ESPORTES & EXERCÍCIOS

Preparando um atleta paralímpico, com Daniel Dias

O paratleta Daniel Dias é uma das estrelas brasileiras da Natação. Com ele, o país tem potencial para levar o ouro nesse Rio 2016!

Preparando um atleta paralímpico, com Daniel Dias A preparação de Daniel já é de longa data.
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Recordista brasileiro com 15 medalhas em Jogos Paralímpicos, Daniel Dias é a fera da Natação, a promessa de ouro nos Jogos Rio 2016, durante as Paralimpíadas, que acontecem entre os dias 7 a 18 de setembro. Com má formação congênita dos braços e na perna direita, Daniel nasceu em 24 de maio de 1988 e é considerado o maior atleta paralímpico brasileiro. “Essa será um emoção única e muito bacana. Poder participar de uma Paralimpíada já é um sonho de qualquer atleta, agora imagina poder participar e ainda mais em casa. Será fantástico!”, diz Daniel que ainda pede o apoio da torcida: “Tenho treinado bastante. Espero representar bem o meu país nesta Paralimpíada. Contamos com a torcida de todos para todos nossos atletas. Todos que estarão lá darão o seu melhor para representar o país. Obrigado pela torcida”, se emociona Daniel.

MARCOS ROJO PRADO, O TREINADOR 

Conversamos ainda com Marcos Rojo Prado, o técnico desportivo da Natação, responsável pelo treinamento de Daniel Dias. Antes de falar sobre a preparação do atleta, Rojo confidenciou sobre a emoção de estar à frente de uma Paralimpíada em casa. “É uma emoção muito grande poder estar com a arquibancada cheia de torcedores e na maioria deles brasileiros, torcendo pelos nossos atletas, podendo levar a família para prestigiar. Aqui a mídia poder divulgar bastante os resultados dos atletas, pode mostrar que somos atletas de verdade, de alto rendimento e que não somos ‘coitadinhos’. Será muito importante para nossa modalidade, para nossos atletas e para as comissões técnicas”, conta Rojo. A preparação de Daniel já é de longa data. “Sempre começamos uma preparação quando termina uma outra Paralimpíada, por exemplo, quando acabaram as Paralimpíadas de Londres 2012, iniciamos um novo ciclo de 4 anos, de 2013 a 2016 e assim por diante. Depois da Rio 2016, nos prepararemos para mais um ciclo de 4 anos com foco em Tókio 2020”, diz o técnico. A preparação da Daniel Dias consiste em um macro ciclo, dividido em meso ciclos e micro ciclos, normalmente em duas temporadas (blocos) de 16 a 20 semanas. Esse treinamento é dividido em base, força e velocidade. Toda a preparação dura uma média de 32 a 40 semanas, dependendo do cronograma de competições do ano Mundial/Parapanamericano/Paralimpíadas). Daniel acorda entre 6h30 e 7h e segue para o treino na piscina, que acontece todos os dias, das 8h às 9h30. De segunda, quarta e sexta-feira, acontece a preparação física, das 10h às 11h30. De terça e quinta-feira, Daniel passa por diferentes tipos de massagens. Os treinos principais acontecem em dias esporádicos, no período da tarde, das 16h às 18h.

FOME DE CAMPEÃO

Café da manhã Pão integral ou de biomassa + queijo magro Suco natural ou suco verde ou salada de frutasMix de fibras (aveia ou quinoa ou linhaça )

Lanche da manhã Pão integral ou de biomassa + ovo mexido Suco natural ou suco verde ou salada de frutasMix de sementes (gergelim ou abóbora )

Almoço 100g de carne magra ou peixe ou frango Arroz + Feijão = livreCarboidrato extra: farinha de milho ou batata ou mandioca ou pão / massa Total = 4 porções Salada de 3 cores: folhas, legumes e/ou fruta

Lanche (pré-treino)Pão de forma ou batata doce ou torrada + geleia ou mel ou goiabada ou pasta de amendoimSuco de uva ou água de coco ou açaí

Lanche (pós-treino)Suco vermelho (beterraba + água + espinafre ou hortelã + cenoura ou salsão + gengibre)

Jantar*O mesmo do almoço

Lanche da noite Iogurte ou leite tipo AFruta / abacate ou cereal Mix de castanhas (caju/ amêndoa/ amendoim/ Pará)

Suplementação:Pré-treino: 4g de BCAA + 3 cápsulas de repositor energético

Intra-treino: 1ª hora – água + 2ª hora – carbo (gel/ repositor energético/ maltodextrina/ isotônico) e 4g de BCAA

Pós-treino intenso: 1 scoop de repositor energético Pós-treino: 25g de whey protein isolada + 3g de creatina + 3g de glutamina + 800mg de beta-alanina

Daniel DiasSite: www.danieldias.esp.brFacebook: facebook.com/danieldias.esp.brInstagram: @danieldias88

Comentários