MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº40 - Franciele Perão

A transformação do corpo dessa linda loira faz dela a musa de todas as estações.

Edição nº40 - Franciele Perão Antes do concurso, a gata treinava três vezes na semana. Depois da conquista do título, ela passou a frequentar a academia todos os dias.
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Existe uma grande parcela de mulheres lindas que almeja ter destaque através da beleza e com nossa capa não foi diferente. A modelo fotográfica e empresária Franciele Perão nunca acreditou que pudesse um dia se tornar uma musa, mas esse dia chegou e hoje ela ostenta diferentes títulos graças a sua beleza e simpatia.

Natural da cidade de Lajes, em Santa Catarina, Fran, como gosta de ser chamada viu sua vida mudar aos 17 anos, quando foi convidada por uma amiga para fazer um teste fotográfico em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. “Aceitei o convite, fiz o ensaio e amei. Desde então nunca mais parei de fotografar”, conta. Na casa dela, até então, nunca ninguém tinha notado seu potencial para o mundo da moda. “Meu pai mesmo adorava preservar a minha imagem, sempre muito ciumento”.

O primeiro ensaio da moça foi a passagem para uma nova vida. A gata posou de biquíni e lingerie para as primeiras lentes de sua vida. “Aquela foi uma experiência bem legal e o retorno também foi ótimo”, conta. Se ela teve timidez para posar para os fotógrafos? “Não, fiquei bem tranquila, principalmente pela presença da minha amiga e adorei o resultado”, assume.

Antes de ingressar nessa carreira fotográfica, Fran teve uma adolescência bem tímida. “Nos meus 15 anos eu não usava nem shortinhos, de jeito nenhum. Não gostava de nada que mostrasse perna ou barriga e sempre ficava cobrindo o corpo. Minha mãe até insistia pra eu usar saias jeans mais curtas e eu resistia bravamente”, brinca. “O ensaio dos 17 anos realmente foi o responsável para que eu pudesse perder minha timidez. Consegui me enxergar mais bonita e isso me fez muito bem”, diz.

Na infância e adolescência, Fran nunca teve um corpo tão magro, mas também não se considerava gorda. “Depois dos 15 fui notando algumas transformações, fui ganhando medidas e meu percentual de gordura era bem maior que hoje, tinha os braços mais fortes e o quadril mais avantajado”. A cintura era fininha, até hoje, o que deixava o corpo dela mais bonito. Por isso, ela é sempre muito procurada para estampar campanhas de jeans, já que possui muitas curvas.

“Minha mãe sempre incentivou a família a ter uma alimentação mais saudável dentro de casa e pra quem é italiano, é sempre bom fechar um pouco a boca e optar por comidinhas mais leves, senão engorda mesmo”, brinca. A família da mãe é mais magrinha e a família do pai é mais cheinha. Ela tenta sempre manter um equilíbrio para não perder o que já conquistou e tudo isso pode ser visto nas fotos deste ensaio maravilhoso.

“Quando era criança eu admirava a Ivete Sangalo e queria ser uma cantora como ela, mas realmente esse não é meu dom. Nunca cogitei a ideia de trabalhar nesse meio, mas amo o que eu faço”, diz a bela. O tempo foi passando e a rotina de fotos ficava cada dia mais constante. Aos poucos os concursos e as vitórias foram surgindo na vida de Fran, motivo de orgulho para o pai ciumento.

A bela não cursou nenhuma faculdade, mas depois que intensificou sua rotina de treinos cogitou a possibilidade de cursar Educação Física para ser personal trainer, já que treina sério mesmo há dois anos. Antes ela até frequentava a academia, uma vez ou outra. “Acho que tive sorte de manter o meu corpo bonito até começar a frequentar a academia. Eu não vou mentir que eu comia muito, até porque na minha cidade natal o povo tinha uma alimentação baseada em muito carboidrato. Quando vivia em Lajes, Fran não praticava esportes e muito menos se exercitava como deveria, mas fazia uma caminhada raramente. “Não tinha muitos contratos de trabalho naquela época, então acredito que não me estimulava a trabalhar mais o meu corpo como faço hoje, com muito mais exigência”.

Com 20 anos, a gata se inscreveu em uma agência. Lá ela foi indicada a emagrecer e perder um pouco do quadril. Nessa fase se ligou que teria mesmo que se cuidar de verdade. “Encarei como uma crítica construtiva, para me auxiliar na conquista dos meus sonhos como modelo”.

A TRANSFORMAÇÃO

A vida em Lajes ficou para trás aos 20 anos, quando Fran se mudou para o Florianópolis. A mudança ocorreu depois que ela começou a namorar. “Eu me inscrevi no Big Brother e ele me achou pela internet, me adicionou na época no MSN, depois de um ano ele me procurou, nos conhecemos e logo começamos o namoro”, conta.

Ela se mudou para a capital com uma amiga e sua vida mudou radicalmente. “Em Floripa a vida é muito mais saudável. Por ser uma cidade de praia, a gente busca estar sempre com o corpo em dia. Via o perfil das meninas de lá e percebia que era bem diferente do meu. Isso me incomodava e eu fiz de tudo para mudar”, diz. Novos hábitos alimentares e a entrada na academia ajudaram nessa luta. O namorado a incentivava nessa mudança e novos trabalhos foram surgindo.

Um deles foi o concurso para Musa do Figueirense, promovido pelo programa Globo Esporte da Rede Globo, o time do coração do love de Fran e também do tio dele. Com o já marido, Fran frequentava muitos jogos do Figueira, como também é chamado o time. “Participar do concurso foi bem legal, porque eu já vivenciava essa rotina do clube. Comecei a criar um amor maior”. O concurso aconteceu em 2012 e daí por diante os treinos na academia ficaram mais frequentes.

Eram três vezes na semana, mas sem personal ou nutricionista para acompanhar a bela. Ao todo foram dois meses de preparação. “Eu adorava ver dicas com nutricionistas e blogs pela internet. Aí eu passei a comer mais saudável. Cortei todo o tipo de massa da minha dieta, mas não de vez. Se comia três vezes na semana, reduzi para uma e substituí por versões integrais e menos calóricas”.

A escolha do nome de Fran para ser a grande vencedora aconteceu através da votação pela internet. “Se eu ganhasse, sabia que teria que estar com o corpo impecável para exercer minha função de musa”. Fran foi eleita a Musa do Figueirense e por um longo tempo, participou de jogos e outras atividades do clube, ostentando o título. Um novo concurso não aconteceu desde 2012 e Franciele permanece no trono de rainha.

Dois anos depois, Fran participou de outro concurso. Dessa vez para a Musa do Brasil, promovido pela revista VIP, durante a Copa do Mundo de Futebol. Inicialmente, mil meninas se inscreveram. Em outra seleção, restaram cem, depois doze e finalmente a eleita foi Franciele. O prêmio foi um ensaio sensual para a própria revista. Dessa vez ela teve quatro meses para dar um up no shape. “Preparei o meu corpo com mais intensidade para esse concurso”, conta. Nessa época, a bela procurou um nutricionista e uma personal trainer para auxiliá-la na preparação.

Antes do concurso, a gata treinava três vezes na semana. Depois da conquista do título, ela passou a frequentar a academia todos os dias. “Depois que investi em profissionais da área, notei um resultado muito positivo. Quando treinava sozinha, percebia que tinha que melhorar, pois notei em vários testes que eu era mais cheinha que outras modelos. Meu corpo é totalmente outro e muito melhor nesses dois últimos anos”. Fran diminuiu as medidas e o percentual de gordura, que hoje gira em torno de 11% e antes disso, batia os 21%.

Fran aderiu aos suplementos, começando pela whey protein, BCAA, além de vários mix de suplementos e vitaminas para os cabelos, unhas, entre outros segredinhos. Hoje se alimenta de tapioca, ovo mexido e suco verde no café da manhã, come frutas nos intervalos do almoço e jantar, entre outras boas opções, no box Cardápio da Bela.

A gata tem mais disposição à noite do que pela manhã. Essencialmente é na academia que acontecem os treinos de Fran, mas geralmente, aos finais de semana, ela participa de treinos funcionais à beira mar, acompanhada da personal e de outros alunos. Às vezes aos domingos, ela faz revezamento de treino com a personal. O aeróbico de Fran é só o aquecimento na esteira e agora, no funcional do final de semana.

A BELA DA PRAIA

Em maio de 2015, Franciele Perão foi eleita a Bela da Praia, em Florianópolis. Com o título, ela ganhou ainda a oportunidade de estampar essa capa da SuplementAção, além de curtir alguns dias no paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha e um editorial para a Santa Areia Biquínis. Com a palavra, a Bela da Praia, Franciele Perão:

“O concurso foi realizado em duas etapas. A primeira em janeiro de 2015 e a final em maio de 2015. Tive cinco meses para poder me preparar para final, treinei seriamente todos os dias e mantive uma dieta bem regrada para chegar a final com o corpo que achava ideal para me tornar a ganhadora.

Na primeira etapa tinham mais ou menos 27 candidatas e foram selecionadas 15 meninas para a final. Meu interesse surgiu ao saber que a ganhadora do concurso seria Capa da Revista Suplementação, além de ser um concurso bem conhecido, no qual me traria bastante visibilidade e ajuda para futuros trabalhos. Só quem conviveu comigo durante o período de preparação sabe o quanto me empenhei e me esforcei para chegar preparada para a final. Quando anunciaram meu nome tive a sensação de dever cumprido”.

“O concurso surgiu e ela já estava basicamente pronta pra ele. Já havia perdido peso e medidas como havíamos programado e um mês antes iniciamos um trabalho de intensidade alta com cargas altas. Resultado: o corpo dela estava magro (baixo % gordura) e bem tonificado”, conta a personal trainer Élli Pinheiro.

RAIO-X DA MUSA

Franciele Perão

28 anos

Data de nascimento: 19/06/1987
Altura: 1,67m
Peso: 58kg
Busto: 92cm
Cintura: 60cm
Quadril: 98cm
Personal trainer: Élli Pinheiro
Nutricionista: Braian Cordeiro

Redes sociais:

Instagram: @francieleperao
Facebook: facebook.com/francieleperao

O TREINO DA BELA

“A Fran já está comigo há três anos e vem melhorando a cada dia. Ela é extremamente disciplinada com os exercícios e dieta. Quando erra em algum dos dois já sabe como terá que consertar”, diz a personal trainer Élli Pinheiro. No final do ano, quando as fotos deste ensaio foram feitas, Fran vinha de um treino com estímulo tensional alto e posteriormente, de um estímulo metabólico. Ela treina de cinco a seis vezes na semana, com um ou dois dias off.

A) MMII (intervalo de 35")

*Aquecimento 7' esteira - trote

Agachamento bosu invertido + prancha isométrica 4 apoios (3x 15/60")

Agachamento livre (4x10+10 contrações curtas + movimento completo)
Leg press horizontal (3x8+2 falhas)
Cadeira extensora (3x8+2 falhas )
Cadeira extensora unilateral (3x15)
Cadeira adutora (3x8+2 falhas)
Agachamento hack (2x60")
Alongamento de superiores

B) MMSS (intervalo 30")

Aquecimento 7' esteira - trote
Rotação externa elástico (2x falha)
Barra fixa fechada (3x falha)
Puxador alto aberto + abd suspenso (3x15)
Remada máquina + abd roda (3x15 e falha no abd)
Serrote + abd infra banco declinado (3x15 e falha no abd)
Puxada bilateral (ajoelhada) no Crossover+ abd oblíquo banco de extensão lombar (3x15)
Treinamento intervalado de 10' na bike com work de 30" e rest de 60"
Alongamento leve de inferiores

C) Aquecimento (7' esteira-trote)

Rotação externa e interna elástico (2x falha)
Flexão de braço bosu invertido + meio arremesso barra (3x falha)
Desenvolvimento halteres + tríceps coice bilateral (3x12)
Remada alta polia + tríceps polia (3x8+2 falhas em cada)
Crucifixo inverso polia + tríceps corda (3x12)
Elevação lateral halteres (3x3 falhas = 3 cargas)
Alongamento de inferiores

D) MMII

*Aquecimento 7' esteira - trote
Stiff unilateral cama elástica + extensão lombar solo (3x12/20)
Agachamento sumo livre (4x15)
Leg press 45º aberto (3x12 com tripla contração)
Cadeira flexora (3x8+2 falhas)
Stiff barra (3x15)
Afundo guiado com elevação de joelho (3x12)
Abdução caneleira estendida + flexionando (3x8+8)
Alongamento de superiores

E) Treino funcional com equilíbrio, coordenação, potência e flexibilidade. Circuito com:

Corda naval
Bola Suíça
Discos
Medicine Ball
Bosu
Slackline
Trx
Vertimax

Caso Fran treine aos domingos, seu treino será intervalado na bike de 12' e abdominal

O CARDÁPIO SUPLEMENTAÇÃO DA BELA

Franciele Perão é linda, fato! E para manter a beleza em dia é adepta de diferentes suplementos alimentares. Sua lista é composta por pré-treino antes do treino. O pré-treino utilizado pela Fran é manipulado pra melhorar potência, força e retardar a acidose muscular, ou seja, melhorar a capacidade em te manter em treinos mais intensos e é composto por: Beta-alanina, creatina e HMB.
A loira também utiliza uma dose de pré-treino até o meio da manhã e outra antes do treino, pra melhorar o pico de contração, estímulo de treino e utilização de gordura.

Café da manhã (9h)

1 tapioca
2 ovos cozidos/mexidos
1 xícara de café ou chá ou suco verde (com limão, abacaxi, gengibre, linhaça ou chia e gelo)

Lanche (11h)
1 fruta

Almoço (13h)

½ prato de verduras e legumes (4 cores e 4 tipos)
1 pires de couve-flor ou repolho ou brócolis
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de sementes (girassol, gergelim, abóbora, linhaça e chia)
30g de arroz + 30g de feijão (ou lentilha, grão de bico ou ervilha)
(ou 50g de risoto de frango (sem leite)
ou 80g de batata cozida
ou 80g de aipim cozido)
2 filés médios de peito de frango (ou 2 sobrecoxas de frango ensopado)
2 fatias de abacaxi

Lanche da tarde I (15h30)

1 fruta
1 scoop de whey protein

Lanche da tarde II (17h na sexta ou no dia sem treino)

1 punhado de oleaginosas
1 scoop de whey protein

Jantar (20h)

½ prato de verduras e legumes (3 cores e 3 tipos)
1 colher (sopa) de sementes
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
2 filés de peito de frango grelhados ( ou 1 omelete de 3 claras)
½ copo de água

Ceia (23h)

8 ovos de codorna ou 2 ovos cozidos ou mexidos
200ml de água
1 cápsula de ZMA antes de dormir
1 complexo vitamínico

 

Comentários