MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº43: Gracyanne Barbosa

Gracyanne Barbosa, a musa inspiradora de mulheres e também alguns homens no mundo dos treinos e corpos definidos

Edição nº43: Gracyanne Barbosa

Quando falamos em musa fitness, definição corporal e bumbum na nuca, qual é o primeiro nome feminino que vem em sua mente? Correto! Gracyanne Barbosa! A linda mulher que já foi nossa capa em 2009 voltou para nossas páginas e nos contou com exclusividade tudo sobre sua evolução dos últimos anos.

Oito anos se passaram da nossa primeira capa com a Gra. A menina cheia de sonhos se transformou em uma mulher madura e confiante. “Eu amadureci muito nesse período, eu me preocupava em agradar as pessoas, me preocupava com as críticas e hoje em dia essas opiniões não me afetam. Hoje o preconceito é muito menor do que há oito anos, menor ainda do começo da minha carreira quando comecei a aparecer na mídia há 17 anos já praticando musculação. Isso me afetava, eu ficava chateada e pensava que nada ia dar certo”, lembra a musa.

Gracyanne Barbosa, a musa inspiradora de mulheres e também alguns homens no mundo dos treinos e corpos definidos passou uma tarde maravilhosa com nossa equipe e explicou todos os pontos que fizeram dela referência e formadora de opinião quando o assunto é corpo saudável. “É legal saber que você se torna uma referência e fico muito feliz e agradecida, hoje os atletas me respeitam. Independente de estar na moda, esse é meu estilo de vida. Quando você passa uma realidade do que você faz e do que você vive, as pessoas te respeitam, eu fico preocupada em mostrar as informações sempre com o respaldo de profissionais. Mas fico feliz de ajudar as pessoas e motivá-las a ter amor próprio e a cuidar mais da saúde”.

Por onde passa a morena para o trânsito, faz filas de autógrafos e chama a atenção pelo corpo esculpido em músculos e muita simpatia. Atualmente a musa criou uma palestra motivacional onde já explanou em outros países e já estudando trazer essa palestra no Brasil, aqui a modelo faz presenças VIPs em lojas de suplementos alimentares, eventos, academias, feiras fitness e esbanja carinho e autógrafos para os fãs que se acumulam em longas filas para ficar alguns segundos ao lado da musa inspiradora. “Eu faço questão de atender a todos, já levei várias broncas por que a feira acaba ás 20h e às vezes 22h ainda estou lá atendendo. A maioria deles se esforça muito para estar ali, para estarem três segundos comigo. É muito gratificante, é uma delícia chegar e parar a feira, ter uma fila enorme de fãs para atender, é um carinho que não tem preço, não tenho palavras pra agradecer. Principalmente porque eu nunca imaginei que iria trabalhar com um estilo de vida que sempre defendi, sempre tive e que no começo não era aceito”.

Há oito anos, a gata tinha mais tempo de praticar atividade física, tanto musculação como as aulas que gosta como dança, yoga e ginástica olímpica. Hoje seu dia é bem mais corrido por conta das viagens e eventos, mas ela pode contar com o acompanhamento de grandes profissionais. Embora sempre em dieta, no início da carreira, Gracyanne não fazia acompanhamento com nutricionistas e hoje esse costume faz toda diferença eu seu corpo, afinal hoje ela aprendeu a comer rigorosamente de três em três horas. “A minha alimentação não mudou, os alimentos são os mesmos de antes: aipim, batata doce, clara de ovo e frango, mas os horários mudaram, devido aos bons profissionais hoje em dia eu consigo ter uma resposta melhor e vou melhorando a cada dia, não tem como me apressar”, afirma a musa.

MARMITA: A COMPANHEIRA

A marquinha mais que registrada da Gracyanne além do corpo escultural, são as marmitas que acompanham a musa desde o começo da carreira por onde quer que ela vá. Atualmente as quentinhas muito bem preparadas são levadas para todos os cantos em uma bolsa térmica, mas antigamente Graccyane as levava em simples saquinhos plásticos de mercado. “Há 18 anos eu já andava com minha comida na bolsa e no avião, embaladas em saquinhos de mercado, então hoje ninguém se surpreende quando eu tiro uma marmita da bolsa e começo a comer, em qualquer lugar”.

Clara de ovo, omelete e ovos mexidos são as opções favoritas da modelo, afinal você pode comê-las fria, mas a musa tem um segredinho: preparar o alimento com poucos condimentos para não estragar. “Eu carrego frango e batata doce, mas não levo peixe por que não gosto de comer ele frio, gosto de comer ele quente. Nas viagens eu sempre levo alguma coisa que não preciso esquentar, para facilitar ainda mais!”, frisa.

Segundo a morena é raro ela passar vontade de comer alguma coisa, pois seu paladar mudou muito. “O mais difícil não é passar vontade com as marmitas, difícil é carregá-las o tempo inteiro. Você chega em casa 1h da manhã e já viaja cedinho no outro dia, ou seja organização é primordial, assim você come certinho, não passa vontade, não fica com fome e não come errado”, e completa, “Pra mim já é super natural, faz parte da minha rotina”. Certa vez Gra esqueceu as marmitas no hotel e publicou em suas redes, em menos de 40 minutos recebeu várias comidas no stúdio em que estava trabalhando, vários amigos chegaram para socorrer a beldade com marmitas congeladas e sobrou comida congelada para uma semana.

Gracyanne colocou uma regra em sua alimentação, comer de três em três horas. Embora nunca está fora da dieta a morena conta que sempre está com fome, por isso colocou essa regra, para não comer toda hora. A gata não tem nenhum pecadinho calórico que perca as estribeiras, mas vezes, em algum domingo ela se dá ao luxo de se manter em dieta com refeições mais a vontade, sem pesar o alimento, comendo a quantidade que realmente está com vontade e às vezes até fugindo do horário. “Quando comecei a malhar demorei anos para ser radical, fui trocando aos pouquinhos, foi tudo muito gradativo. Eu comia só besteira e percebi que as pessoas que tinham o corpo mais bacana na academia comiam certinho, essas pessoas eram os atletas e eles comiam frango, daí eu começar a comer nuggets, aos poucos eu percebi que não podia ser nuggets e sim frango”, lembra.

Quando o assunto é doces e refrigerantes, eles estão longe da vida da musa há muito tempo e não fazem a menor falta. O que ela garante que não pode ir muito é em rodízios, comer a vontade não faz muito bem e acaba preferindo comer pequenas porções durante o dia do que em uma única refeição. Mas às vezes como não tem como escapar de situações como essas, ela come alguma coisa antes de ir, assim não chega com tanta fome, evitando grandes exageros. Mas quando está muito corrido e não tem tempo, quando está em algum evento ou até mesmo no trânsito o preferido mesmo é um shake. “Os suplementos me ajudam muito, quando eu comecei a malhar eu não tomava por falta de conhecimento, por falta de grana, mas depois que tive acesso, realmente percebo que ajuda bastante, muda uma vida. Eu não fico sem glutamina, ela melhora muito a imunidade. Às vezes fico sem dormir quatro noites ou mudo de temperatura, estou no nordeste que está 40C e vou para o sul que está 10C, se pudesse escolher, a glutamina seria meu primeiro suplemento”, afirma a gata que também não fica sem proteína. “A proteína também me ajuda bastante! Sou muito de época, hoje estou optando pelo sabor baunilha, mas o que funciona pra mim é um pote de cada sabor, não sou chata para paladar, o que tiver eu topo”, se diverte.

O que jamais vamos encontrar na geladeira da Gracyanne, por exemplo. é bacon, ela não gosta e não come, na casa da musa moram várias outras pessoas e Gra lembra que elas têm direito de comer o que quiserem. “Cada um tem liberdade de comer o que quiser e o que tem vontade, o que se sentir bem e isso não me incomoda. Se alguém me perguntar eu sempre vou dar sugestão de uma comida mais leve, mais saudável”, afirma. Sempre que alguém pede dicas de dietas, de alimentação e de como começar a transformação a musa deixa claro que a mudança tem que ser gradativa, pra que você não sofra e assim aos poucos você vai trocando o paladar.

Conforme faz seus exames periódicos, Gra percebe o que falta em sua alimentação e repõe com a suplementação, assim suplementa na dose exata. “São tantas novidades, antigamente eu chegava às lojas e tudo o que era lançamento eu queria e não é bem assim precisamos analisar tudo antes de consumir”.

O pré-treino favorito da musa é a alimentação, batata doce e claras não podem faltar antes da academia, assim a gata não fica muito cheia e nem com fome tão rápido. Já o pós-treino favorito é um shake meia hora depois e mais tarde ainda ela encara um peixinho, ou nos dias de treino muito pesado ela prefere uma carne. “Eu gosto de fazer receitinhas, mas confesso que não cozinho bem e vou pelas mais fáceis, até por que a praticidade facilita com que você faça dieta. Eu geralmente faço e posto coisas simples e práticas. Uma batata frita no óleo de coco por exemplo é uma ótima opção para começar. Adoro fazer receitar com suplementos, bolo com whey protein, com batata doce e até muffin proteico”. A receita do muffin dos deuses podemos encontrar no final da matéria.

Segundo Gra, a maioria das pessoas que trabalham e convivem com ela se alimentam de uma maneira correta, não 100% mas a grande maioria. Quando combinam de sair não vão, por exemplo, para um rodízio de pizza, eles preferem um japonês que é mais saudável. “O legal é que contagia, eu não falo nada, mas as pessoas agem, se animam. Uma amiga nossa emagreceu 70kg, minha mãe nunca malhou e hoje malha. O Belo emagreceu 24kg”.

E por falar em Belo, o maridão acompanhou nossa produção de capa bem de perto, participou das fotos, da entrevista e se encheu de orgulho da esposa. A mudança do Belo foi bem aos poucos e Gracyanne afirma que o mérito é totalmente dele. “O que eu fiz foi mostrar pra ele que os alimentos saudáveis eram bons, que era possível que não era nenhum bicho de sete cabeças. Comecei com uma receitinha daqui outra dali, trocava a farinha em uma, tirava o açúcar em outra e isso foi dando certo. Eu como batata doce e cozida e mostrei para ele que talvez o purê ficasse bom e ele gostou, o Belo percebeu que comida saudável não era horrível e ele foi se adaptando. Quando você olha no espelho e vê a transformação isso anima muito. A transformação refletiu em todas as áreas da vida dele, ele era um cara que dormia mal, não aguentava subir uma escada, fazia show e ficava cansado.Tudo isso aconteceu aos poucos e ele foi se apaixonando, Belo tem 24 anos de carreira e nunca tinha dançado em show, hoje ele dança e coloca regata. Estar bem mexe com o ego de qualquer pessoa e você passa a ter segurança pra fazer qualquer coisa”.

Belo não é um cara que vai à academia todos os dias, ele trocou a alimentação, começou a comer melhor e fazer musculação, pequenos hábitos que fazem toda a diferença.

TREINO PESADO

Os treinos variam muito da agenda de trabalho, às vezes Gracyanne treina dias seguidos sem descanso, pois nunca sabe como será o dia de amanhã, se vai rolar algum trabalho, algum evento ou alguma presença. Sempre que possível a musa treina com seu personal trainer, mas ultimamente por conta dos compromissos treina muito mais sozinha. “Quando estou fora de casa vou para academias diferentes, mas é difícil, pois preciso me adaptar ao ambiente, tem assédio dos fãs e faço questão de atender cada um, jamais vou deixar de tirar uma foto. Por isso eu treino sem folga quando posso, para não prejudicar os outros dias. A grande verdade é que quando eu tiver tempo eu vou treinar, à noite, de madrugada, a hora que for”, esclarece a morena.

Gracyanne é adepta ao cardio em jejum e está totalmente amparada pelo seu médico Paulo Muzy. “Quando o Muzy me indicou confesso que fiquei pensativa, por que já acordo morrendo de fome, mas confio extremamente no meu médico e realmente foi o que mais me deu resultado”. O Hit Gracyanne não faz. “Sou muito pesada, acabava me lesionando. Não gosto de corrida, adoro mesmo fazer o cárdio em casa, tenho uma escada, acordo e vou de pijama mesmo, mas quando estou viajando não costumo fazer não”.

Já na academia o treino de pernas é o favorito da musa e confessa que é só ficar um diazinho sem postar que os fãs já pedem por email, por directs, por mensagens e até mesmo por cartas, para ela gravar um “treino animal”, que é como ele foi intitulado por ela e por seus seguidores. Além da academia a morena gosta de fazer muitos esportes, mas a falta de tempo e sua vida agitada não permitem com que ela faça tudo. “Ano passado comecei com aula de tênis e com ginástica olímpica. Não sabia dar cambalhota, comecei pela flexibilidade, uma vez por semana e me apaixonei”. E confessa que a ginástica olímpica é um esporte que se ela pudesse se dedicaria muito mais. “É incrível, a sensação de quando você realiza um exercício difícil é inexplicável”. Sempre que tem tempo a morena se arrisca em outras atividades e gosta de variar bastante, pratica yoga, ballet fitness. “Pra mim é um desafio, eu gosto de desafios. Os meus ganhos são bem demorados, nunca tive um antes e depois, o meu corpo demora para receber o resultado. Nunca estamos satisfeitas, cada dia queremos mudar um pouquinho”.

Quanto ao maridão, cada um tem seu estilo de treino e seu personal. “Nós até vai pra academia juntos, mas cada um tem seu personal. Eu chego na academia e não falo mais com ninguém”.

A musa é vaidosa, mas não é muito de espelho, ela encontrou seu equilíbrio na boa alimentação e no estilo de vida saudável. Embora viva sempre maquiada, o que ela realmente gosta são os produtos para tratamento de pele, cremes, de prevenção e anti-idade, além de um trabalho de prevenção com o osteopata. “Eu trato bastante tempo com um osteopata, faço um trabalho de prevenção, pois adoro treinar pesado e o osteopata me ajuda nesse sentido, pois pra treinar pra sempre pesado eu tenho que estar bem. Eu me preocupo em me cuidar hoje para poder fazer o que eu faço a vida toda e ter uma vida saudável, ele trata meu corpo com um todo, preparando meu corpo para receber um treino pesado”, e por conta do corpo impecável Gracyanne faz muitas campanhas de roupas fitnes, suplementos alimentares, alimentação saudável, bolsas térmicas e é garota propaganda de muitas marcas.

BUMBUM NA NUCA

Outra marquinha registrada da Gracyanne é também o bumbum. A hastag #bumbumnanuca veio para ficar e as meninas enlouquecem com o bumbum durinho e perfeito da musa. “Nos eventos, elas pedem pra sentar, apoiar, tirar foto ao lado do bumbum, elas se divertem e eu também!”.

Instagram, Snapchat, hoje essas são as ferramentas que aproximaram de uma vez por todas a modelo dos seus fãs. “O snap me aproximou dos meus fãs, no face e no instagram as pessoas ainda duvidam se sou eu quando respondo e interajo, daí peço para correr no snap que vou mandar um beijo ao vivo, eles amam”.

Com a vida agitada Gra não consegue postar tudo no snap, ela posta o que acha mais relevante para não ficar muito cansativo, uma dica, um treino, uma motivação e quando deixa de postar se lembra das pessoas que encontra e dizem que por causa de uma frase, de uma resposta, a musa mudou a vida dela.

“Ninguém precisa treinar como eu, se alimentar como eu, por que realmente eu sou muito caxias, eu fujo a regra, sou chata e vivo bem com isso. Precisamos encontrar um equilíbrio, fazer o que realmente faz bem, independente do objetivo. Eu vejo que detalhes nos fazem continuar nesse caminho de motivação, nem sempre ligado ao treino, mas em outros fatores como provas, dinheiro pra comprar uma casa, pra tudo você precisa ter foco e se dedicar e a rede social fez isso, me faz me aproximar do meu fã”.

Segundo ela, antes ela tinha aversão de rede social, não teve nem Orkut e quando surgiu o Twitter usava, mas não interagia. “Quando surgiu o instagram o Belo me convenceu e falou que eu tinha que ter, foi aí que resolvi criar a conta e postar realmente o que eu gostava e o que eu achava que tinha relevância, meu dia a dia, meus treinos, minha alimentação. Comecei a postar e deu certo”.

Para quem curte a musa vale a pena ficar ligado nas redes sociais e acompanhar seu dia a dia recheado de treino e motivação. “As motivações na internet são positivas, lá tem de tudo, precisamos filtrar realmente o que precisamos. Eu me sinto referência nesse meio, mas costumo dizer que não me sinto uma musa fitness, estou mais pra vovó fitness, pois estou há muito tempo na área”, brinca.

E o futuro? “Tenho muitos planos, muitos sonhos. Acho que somos movidos a isso, a sempre estar querendo mais. Tenho muita vontade de ter um negócio meu relacionado a saúde, um sonho mesmo seria uma academia, com espaço para restaurante saudável, com receitas que todos comecem, com coisa fácil, preço acessível, para que todos possam frequentar. Um centro de treinamento com alimentação, com médicos bons, com fisioterapeuta”. A musa já recebeu várias propostas de abrir uma academia, muita gente quer relacionar o nome a um bom negócio, mas ainda não é a fórmula que ela quer. “Para colocar meu nome eu quero uma coisa mais completa e bem séria”.

Nascida em Campo Grande/MT, atualmente a musa está na ponte área Rio de Janeiro e São Paulo, pois a família da Gracyanne ainda permanece no Rio e logo tem o carnaval. Mas os planos do casal é ficar em SP. “Foram 18 anos morando no Rio, mas São Paulo é onde tudo acontece, é o centro de tudo, onde temos mais trabalho. Sou muito bem recebida em São Paulo. Onde tem carinho e trabalho, nós ficamos” e pode ter certeza que o carinho e trabalho não vão faltar a essa família e nós estamos na torcida.

Treino
Suplementação
Dieta
Receita do bolo

Raio X da Musa
Gracyanne Barbosa
Data de nascimento: 20/09/1982
Local de nascimento: Campo Grande/MS
Peso:
Altura: 1,75cm
Busto:
Cintura:
Quadril:

Redes Sociais:
Instagram: @graoficial
Facebook: www.facebook.com/GracyanneBarbosa
Site: www.gracyannebarbosa.com.br
Snapchat: ggraoficial

Comentários