MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº41 - Fernanda D'Avila

A musa da cinturinha fina mais famosa do mundo fitness!

Chegar bem de corpo e alma aos 30 anos, é um dos novos desafios da mulher moderna.
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

A história desta vez vai ter um início diferente. Antes de contar como começou toda a trajetória de sucesso desta capa, o foco será a fase mais atual da carreira da modelo Fernanda D’avila, ou seja, um dos melhores momentos de toda a sua vida.

Chegar bem de corpo e alma aos 30 anos, é um dos novos desafios da mulher moderna. Antes, um dos maiores desafios femininos era chegar aos 40 anos, hoje encarado apenas como recomeço de uma vida. Os 30 anos ou os 3.0, como essa idade é tratada de uma maneira mais leve, marcam uma fase de amadurecimento da vida da mulher.

‘De repente trinta!’ e agora? Se você mulher ainda não encontrou a inspiração certa para conquistar muitos elogios nos anos seguintes que virão, tenha em Fernanda D’avila um ótimo exemplo. Uma das mais belas musas do Balé do Faustão é dona de um dos shapes mais desejados do momento: o slim.

Do inglês: esbelto, esse é um dos objetivos mais procurados pela ala feminina da atualidade, que procura incessantemente se enxergar cada vez mais fininha e definida. Fernanda até pode parecer grande nas fotos (tudo requer posicionamento para o clique perfeito), mas quem a conhece pessoalmente vê o quão fina (no mais literal da palavra) ela é. Para se ter uma ideia, quando o ensaio das fotos desta capa começou, a morena nos confidenciou que algumas roupas utilizadas nas fotos foram ajustadas para as medidas dela.

“Muitas vezes preciso mandar ajustar minhas roupas, chego a vestir peças para crianças de 12 anos. Sou fininha mesmo”. A beldade ostenta com muita alegria, o manequim 36. “Nunca consegui conquistar um corpo 100%, mas tenho esse estilo mais slim e acredito que as pessoas curtam esse shape. Tento ficar maior, mas hoje me aceito ser magra e definida, por isso consigo brincar nas fotos e ser qualquer tipo de mulher”, conta. Para ela, o perfil que ostenta hoje é sucesso fora do Brasil: “Nos Estados Unidos e México, por exemplo, o público e o mercado adoram as magrinhas e definidas”, entrega a gata.

Anos atrás, antes de começar a marcar o corpo com a definição que tem hoje, Fernanda se achava feia, pois segundo ela, tinha muito cabelo e seios grandes. Ser magra, naquela época era muito desagradável para o olhar da bailarina. E tudo começou a trilhar um caminho de sucesso com orientação profissional.

O ano era 2010 quando Fernanda conheceu o personal trainer Julinho. “Ele logo de cara me perguntou: você quer ser apenas uma “magrela” ou uma “magrela” saudável e definida? E eu, é claro, buscava ter meu corpo mais torneado”, conta. A partir daí foi quando toda a transformação teve início na vida de Fernanda, com a mudança de corpo e principalmente de mente.

O personal traçou um plano de transformação e em oito meses Fernanda foi acompanhada de perto por uma equipe composta por nutricionistas para aprender a se alimentar melhor e suplementar corretamente.

“Nesse tempo, aprendi a treinar direito, a me alimentar direito e a dar o descanso necessário para o meu corpo. Eu treinava o dia todo, tudo errado, pegava muito peso, executava tudo errado, comia errado. Todo esse conhecimento transformou a minha vida. Essa equipe acreditou em mim e minha vida mudou completamente”, revela a morena.

“As pessoas acham que a gente fica bem da noite para o dia. Nunca tive um corpo atlético. Foi um processo longo e tive que me privar muito para conseguir manter o corpo que tenho hoje. Primeiro é a mente e depois a transformação do corpo. Meninas não façam nada que traga um resultado rápido e sem saúde. É difícil, mas não impossível”, orienta a musa da cinturinha fina.

Fernanda é carioca, mas devido aos compromissos do programa Domingão do Faustão, onde já atua há 7 anos, ela acaba se dividindo entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde os ensaios e a transmissão do programa no domingo acontecem quase que em sua totalidade na terra da garoa. Como o personal atende somente no Rio, em Sampa a morena aciona um time de peso quando o assunto é treino correto

Além de seguir os conselhos dos próprios profissionais das academias que frequenta, ela ainda consulta os amigos e personalidades fitness. “Gosto de trocar experiências e ideias de treinos, aprender - com profissionais - nunca é demais”, conta a musa. Com os conselhos pra lá de acertados, Fernanda chega à academia e lá busca sempre um treino rápido, pois evita um maior desgaste físico para não secar muito. Ela perde peso com muita facilidade. “Tenho consciência de treinar pelo menos três vezes na semana e me alimentar super regrada”, confidencia.

“Não quero ficar grande nem magra, quero manter minha definição, sem celulite. Não sou perfeita, mas busco estar bem. Me sinto feliz em conseguir manter um trabalho feito anos atrás.
Procuro inspirar amigos e seguidores pela Internet. Não tenho noção de quantas pessoas ajudo, mas recebo muitos recados de pessoas que emagreceram e melhoraram o shape, inspirados no meu trabalho”, completa.

A TAL DA CINTURINHA

O título de ‘musa da cinturinha fina’ foi conquistado por Fernanda através das publicações de suas fotos via Instagram. Na rede social, a bela começou a publicar fotos que tirava dentro do elevador. Ali, se posicionava em uma pose que marca perfeitamente um dos pontos mais bonitos de seu corpo: o abdômen trincado. “Tudo tem um truque, um jeito para me posicionar diante das câmeras. É óbvio que tenho a cintura fina, mas o lance é posicionar bem para as fotos”, revela o segredo. Dos posts nas redes sociais foram surgindo os primeiros contratos publicitários deste meio fitness. Uma das campanhas de maior repercussão na época foi estrelada ao lado de Felipe Franco e Sue Lasmar, que inclusive já foram capa da SuplementAção, “Sou fã mesmo, o shape dos dois é dos sonhos!”, diz. Ela e Sue foram tratadas na época, - também pela mídia, como as ‘gêmeas do fitness’, pela semelhança física. Inclusive a amizade das duas teve início depois que Sue procurou Fernanda para falar sobre essa tal semelhança. Ela veio para o Brasil para conhecer Fernanda e as duas fotografaram juntas aqui. A parceria se transformou em amizade e muitos treinos feitos tanto aqui no Brasil, como em Miami, onde Sue vive.

O físico dessas amigas impressiona tanto, que ambas já tiveram convite para competirem como fisiculturistas. Sue já encarou o desafio, mas Fernanda nem pensa nisso. “Pedem para que eu suba aos palcos na categoria bikini, mas eu não tenho coragem. Para ser atleta, tem que ter muita dedicação. Eu tenho a minha, mas não tão restrita como é a vida deles. Admiro demais todas as categorias, mas esse estilo de vida não se encaixa com a minha rotina”, explica a bailarina.
Fernanda se considera uma atleta da vida real. “Acordo cedo, trabalho, arrumo a casa, tem os dias em que me permito não fazer nada ou comer besteira”. Ela se considera uma pessoa normal, apenas regrada. “Tenho objetivo e muito foco em tudo o que faço. Hoje consigo me manter slim só com alimentação e suplementação. O treino me ajuda a definir”, revela.

O shape da musa da cinturinha fina não se restringe a isso. A ordem dela é alimentação + suplementação, treino e estética. “Os tratamentos estéticos são importantes pra mim. Hoje faço tratamento contra celulite e flacidez”, diz. A morena colocou ainda próteses de silicone. “Eu usava o número 46. Quando meu corpo começou a se transformar, perdi a gordura ruim e o peito sumiu. Coloquei as próteses para elevar a auto estima e estou super satisfeita”, conta.
Formada em Fisioterapia ela nunca atuou na área, mas trocou sua profissão por uma escolha super acertada.

SE VIRA NOS 30

Convidada por uma amiga, aos 22 anos, Fernanda passou por um teste para integrar o Balé do Faustão. O teste aconteceu no domingo de manhã e à noite, ela recebeu uma ligação da produção dizendo que havia sido aprovada. Para entrar para o time de Fausto Silva, a morena teve que ‘Se virar nos 30’ para aprender em quinze dias, mais de 50 coreografias que já estavam sendo ensaiadas pelas demais integrantes e tirou tudo de letra.

“Devo ao Fausto a minha evolução profissional e também a pessoal. O programa me dá muitas chances de crescimento”, conta a morena, que hoje não só dança no balé, como também faz parte do casting de merchandising do programa e seu espaço na TV vem aumentando a cada domingo. “Realmente adoro o que faço e sinto um frio na barriga todas as vezes que vou para a frente das câmeras”, conta.

A imagem da Fe vende saúde, beleza e qualidade de vida, por isso sua aparição nos merchandisings é constante a cada domingo na telinha do programa global.

SEGREDOS DA MUSA

Por falar em aparecer bem, vamos entregar aqui um pouco da dieta que a musa faz. “A reeducação alimentar fez toda a diferença, mudei completamente meus hábitos. Comia sem pensar nas consequências.” Há muito tempo, Fernanda cortou frituras, empanados, hambúrgueres, batata frita, lasanha de micro-ondas, entre outras ‘gordices’. Ela cortou o leite, o que fez grande diferença no dia a dia e principalmente na pele. “Tirei também todos os derivados do leite que faziam parte da minha rotina e fui percebendo que ele me fazia mesmo mal. Adorava um achocolatado e hoje não posso nem chegar perto”, revela. Há muito tempo, Fernanda também não come pão e aderiu à tapioca como substituição.
A bela prefere ainda um carboidrato que vai sustentar, sem deixar estufada, como a batata doce. Fernanda também não costuma levar açúcar pra casa. “Não compro óleo nem açúcar há alguns anos. Quando minha mãe está em casa já sabe que para adoçar o café a opção é adoçante. Eu mesma consumo muitas coisas sem adoçante”. Com essas restrições todas, Fernanda sentiu muita diferença com o sumiço das celulites e na melhora do tônus muscular.

Hoje ela é adepta de batata doce, inhame, aipim, macarrão integral. Quando está em São Paulo, como mora em um flat, Fernanda conta com uma empresa especializada em comida fit para ajudá-la, fornecendo a ela diariamente as marmitas bem balanceadas.
Todos os dias, ela abusa da salada e adora suco de limão para acompanhar as principais refeições e também em jejum. Fernanda gosta também de chá zero e água. Quando sai da linha, ela come mesmo! Adora sorvete e pizza e pra isso aprendeu uma receita light de pizza de tapioca (que está nessa matéria!).

Para não se tornar antissocial, se permite em festas ou encontro com amigos, para comer alguma coisa que não está na dieta. “Pra casa eu não levo nada dessas coisas, mas quando estou com meus amigos, eu me permito”. Em férias recentes em
Las Vegas e nos parques da Disney, ela levava mochila com barra de proteína e frutas, mas comeu hambúrgueres também.

“ Saio, mas na verdade não saio totalmente da dieta. Então se não estou em preparação para nada, me permito comer um chocolate. Agora, quando estou focada na dieta, tomo água para disfarçar a vontade”, confidencia. Sou super a favor de comer uma besteira ou outra, porém, não dá para fazer isso todo o final de semana. Não pode, hein, galera!!

APP da Fe
Fernanda compartilha todos os seus segredos de treino, alimentação, looks e o seu dia a dia com fotos, vídeos e textos exclusivos, em um aplicativo próprio para celular. Nele, ela proporciona novidades para aqueles que baixam seu aplicativo, além de sorteios e encontros para treinos com usuários do App. Corre lá e confere, no appsto.re/BR/IFGD6.i

RAIO-X DA MUSA

Fernanda D’avila
30 anos

Data de nascimento: 23/08/1985
Altura: 1,69m
Peso: 56kg
Busto: 92cm
Cintura: 64cm
Coxa: 55cm
Quadril: 89cm

Equipe: Julinho Personal, Nutricionista e Chef Tonton Health Coach, Talita Aguilar e Tatiane Aguilar (estética)

Patrocinadores: Shredz, Hipkini, Fuel, Maria Gueixa, Corpo Ideal
Pronto Light, Flavor God, Studio Andrea Mello Odontologia e Ellegance Sante

Redes sociais:
Site: www.fernandadavila.com.br
Instagram: @davilafernanda
Facebook: facebook.com/fernandadavilaoficial
Snapchat: fedavilaoficial


Dieta da Musa
Fernanda D’Avila é acompanhada de perto pelo nutricionista, o Chef TonTon, com refeições feitas a cada três horas.

Desjejum (imediatamente ao acordar)
1 limão espremido em um copo de água grande

Café da manhã
3 ovos inteiros
Ovos tipo omelete com legumes + 1 colher (sopa) de óleo de coco; 1 colher (sopa) de chia
*quantidade de legumes até 4 colheres (sopa)

Intervalo entre refeições: beber muita água

Almoço
4 colheres (sopa) de arroz integral ou 150g de batata doce cozida com casca
Salada 3 cores e tipos diferentes de folhas (metade do prato)
Pepino e aspargo sempre que possível
130g de peito de frango ou peixe ou filézinho suíno

Evitar beber líquidos durante a refeição

Lanche tarde
5 nozes + 5 amêndoas + 2 castanhas do Pará + 1/2 scoop de proteína

Lanche pré-treino
100g de carne magra (patinho ou alcatra moído) ou 100g de peito de frango ou 110g de peixe
2 colheres de arroz integral ou 70g de batata doce cozida com casca
4 colheres (sopa) de agrião

Pós-treino líquido (ainda na academia):
1 dosador proteína isolada ou hidrolisada com água de coco (preferir sempre a natural)

Pós-treino sólido (40 minutos após líquido):
100g de patinho ou alcatra moída + legumes à vontade e 2 colheres de óleo de coco

Ceia
1 ovo cozido com fio de azeite de oliva extra virgem, orégano e flor de sais

PIZZA DE TAPIOCA

Ingredientes da massa:
1 ovo
7 colheres (sopa) de tapioca
sal rosa
1 colher (café) bem rasa de fermento (opcional)

Modo de preparo da massa:
Misture tudo no mix ou liquidificador. Coloque numa frigideira com um pouquinho de óleo de coco para untar e pronto. A massa está pronta!

Ingredientes do molho:
Tomate, cebola, pimentão e orégano ou pode ser molho pronto saudável.

Sugestões de Recheio:
Frango, atum, ovos cozidos, blanquet, queijo e requeijão sem lactose.

Montagem: Monte igual uma pizza tradicional, com o molho e o recheio e leve ao forno de 2 a 5 minutos.

TREINO DA MUSA
Fernanda D’avila tem nas pernas o ponto forte do seu treino. E esse segredo ela divide com os leitores da SuplementAção neste treino assinado por Julinho personal.

Treino de membros inferiores
Pernas

Aquecimento 20 minutos de transport
Aquecimento com agachamento natural 4x20
*Tempo de descanso: 30 segundos

1- Cadeira extensora 4x15
Conjugado
Leg press (pés paralelo) 4x20

2- Agachamento natural no Smith 4x20
Conjugando
Agachamento passada no Smith

3- Recmachine 4x15

4- Leg vertical 3x15
Conjugado
Mesa flexora 4x15

Treino membros superiores
Aquecimento de 20 minutos
(Transport, esteira, bicicleta, escada...)

Ombros
1-Pulley
Puxada pela frente 4x15
Conjugado

2- Puxada supinada 4x12
Conjugada

3-Elevação lateral de ombro 4x12
Conjugado

4- Elevação frontal de ombro 4x12
Pulley

5 - Puxada por trás 4x15
Conjugando

6- Desenvolvimento de ombro 4x15

Bíceps
Alternando o movimento de flexão de cotovelo 4x12
Conjugado
Rosca bíceps no cross over 4x12

Tríceps
Pegada pronada no aparelho de cross over 4x15
Conjugado
Pegada supinada no mesmo aparelho 4x15
Puxada na corda com extensão de cotovelo no cross over

Suplementação:
Pré-treino:
1 scoop de whey protein
1 scoop de glutamina
Pós-treino:
1 scoop de whey protein
1 scoop de glutamina
BCAA

Ficha técnica da capa:
Fotos: Michel Cutaith
Make up: Fernando Tofaneli
Hair: Marcella Dias
Produção: Dressa Ribeiro
Locação: Blink Studio
Roupas: Hipkini
Making of: Cris Silva
Tratamento de imagens: Rogério Tonello

Comentários