HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Atemoia

Do cruzamento da fruta-do-conde e da cherimoia, nasce uma riqueza em sabor e nutrientes

Hortifruti de A a Z: Atemoia A atemoia apresenta baixo conteúdo de lipídeos e fibras alimentares em boa quantidade
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O abecedário do Hortifruti está apenas começando. Algumas boas opções com a letra A já foram apresentadas e se encerram com uma fruta de paladar e aparência peculiares. Por fora, a atemoia apresenta uma casca verde com aparência bruta e por dentro, oferece aproximadamente 70% de água. Essa fruta tem origem do cruzamento da fruta-do-conde e da cherimoia. A atemoia pertence à família Anonácea, composta por frutos típicos tropicais. Comparada com a fruta-do-conde, por exemplo, a atemoia é maior, mais doce e possui menos sementes, - que se soltam da polpa facilmente e por estes motivos, ela tem mercado garantido tanto no Brasil, como fora daqui. No país, ela é cultivada nas regiões Sudeste e Nordeste. “A atemoia fornece vitaminas fundamentais para o organismo, são elas: vitamina C, que aumenta as defesas imunológicas; vitamina B6, que contribui na preservação do bom humor através da ação do triptofano e da serotonina; vitamina B3, que reduz a fadiga muscular no pós-treino e nas atividades do cotidiano; B1, que promove a saúde da pele, cabelos, brilhos nos olhos e, B2, que atua nos processos oxidativos contra radicais livres e envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Cássia Bonar. Segundo a nutricionista, a atemoia apresenta ainda baixo conteúdo de lipídeos e fibras alimentares em boa quantidade. Os carboidratos presentes, por exemplo, perfazem apenas 25% do valor total calórico da fruta. “As cascas e as sementes representam 40% do total do fruto e possuem a maior quantidade de nutrientes, podendo ser aproveitadas na alimentação, agregando alto valor nutricional à dieta”, afirma a profissional. Com tantas propriedades nutricionais, com restrição das pessoas que possuem qualquer tipo de alergias relacionadas ao consumo, todas as pessoas podem consumir a atemoia. “O fruto maduro é, além de saboroso, bastante sacietógeno, ou seja, ideal para o emagrecimento, o que torna esta fruta um excelente lanche da tarde ou opção saudável para saciar aquela vontade inesperada de comer doces”, conta Cassia Bonar. A nutricionista recomenda a quantidade ideal, ser aquela que se adapta ao plano alimentar que o indivíduo segue. “No caso de uma pessoa diabética, por exemplo, o médico ou nutricionista aconselhará consumir de acordo com a quantidade de insulina, ou reações que a frutose possa causar à glicemia do paciente e também aconselhará a não consumir estando em jejum de mais de três horas, sempre dentro de um planejamento alimentar”, diz a nutricionista. Já para uma pessoa que está em processo de emagrecimento, a quantidade calórica deverá ser ajustada ao plano alimentar seja a fruta in natura ou como ingrediente de alguma preparação culinária. “O importante é beneficiar-se de suas propriedades na quantidade suficiente para cada um”, frisa Cassia.

AS POSSÍVEIS INDICAÇÕES 

Os flavonóides e os antioxidantes também estão presentes nessa fruta, o que a torna um produto muito interessante para tratamentos associados à nutrição e à beleza, já que combatem os radicais livres, protegendo as moléculas do organismo contra processos carcinogênicos, ou seja, de formação do câncer. Por conter diferentes benefícios em sua tabela nutricional a atemoia é indicada no combate de resfriados e gripes, pois contem muitas fibras em sua composição, essa fruta também é indicada para prisão de ventre. “A atemoia é capaz de auxiliar a manutenção de um bom funcionamento do intestino, além de dar a sensação de saciedade. Essa fruta se destaca ainda por ser energética e, por isso, pode ser consumida tanto por atletas amadores, quanto profissionais”, explica a nutricionista Thais Verdi. Outro destaque merecido é a grande quantidade de potássio contida na polpa. “O potássio é um vasodilatador natural, sem contra indicações, sendo útil para o corpo equilibrar a quantidade de água no metabolismo. Logo ele contribui para baixar o nível da pressão arterial”, conta Thais Verdi. A hipertensão é uma doença crônica que requer cuidados médicos, dieta elaborada por nutricionista e acompanhamento profissional para exercícios físicos. “É claro que uma fruta que possui 300mg de potássio em uma porção de 100g torna-se bastante recomendável para hipertensos”, afirma Cassia Bonar. O mineral potássio na dieta age também como regulador do sódio, tornando a qualidade de vida melhor para o paciente. Mas a atemoia sozinha não fará seu trabalho contra a hipertensão. “Essa doença silenciosa, precisa ser combatida com hábitos saudáveis e mudança de estilo de vida. Incluir atemoias nessa mudança é uma boa pedida”, orienta Cassia Bonar.

 

DICA DA NUTRI

“Além de ser muito saborosa in natura, a atemoia permite a elaboração de receitas muito atraentes. Como integrante de salada de fruta, batida com iogurte ou leite, mousses, manjares e sucos, a atemoia se destaca pela textura e sabor característicos. Seus grânulos doces que ficam próximos à parte interna da casca, conferem uma personalidade diferenciada a este fruto híbrido”, destaca Cassia Bonar.

Por ser uma fruta doce e de fácil digestão, a atemoia in natura é excelente como lanche da manhã, sobremesa ou lanche da tarde.

FONTES CONSULTADAS:Cássia Bonar: Nutricionista, especialista em transtornos alimentares Pelo Instituto de Psiquiatria do HCFM USP e em Educação em Saúde Pela UNIFESP – CRN 26362

Comentários