SAÚDE

O corpo envelhece a cada dia

É possível conseguir atrasar esse processo?

O corpo envelhece a cada dia

De uma coisa todos têm certeza: o envelhecimento é inevitável. Mas em que momentos são notadas linhas de expressão mais evidentes, cabelos mais fracos, potencial de cicatrização mais lento? É possível conseguir atrasar esse processo?

Essas questões embasaram uma recente pesquisa realizada pelo professor de dermatologia da Harvard Medical School, Dr. Alexa Kimball. "O objetivo e trunfo da pesquisa foi descobrir o que acontece abaixo da superfície da pele na esperança de desvendar o segredo de ouro de forma a afetar e talvez até mesmo reverter esses primeiros sinais de envelhecimento, bem como o que acontece fisiologicamente", diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da American Academy of Dermatology (AAD) e CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.

Segundo a dermatologista, uma das questões interessantes encontradas pela pesquisa diz respeito à mudança da questão dos sinais de envelhecimento em relação à idade. "Muitos acreditavam que até aos 35 anos estávamos fisiologicamente ótimos e a pesquisa demonstra que a cada época, devido à poluição, ao aumento do nível da radiação solar e outros efeitos, os processos celulares mudam e os efeitos cumulativos do envelhecimento aparecem mais precocemente e todos juntos, principalmente naquelas pessoas que não têm um cuidado preventivo adequado", esclarece a Dra. Claudia.

Comentários