SAÚDE

Dor de cabeça durante o treino é normal?

O treino em si pede cuidados com algumas variáveis para que obtenhamos bons resultados.

Dor de cabeça durante o treino é normal?

Treinar é algo motivador para muitas pessoas. Trata-se de um momento de prazer e satisfação pessoal por termos a oportunidade de cuidar da saúde e buscar metas estabelecidas. Porém, o que não podemos esquecer, é que enquanto treinamos e executamos algum exercício e seguimos nossa ficha de treino são muitas as razões para mantermos a seriedade e concentração no que estamos fazendo.

O treino em si pede cuidados com algumas variáveis para que obtenhamos bons resultados. Respeitar a intensidade do treino é primordial e vai variar de pessoa para pessoa, sendo que alguns praticantes não se adaptam a certos exercícios ou ângulos já estabelecidos pelos aparelhos, por exemplo. Algumas situações muito comuns são: ficar com a cabeça baixa enquanto realiza o exercício na mesa flexora, sentir incômodo por manter as pernas levantadas durante a execução do Leg Press 90º pelo retorno do sangue, etc. O principal e mais comum de encontrar entre os frequentadores de academias tem relação com a carga usada nos aparelhos. Muitos utilizam muito mais carga do que suportam. Além de não realizar o exercício de forma completa, as chances de desencadear uma grande pressão na cabeça são enormes.

Você já deve ter ouvido alguém falar ou você mesmo pode ter sentido dor de cabeça forte quando começou a correr, fazer musculação ou alguma outra atividade que exigiu esforço, isso pode acontecer por uma série de motivos: desidratação; contração muscular intensa, que pressiona os vasos e bloqueia o fluxo de sangue para o cérebro; respiração errada; ou até hipoglicemia.

É muito comum acontecer dos exercícios físicos desencadearem dor de cabeça e, em alguns casos, o incômodo durar horas para passar. Durante a execução do exercício, dependendo da intensidade, podemos contrair mais músculos do que os solicitados no exercício, como a musculatura da face, do pescoço e do ombro. Isso pode pressionar nervos e vasos sanguíneos, impedindo o fluxo sanguíneo. Nessa hora acontece aquela dor aguda na cabeça, que pode demorar para aliviar. Persistindo esse incômodo, o treino deve ser interrompido.

Mudanças no padrão e no comportamento do sono também podem explicar a dor, assim como a TPM, no caso das mulheres. O indicado é observar e ajustar os hábitos de vida para descartar os gatilhos citados e se o sofrimento persistir é importante procurar um médico.

Vale sempre a pena lembrar que a técnica bem aplicada durante o seu treino diminui, e muito, as chances de algo dar errado, pois além de pouparmos energia evitando contrair músculos que não são solicitados em certos aparelhos, o seu ganho de resultados com o exercício bem executado é de uma importância expressiva.

O treino consciente é envolvido por uma simples expiração durante a fase de maior força do exercício e uma inspiração durante a fase de preparação. É só olhar para os lados na academia para reparar praticantes com os rostos vermelhos e com as veias da cabeça saltadas durante suas séries. A sensação é de que é uma questão de segundos para explodir.

Procure sempre pedir auxílio para o profissional responsável no horário em que estiver treinando. Peça orientação e para que lhe ensinem a aplicar a técnica correta no exercício. Evite conversar durante a execução da atividade e não use celulares durante seu treino. É impressionante o número de pessoas no Leg Press, com pescoço torto para falar ao celular durante a execução do exercício e terminando com uma grande enxaqueca, tão forte ao ponto de fazer com que abandonem o treino. Treino bom, é treino consciente!

Comentários