ENTENDA TUDO SOBRE

Entenda tudo sobre: Varizes

Acredita-se que mais da metade da população adulta tenha algum tipo de varizes nas pernas

Entenda tudo sobre: Varizes

1) VARIZES Elas são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que mais comumente ocorrem nos membros inferiores, mas podem ocorrer em outros locais, como útero, pélvis, vulva, esôfago, reto (hemorroidas) etc. As varizes são quase uma característica da raça humana. Acredita-se que 70% da população adulta tenha algum tipo de varizes nas pernas, desde as microvarizes até as varizes de grosso calibre. As mulheres são mais predispostas ao problema na proporção aproximada de três mulheres para cada homem.

“As características anatômicas das paredes das veias que são mais frágeis e a influência dos hormônios femininos na mulher já a torna mais propensa. Além disso, a mulher convive com alguns fatores desencadeantes que o homem não vive como, por exemplo, anticoncepcional e gravidez”, explica o angiologista e cirurgião vascular, Dr. Antonio Silvio de Oliveira Prudêncio. “Falando dos membros inferiores, as varizes mais frequentes são de causa primária e obedecem uma predisposição genética, com algum componente hereditário, já as varizes secundárias causam outras doenças como trombose e má formações vasculares”, explica Dr. Ivanésio Merlo, angiologista, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

2) O SURGIMENTO DELAS Segundo o médico cirurgião vascular, Dr. Alexandre Amato, as varizes primárias começam a aparecer mais frequentemente na segunda e terceira década de vida, enquanto que as varizes secundárias iniciam mais tardiamente na vida, em torno da quinta década de vida, mas podem ocorrer em qualquer idade. A causa é sempre inerente à estrutura biológica do vaso. É uma alteração biologicamente determinada e influenciada pela hereditariedade. “Os fatores desencadeantes ou de risco podem ser: sexo feminino, obesidade, gravidez, uso de anticoncepcionais orais ou injetáveis, sedentarismo, hábito intestinal muito ressecado, profissões com longos períodos em pé, entre outros”, explica o Dr. Antonio Silvio Prudêncio. “Quando pai e mãe apresentam a doença, a chance do filho ou filha herdar é de 90%. Quando pai ou mãe têm varizes, o risco vai de 25% a 62%, mas, mesmo quando nenhum dos dois tem varizes, ainda há uma chance de 20%”, explica Dr. Amato.

3) E OS SINTOMAS, QUAIS SÃO ELES? Já sabemos que as varizes podem estar presentes na vida de homens e mulheres. A percepção para ambos é a mais variada possível. Quem tem varizes pode sentir uma sensação de ardência, queimação, câimbras, peso e cansaço nas pernas. No corpo, podem surgir sinais como inchaço, escurecimento nas pernas, culminado com o aparecimento de ferida, a tão temida úlcera varicosa, que na maioria das vezes é de difícil cicatrização. “Entretanto, o mais perigoso para o doente portador de varizes é a maior possibilidade de desenvolver uma trombose nas pernas e sua consequente embolia pulmonar, que pode ser fatal”, salienta Dr. Merlo. “Obviamente, como as varizes são visíveis a olho nu, o fato de ver as veias varicosas também é um sintoma”, afirma Dr. Amato.

4) VARIZES X VASOS DILATADOS Existe diferença entre vasos dilatados e as conhecidas varizes? A grande diferença é se o vaso em questão mantém sua função preservada. Homens, por exemplo, tem muitas veias evidentes e até dilatadas, como nos fisiculturistas, com função normal e paredes íntegras. “Já as varizes são vasos que perderam a arquitetura da parede por degeneração da camada média (camada elástica) e deformam-se perdendo a função normal (fluir, conduzir o sangue, passando a permitir que o sangue fique estagnado dentro dele ou reflua)”, explica o Dr. Antonio Silvio Prudêncio.

5) MITO OU VERDADE? Existem muitos mitos e verdades que envolvem essa temática e muitos deles dizem, em sua maioria, respeito às mulheres. Todo cuidado é pouco!

A - A depilação e o cruzar de pernas causam varizes?

“Não causam. Mas a depilação com métodos quentes pode ser desencadeante de vasinhos em pessoas que já tem propensão a ter vasinhos”, explica Dr. Prudêncio.

B- O uso de anticoncepcional faz surgir varizes nas mulheres?

“Sim, nas mulheres que já possuem predisposição genética para as varizes aumentam sim as chances de desenvolver a doença quando fazem uso dos hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais. Alguns hábitos ou atitudes, como o sedentarismo, além da hereditariedade, também podem levar a doença varicosa. Não é somente a pílula a grande vilã das varizes”, explica o cirurgião vascular, Dr. Caio Focássio.

C- Ficar muito tempo em pé ou sentado e o excesso de peso, são outras causas do aparecimento de varizes?

“Sim. O sistema venoso das pernas depende de um fluxo de sangue ascendente saudável, sem pressão nesse sistema e sem refluir (inverter a circulação para descendente). Tanto a permanência em pé, como a obesidade criam dificuldades para este fluxo de sangue ascendente por aumentar o congestionamento do sistema venoso das pernas”, afirma Dr. Prudêncio.

D - O uso de salto alto ou muito baixo pode provocar varizes?

“Isto é uma verdade relativa. Porém, todo calçado que dificulta a flexão natural dos pés ao andar ou limita o trabalho eficaz das panturrilhas como bomba (coração venoso), dificulta a circulação ascendente do sangue e aumenta o congestionamento do sistema”, diz Dr. Prudêncio.

6) TRATAMENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS Para quem imaginar que esse é um ‘mal que não se acaba’, fique tranquilo, existe tratamento para dar fim às varizes e um alerta: “Somente o médico especialista (angiologista e/ou cirurgião vascular) está capacitado a tratar esse grave problema”, orienta Dr. Merlo. Segundo o profissional, os tratamentos são em função do problema apresentado pelo paciente. Os sintomas são tratados com medicamentos, via oral e com meias elásticas nas pernas. As microvarizes são tratadas em consultório com injeções esclerosantes ou laser transdérmico. As varizes maiores, dependendo do caso, podem ser tratadas com espuma densa, cirurgia convencional, como sempre foi feito ou mais modernamente com endolaser e radiofrequência.

7) MEXA-SE E PREVINA-SE! A prevenção efetivamente é realmente impossível alcançar, pois a causa das varizes é um processo biológico na parede das veias em quem já tem tendência. Porém, alguns hábitos de vida podem retardar o aparecimento, diminuir a progressão e evitar complicações. Os principais são: combate ao sedentarismo, imobilidade e obesidade; encurtar o tempo de uso de anticoncepcionais; seguir orientações médicas relacionadas a varizes durante a gestação; adotar meias elásticas para uso diário, especialmente profissionais com longos períodos em pé, sentados e estáticos. “Vale lembrar que nenhuma medicação evita varizes. Acrescente ainda à lista não fumar, manter dieta rica em fibras e intestinos bem regulado. Procure tratar precocemente as pequenas alterações vasculares que vão surgindo. Essa ainda é a melhor forma de impedir o aparecimento de quadros mais avançados e complicados”, orienta Dr. Prudêncio.

Para completar Dr. Caio Focássio aponta os cinco melhores exercícios para atuar na prevenção das varizes. Confira:

A- Caminhada: Aposte em uma caminhada até o trabalho ou reserve pelo menos 30 minutos para isso todos os dias.

B- Ciclismo: Pedalar ativa a circulação das pernas ajudando a função dos vasos sanguíneos.

C- Hidroginástica: O contato com a água exige ainda harmonização de movimentos da musculatura e ajuda a funcionalidade da circulação.

D- Musculação: Prefira as repetições nos exercícios ao excesso de carga. Dessa maneira é possível ativar a panturrilha e estimular o retorno venoso.

E- Pilates: A prática é focada no tônus e no fortalecimento da musculatura e promove a oxigenação do sangue, relaxamento e alívio das dores crônicas, entre outras vantagens para quem tem predisposição a ter varizes.

FONTES CONSULTADAS:

Dr Alexandre Amato: Médico cirurgião vascular, com atuação em Angioradiologia e Cirurgia EndovascularDr. Antonio Silvio de Oliveira Prudêncio: Médico angiologista e cirurgião vascularDr. Caio Focássio: Cirurgião vascular e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia VascularDr. Ivanésio Merlo: Médico angiologista e cirurgião vascular. Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)

 

Comentários