FIQUE POR DENTRO

Cuidando da visão

Comer verduras diariamente pode baixar o risco de desenvolver glaucoma em 20% ou mais, ao passar dos anos.

Cuidando da visão

Ao contrário da catarata, que é uma doença ocular que leva à cegueira reversível, a perda de visão por glaucoma é irreversível e atinge um milhão de brasileiros. Um estudo conduzido pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que comer verduras diariamente pode baixar o risco de desenvolver glaucoma em 20% ou mais, ao passar dos anos.

De acordo com o diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, Renato Neves, o glaucoma está relacionado com a pressão ocular. “Quanto maior a pressão do olho, maior também é a chance de ocorrer lesão do nervo óptico e consequente perda do campo visual. Essa doença faz com que as fibras do nervo óptico sejam danificadas lenta e progressivamente, criando pontos cegos que não podem ser recuperados”.

A gravidade do glaucoma faz com que estudos como o de Harvard sejam fundamentais – já que a doença pode ser prevenida. A equipe liderada pela médica Jae Kang acompanhou 64 mil pacientes entre 1984 e 2012 e outros 41 mil pacientes entre 1986 e 2014. Os homens e mulheres avaliados tinham mais de 40 anos, mas nenhum tinha glaucoma no início do estudo.     Após 25 anos de acompanhamento, 1,5 mil pessoas desenvolveram glaucoma. “O glaucoma é influenciado pelo fluxo de sangue no nervo óptico. Uma substância chamada óxido nítrico desempenha um importante papel na regulação do fluxo sanguíneo. Como as saladas e verduras contêm nitratos – que são precursores do óxido nítrico – elas fazem muito bem à visão”, afirma Renato Neves.

Comentários