ESPORTES & EXERCÍCIOS

Preparando um atleta olímpico: Sarah Menezes

Sarah Menezes é uma das promessas do Judô para esses Jogos Olímpicos. A chance é grande e a torcida é maior ainda!

Preparando um atleta olímpico: Sarah Menezes

Atletas do mundo inteiro já estão se preparando para vir ao Rio de Janeiro. Os representantes brasileiros sem dúvida são os mais ansiosos e muitos deles, - em diferentes modalidades, ainda não sabem ao certo se disputarão as provas e competições ou se acompanharão os jogos apenas da plateia ou televisão.A judoca Sarah Menezes é uma delas. A lista dos judocas convocados só será divulgada no mês de maio. Antes disso a ansiedade será uma das companheiras de Sarah e dos outros grandes nomes desse esporte que prometem trazer medalhas para o país sede. “Vai ser uma sensação magnífica, maravilhosa! Quero muito garantir minha vaga”, afirma a campeã.

Sarah foi apresentada ao esporte aos nove anos, quando tudo não passava de uma brincadeira. Vinda do Piauí, a atleta não imaginava, naquela ocasião, que 13 anos depois, durante os Jogos de Londres 2012 ela entraria para a história como a primeira mulher brasileira a conquistar um ouro olímpico no judô. Hoje Sarah quer repetir o feito e colocar no peito mais uma medalha de campeã.

Para isso a pequena grande atleta tem se dedicado muito e sua rotina varia muito. Normalmente Sarah se levanta às 8h e prepara seu próprio café da manhã, faz seu treino físico às 9h e logo depois, o técnico das 10h às 11h. Em seguida, retorna para a casa, para o almoço, após a refeição, é hora do descanso merecido. Durante o período da tarde, tem um tempo livre pra ouvir música e fazer outras atividades. No início da noite o esperado treino de judô, que acontece das 19h às 21h e aí voltando pra casa está liberada para o jantar, para a leitura ou filme, como gosta de fazer diariamente antes de dormir.

A suplementação da atleta é feita durante os horários definidos pela nutricionista da Confederação Brasileira de Judô Gisele de Paiva Lemos, de acordo com o treino. Mas geralmente Sarah faz uso de beta-alanina, complexo de aminoácidos, sachê gel de carboidrato e ZMA, tudo pode ser conferido em um box exclusivo nessa matéria!

ROSICLEIA CARDOSO CAMPOS, A TREINADORA

Quem assina o treino de Sarah Menezes é nada mais, nada menos que uma das responsáveis pela revolução do judô feminino e eleita a melhor técnica do ano em 2011 pelo Comitê Olímpico Brasileiro: a treinadora Rosicleia Cardoso Campos. Ela também conversou com a SuplementAção para expor essa parceria com a Sarah, principalmente nessa fase de tanta ansiedade.“Estamos em um clima de muita expectativa. Um ciclo olímpico se reinicia, obviamente se intensificando nos dois últimos anos. No judô o sistema de ranking é bastante dinâmico exigindo dos atletas foco e dedicação”, conta a treinadora. Rosicleia tem um plano de preparação bem traçado:

“Durante o ciclo olímpico possuímos três campeonatos mundiais e quatro campeonatos Pan Americanos, onde essas são as principais competições. A exemplo desse ano, que não tem campeonato mundial por ser o ano olímpico, a competição alvo do primeiro semestre será o panamericano com muitos pontos envolvidos e fundamentais para os atletas do continente conseguirem boas colocações no ranking da FIJ (Federação Internacional de Judô) e consequentemente serem cabeças de chave nas olimpíadas”, detalha.

“Nosso planejamento foi elaborado de forma interdisciplinar acompanhado pelos preparadores físicos com ciência das nutricionistas e psicólogas. O planejamento será de oito meses, mas a preparação dura de um ciclo olímpico para o outro, em média três anos completos”, conta a treinadora. Logo mais o Brasil todo saberá se Sarah irá ou não para a luta. Dedos cruzados desde já!

GISELE PAIVA LEMOS, A NUTRICIONISTA

Gisele de Paiva Lemos é a nutricionista que assina o cardápio da atleta Sarah Menezes. Segundo a profissional, a judoca ingere uma média de 2000 calorias ao dia.

DIETA E SUPLEMENTAÇÃO DE UMA CAMPEÃ

Desjejum200ml de chá light gelado *Sarah precisa se esforçar para tomar, pois é muito importante para o preparo dela2 colheres (sopa) de queijo cottage OU 2 fatias de queijo ricota 2 fatias de pão integral + 1 colher (chá) de geleia sem açúcar

Suplementação treino físicoPré-treino: 2 cápsulas de beta-alanina + 1 sachê de 150ml de termogênico diluído em águaIntra-treino: 1 medida de BCAA diluído em água (consumido em goladas durante o treino)Pós-treino: 1 gel de carboidratos + 1 cápsula de ZMA

Almoço 1 cápsula de 1000mg de Ômega-3Vegetais a escolha da atleta *muito importante para perda de peso120g de carne vermelha, peixe ou frango sem gordura, com pouco sal e sem molho2 colheres (sopa) de arroz3 colheres (sopa) cheia de feijão 1 porção de fruta

Lanche 1 (3 horas depois do almoço)1 iogurte de fruta zero gordura + 2 castanhas do cajunatural + 6 unidades de morango OU 2 tangerinas

Lanche 2 (3 horas depois do primeiro lanche)200ml de leite desnatado + 1 banana + 2 colheres (sopa) de granola

Suplementação treino de judôPré-treino: 1 cápsula de beta-alanina + 1 cápsula de ZMAIntra-treino: 1 medida de combo de maltodextrina e leucina diluída em 200/300ml de água

Jantar120g de peixe ou frango (sem molho) *somente carne brancaMetade de 1 batata doce cozidaLegumes cozidos (acrescentar uma colher (chá) de azeite extra virgem)

CeiaBeber bastante água

NAS REDES!Sarah MenezesFacebook: facebook.com/sarahjudocaTwitter: twitter.com/sarahjudoca

Rosicleia Cardoso CamposFacebook: facebook.com/ RosicleiaCamposOficialInstagram: @rosicleiacamposjudo

Comentários