com fórmulas naturais e sustentáveis

História das empresas de suplementos no Brasil: RAKKAU 2015: Lançamento da marca
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Com operação que se iniciou em 2014, a Rakkau já possui 14 produtos lançados no mercado

Uma empresa apaixonada por nutrição e esporte, que quer um mundo melhor e mais equilibrado. Assim é a Rakkau, a empresa que conta sua história nesta edição. “Ao analisar o mercado, percebemos que praticamente não existiam opções disponíveis de suplementos saudáveis. Compreendemos que existe um público grande que segue o estilo de vida natural e que ficava refém de produtos e opções industrializadas, de origem animal, sem usufruir do potencial que a própria natureza pode nos oferecer”, conta o sócio-proprietário da Rakkau, Cleonildo Neto. 

Por esta razão, ao identificar essa necessidade, foi desenvolvida toda a linha da Rakkau juntamente com a Agência E4, responsável pela construção da marca, desenvolvimento de embalagens, site, redes sociais e comunicação e VP Consultoria, instituição referência na área de nutrição funcional e esportiva com o desenvolvimento dos produtos. Os primeiros passos foram dados em 2014, em uma sede na cidade de Santo André, no ABCD paulista, mas com o crescimento gradativo desses primeiros anos, a Rakkau expandiu seu potencial produtivo e transferiu a fábrica para Santa Bárbara d’Oeste.

A Rakkau iniciou sua operação com a produção de três linhas: uma linha de pré-treino nos sabores morango, limão e tangerina; uma linha de pós-treino, com Rice e Pea Protein nos sabores raw, chocolate, morango e baunilha, além da biomassa de banana-verde. 

Atualmente a empresa conta com uma linha de 14 diferentes tipos de produtos em estoque e trabalha com uma estrutura organizacional composta por seis colaboradores. “Nosso aniversário sempre é comemorado em 16 de maio. Nestes dois anos de existência, temos 14 produtos lançados e tivemos que aumentar a produção diante da demanda. Acho que essa é a principal conquista: o reconhecimento da marca”, explica Cleonildo. 

De 2014 até agora, a empresa se destaca por criações e inovações ano a ano, como a construção da marca, propriamente dita, a criação e produção das embalagens e site, participação em feiras e exposições deste segmento, lançamento de novos produtos e visão estratégica de crescimento. Para o empresário, o objetivo da empresa é ter os produtos em lojas de todo país, expandir a venda para o mercado internacional e se firmar como marca referência em suplementação saudável em todo o Brasil. 

“Prezamos como valor, a união da ciência com o respeito à natureza; o compromisso com a qualidade dos ingredientes cuidadosamente selecionados e como missão, entregar suplementos esportivos naturais de alta absorção e densidade nutritiva com fórmulas naturais, sustentáveis, orgânicas e produtos livres de substâncias alergênicas; contribuir com hábitos de vida saudáveis, levar informação ao consumidor e conscientizar sobre o impacto do consumo dos produtos de origem animal”, frisa Cleonildo. 

O público da Rakkau é composto por pessoas que buscam saúde e bem-estar através de hábitos de vida saudáveis. Isso inclui esportistas, atletas, pessoas que desejam ou necessitam seguir hábitos alimentares seguros e saudáveis, além dos vegetarianos, já que os produtos não possuem em sua composição, nenhum ingrediente de origem animal.

PARTICIPAÇÃO EM TODO O PAÍS 

A Rakkau está presente em diversas feiras do segmento saudável, levando ao conhecimento das nutricionistas e profissionais do setor, os benefícios e diferenciais dos produtos, para que assim o público consumidor consiga obter a informação através de especialistas e formadores de opinião. Os produtos em questão são os suplementos esportivos naturais: Rice Protein nos sabores raw, chocolate, baunilha, morango; Pea Protein nos sabores raw, chocolate, baunilha, morango; Pré-treino nos sabores limão, tangerina e morango; Biomassa de banana-verde; Xylitol, adoçante 100% natural, além ainda da coqueteleira BPA Free. 

Toda a linha da Rakkau é desenvolvida e fabricada pela própria empresa. “As proteínas à base de arroz e ervilha possuem em sua formulação a polidextrose, uma fibra digerida de forma lenta que faz com que os aminoácidos sejam absorvidos de maneira controlada e por um período maior, garantindo uma reconstrução muscular prolongada durante a atividade física. Além disso, os produtos são totalmente isentos de substâncias de origem animal, além de zero glúten e zero lactose”, explica Cleonildo Neto.

Além do Xylitol, um adoçante 100% natural extraído de frutas e vegetais, que não possui sabor residual, a Rakkau irá lançar a Rice Protein 88, um suplemento com 88% de proteína em sua composição que será o suplemento proteico com o maior grau percentual do mercado, de origem vegetal, sem adição de corantes, aromatizantes químicos e focado no mercado bodybuilder. A empresa também lançará o primeiro isotônico vegano saudável do Brasil, com uma substancial quantidade de minerais a mais que os players do mercado. 

Segundo o sócio-proprietário, a Rakkau atua principalmente na produção de suplementos alimentares naturais e alimentos que contribuem com a alimentação saudável. “Nós trabalhamos com distribuidores em algumas regiões do país e também com a venda direto da fábrica atendendo lojistas de todo Brasil”, frisa Cleonildo. A estratégia de venda tem ênfase na apresentação da marca. 

“Na busca por um ciclo de venda fechado, entendemos a necessidade do lojista e a enquadramos no tipo de divulgação que faremos, seja com nutricionistas vinculadas às lojas, por serem as verdadeiras formadoras de opinião ou com degustações para a apresentação da linha de produtos. As entregas são feitas através das transportadoras e distribuídas para todo Brasil”, detalha o empresário. Ao todo, a Rakkau atende 200 clientes, entre distribuidores e lojistas e está crescendo em média, 7% ao mês. A Rakkau investe ainda em patrocínio de atletas, como é o caso do Crossfiter Rafael Vaz, que já se destacou em provas como Squamish Winter challenge, Taranis ice breaker, Nuts cup Crossfit BC, Crossfit open, Canada regionals, Torneio Crossfit Brasil e Monster games elite 2015. 

Mas a empresa também encarou pedras no caminho de tanto sucesso. “Por se tratar de uma marca nova em um mercado que ainda não é amplamente difundido, a dificuldade foi a apresentação dos produtos, fazer o público conhecer a Rakkau e descobrir os benefícios do que estávamos oferecendo. Em um ano de existência tivemos um índice baixíssimo de rejeição. A aceitação tem sido bem ampla em todos os segmentos, tanto natural, quanto suplementação e gourmet”, conta Cleonildo. 

Segundo ele, a empresa vai na contramão do que encontrado hoje em dia. “O mercado de suplementação atual é quase que monopolizado por proteínas animais. E a nossa, além de ser vegana, é totalmente natural e não utiliza de organismos geneticamente modificados (non-gmo). Através desta forma de atuação, nós primamos por hábitos saudáveis, contribuindo assim para a sustentabilidade”, diz. 

Para ele, o mercado de suplementos nacionais não possuía uma variedade satisfatória de produtos totalmente naturais, sem conservantes, corantes e produtos de origem animal. “Hoje, algumas marcas começam a enxergar o potencial que esse mercado possui e estão investindo no desenvolvimento de produtos para esse mercado. Atualmente, os consumidores estão despertando para a importância de consumir produtos verdadeiramente naturais e que ainda contribuem com o meio ambiente”, conta o empresário.

Linha do tempo:

2014: Início das pesquisas para criação dos produtos e construção da marca 

2014: Criação e produção das embalagens e site próprio

2015: Lançamento da marca

2015: Participação na Feira Naturaltech e no Congresso Internacional de Nutrição Funcional

2015: Participação nos eventos Meeting de Nutrição Estética, Gluten Free e Meeting de Nutrição Esportiva e Expo Nutrition 

2016: Lançamento do Xylitol e da Rice Protein 88

2016: Mudança para nova sede no interior de São Paulo, em Santa Bárbara D’Oeste

2016: Participação nos eventos Meeting de Nutrição Estética, Gluten Free e Meeting de Nutrição Esportiva 2016

“Prezamos como valor, a união da ciência com o respeito à natureza; o compromisso com a qualidade dos ingredientes cuidadosamente selecionados”, diz Cleonildo Neto, sócio-proprietário

A Rakkau atua principalmente na produção de suplementos alimentares naturais e alimentos que contribuem com a alimentação saudável

Comentários