MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Vince Taylor

Um dos mitos recordistas em número de vitórias

Mitos do Bodybuilding: Vince Taylor Vince Taylor tem atuado no setor de saúde, criação e promoção de fitness e musculação há mais de duas décadas.
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

A lista de mitos do bodybuilding, as verdadeiras estrelas de grandes campeonatos, como o Arnold Classic, está cada vez mais repleta de boas histórias e claro de muita inspiração. O nome da vez é o de Vincent Taylor, conhecido mundialmente por Vince Taylor. Nascido em 25 de agosto de 1956, nos Estados Unidos, Vince passou grande parte de sua vida adulta na Europa, mais precisamente em Berlim, na Alemanha. Lá ele descobriu sua verdadeira paixão pelo bodybuilding. Entre 1982 e 1983, dos 26 para os 27 anos ele pode acompanhar pela primeira vez, uma competição de fisiculturismo de verdade e a paixão foi imediata. No auditório da competição, sediada em Berlim, Vince viu em um dos concorrentes, uma estrutura física ‘monstro’, o que o inspirou logo de cara. O competidor era o fisiculturista John Brown. De John, Vince ouviu que tinha braços fortes e panturrilhas definidas e logo de cara foi incentivado a competir. Até aquele momento, Vince amava esse universo de treino, mas até então apenas treinava. Sua história começou a mudar quando viu em John sua verdadeira inspiração. Na época, ele era leitor das revistas do pai do bodybuilding, Joe Weider e ali também ia adquirindo bagagem para ingressar nesse universo. Ainda na Alemanha, Vince seguia as orientações de John Brown, que vivia na Califórnia. Pouco tempo depois, Vince foi convidado por John a voltar para os Estados Unidos, para viver na prática esse mundo dos treinos. Vince encontrou no bodybuilding o esporte certo para a vida e para a genética dele. Desde o princípio ele notou o potencial para seguir no fisiculturismo. Ao treinar, ele percebia que seu corpo respondia com facilidade, principalmente os braços e as panturrilhas. O bodybuilder atribui aos ensinamentos do mestre John Brown, das leituras em revistas, das horas focadas de treino e principalmente em comer muitas vezes durante o dia de maneira regrada, o seu sucesso neste esporte. Dentro da família, Vince sempre teve na esposa (antes apenas namorada), seu grande incentivo para seguir na carreira. Ela sempre foi parceira nos treinos e na dieta restrita, preparando todo o cardápio com muita disciplina. Ela o ajudava ainda na criação das poses para as competições. Essa parceria já dura 23 anos e dois filhos. Apesar de ter uma vida inteira voltada ao bodybuilding, Vince não torce para que os filhos sigam esse caminho. Um deles está no esporte, mas como corredor premiado nos Estados Unidos.

O SEGREDO É A MOTIVAÇÃO 

Um dos segredos de sucesso de Vince sempre foi a motivação. Pra ele, sempre foi preciso ter foco e um objetivo sempre traçado. Quando entendia o porquê de estar mais uma vez treinando na academia, ele via motivação para continuar seu caminho. Para ele é preciso criar um padrão individualizado de treino, afinal cada corpo é único. Contar o número de repetições, por exemplo, é dispensável. O importante mesmo é sentir quando é preciso continuar e parar. A primeira competição surgiu três meses depois do início da preparação de treinos e de dieta supervisionados por John Brown, o ano era 1984, em Berlim. Acompanhado de um amigo também atleta, Vince e ele se envolveram em dois acidentes de carro, em apenas cinco minutos, antes de chegar ao auditório da prova. Com o atraso dos acidentes, Vince perdeu a chance de competir na categoria que havia se inscrito, a de peso leve. Foi autorizado então a competir pela mesma categoria do amigo, a de super pesado. Ele imitou o amigo nas poses e levou a vitória pra casa. Aquela foi a primeira de muitas vitórias de sua carreira. Em 1988, ele se profissionalizou e alguns meses depois, conquistou seu primeiro campeonato profissional. Aquela vitória o qualificou para competir pela primeira vez o Mr. Olympia, acabando em terceiro lugar, mas projetando sua carreira internacionalmente. Algumas de suas maiores conquistas incluem o recorde de vitórias consecutivas no Master Mr. Olympia. Vince Taylor tornou-se um dos maiores fisiculturistas profissionais de todos os tempos, ganhando mais do que qualquer outro campeão. Ele era praticamente imbatível e tem uma técnica própria, chamada de Powerballz, uma dica para quem pratica musculação, que pode ser utilizada em qualquer grupo muscular, onde o foco é o movimento, tanto com os halteres como com as máquinas e não no peso utilizado. Até recentemente, detinha o recorde mundial em número de vitórias profissionais da IFBB, somando 22 vitórias. Essa marca foi recentemente superada pelo mito Ronnie Coleman, com 26 vitórias. Tanto como amador quanto profissional, Vince Taylor tem atuado no setor de saúde, criação e promoção de fitness e musculação há mais de duas décadas. Ele é treinador profissional certificado e um diretor/examinador da Associação de Treinadores Profissionais. Possui academias de ginástica nos Estados Unidos e nunca parou de treinar, apenas de competir. A última competição aconteceu em 2007, aos 50 anos, no Arnold Classic, quando ficou em 11º lugar.

Os principais destaques de Vince Taylor no bodybuiding são:

2007 – Arnold Classic - 10º lugar2007 – Pro australiano - 3º lugar2006 – Mr. Olympia - 11º lugar2002 – Mr. Olympia - 2º lugar2001 – Mr. Olympia - 1º lugar2000 – Mr. Olympia - 1º lugar1999 – Mr. Olympia - IFBB - 1º lugar1999 – Arnold Classic - IFBB - 6º lugar1998 – Arnold Classic - IFBB- 3º lugar1997 – Arnold Classic -IFBB - 5º lugar1997 – Olympia Masters - IFBB - 1º lugar1996 – Arnold Classic - IFBB- 4º lugar1996 – Grand Prix Russia- IFBB - 3º lugar1996 – Mr. Olympia – Mestres - IFBB -1º lugar1995 – Grand Prix Inglaterra - IFBB - 1º lugar1995 – Grand Prix France - IFBB - 1º lugar1995 – Grand Prix Ucrânia - IFBB - 1º lugar1995 – Cataratas do Niágara Pro Invitational - IFBB -1º lugar1994 – Ironman Pro Invitational - IFBB - 1º lugar1993 – San Jose Pro Invitational - IFBB - 1º lugar1992 – Arnold Classic - IFBB- 1º lugar1992 – Pittsburgh Pro Invitational - IFBB - 1º lugar1991 – Arnold Classic- IFBB- 3º lugar1991 – Mr. Olympia - IFBB - 3º lugar1989 – Mr. Olympia- IFBB - 3º lugar1988 – Nationals - NPC - 1º lugar1988 – Nationals - NPC, dos meio-pesados - 1º lugar1987 – Mr. America - AAU, Médio - 1º lugar1984 – Mr. Berlim Peso Pesado - 1º lugar

Comentários