HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil: WW Sports

Nascida dentro de uma sala de academia, a importadora está prestes a celebrar seus vinte anos dentro do segmento de suplementos alimentares

História dos Suplementos no Brasil: WW Sports As marcas que a WW Sports representa possui grande visibilidade no mercado
Crédito: DIVULGAÇÃO

Nascida dentro de uma sala de academia, a importadora está prestes a celebrar seus vinte anos dentro do segmento de suplementos alimentares.

De lá pra cá já se passaram 18 anos de história dentro do mercado de importação.

De um bate-papo informal com conhecidos ou amigos, muitas boas ideias podem surgir e a partir dessas ideias, muitos planos, podem trilhar caminhos de sucesso. A história da WW Sports tem tudo a ver com essa trilha de muitas conquistas. Antes mesmo de abrir suas portas e ter esse nome, a importadora começou a tomar formato a partir de um papo entre praticantes de musculação em uma sala de exercícios, dentro de uma academia de renome no bairro do Brooklin, em São Paulo. Fernando Rosenberg e Mário Crespo eram conhecidos de academia e foram apresentados, pois o desejo de ambos era trabalhar com suplementos alimentares. Não demorou muito para que as ideias fossem colocadas em prática. Muita conversa depois e já amigos, Fernando e Mário se tornaram sócios diretores ao abrirem em 1997, a maior loja de suplementos da época, chamada Supplement Market, com 320m2 localizada na Avenida Bandeirantes, em São Paulo.

O departamento financeiro da empresa até hoje é comandado por Mário Crespo, enquanto o departamento comercial fica a cargo de Fernando Rosenberg. Da Supplement Market surgiu a iniciativa de abrir uma importadora de suplementos, para suprir as necessidades do mercado e em 1998 surge a WORLD WIDE Sports, ou simplesmente WW Sports, como ficou conhecida no mercado. “Nós nos preocupamos em sempre ter os melhores produtos importados do mundo, mas sempre pensando em qualidade. Só trabalhamos com as melhores marcas de suplementação esportiva”, explica Mário Crespo.

No ano 2000, a empresa mudou para um pequeno prédio no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, em uma pequena sala de 55m2, permanecendo no espaço até 2003.

No ano seguinte, uma nova mudança aconteceu, desta vez nos mudamos para a famosa Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, para uma sala de 180m2 onde permanecemos até hoje, no coração da cidade de São Paulo, contando com profissionais em todos os estados brasileiros afim de atender todo o território nacional. A WW Sports possui ainda um estoque de aproximadamente 3 mil metros quadrados para abrigar as muitas marcas que comercializa.

O foco principal da WW Sports é atingir pessoas que buscam qualidade em suplementação para atividades esportivas, para tanto procura uma expansão constante da linha de produtos oferecidos, através de um mix muito variado de marcas e sabores de emagrecedores, proteínas, barras, snacks, vitaminas e suplementos que garantam energia para os treinos.

A primeira marca importada pela WW Sports foi a Next Protein, a responsável pela proteína Designer Whey. Os produtos trazidos pela WW Sports mais comercializados são: a proteína Tasty Whey (Adaptogen) e as barras proteicas Quest, famosas pelo sabor associado à qualidade do produto (quantidade de fibras, quantidade de proteínas, com baixa quantidade calórica), prova do seu sucesso foi que Quest Bar foi eleita a Melhor Barra de Proteínas Importada do ano de 2015 pela Revista SuplementAção. Todos os produtos são fabricados pelas respectivas marcas.

Para atender as exigências do mercado brasileiro juntamente com a legislação, a WW Sports possui exclusividade no Brasil das marcas que representa e as vendas dos produtos são feitas apenas para lojistas e com representantes em todo território nacional, atendendo mais de 40 mil clientes de forma direta ou indireta. As entregas são feitas por transportadoras terceirizadas.

“A empresa tem expandido a cada ano sua linha de produtos e marcas, focando sempre um atendimento de excelência e extrema qualidade”, explica Crespo. O trabalho com o público funciona pelas redes sociais, através do Facebook, Instagram e site próprio, que oferece ainda o cadastro próprio através do e-mail: vendas@wwsports.com.br. As ações de marketing são voltadas ao público do setor através de revistas segmentadas e ao público em geral através das redes sociais, contratando embaixadores das marcas, que publicam fotos dos produtos comercializados. Eles compõem um time de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, além de blogueiros fitness e de moda e atletas dos mais diferentes esportes. Destaque para os nomes do personal das famosas Chico Salgado, a blogueira de moda Érika Santos e a consultora esportiva Daniele Balas.

Uma das ações diretas de marketing funciona com as degustações de produtos, feitas em lojas ou Academias. Essas são estratégicas e divulgadas através do Instagram da empresa.

Nessas quase duas décadas dentro do segmento de suplementos alimentares, a WW Sports se recorda de um fato curioso. “Foi quando importamos os famosos Jack 3d e o Oxyelite, onde todas as pessoas nos olhavam espantadas, achando que fazíamos alguma coisa errada. Foi um grande zumzumzum no mercado”, recorda Crespo. Segundo o sócio-diretor, as principais dificuldades da empresa estão associadas a parte política do país como a variação cambial, a legislação e os processos de importação dos produtos. A instabilidade mais recente foi em relação ao aumento do dólar. “Esse aumento afetou muito os importadores. Muitos estão com sérios problemas, pois com o aumento dos preços seus produtos não vendem”, explica Crespo.

Segundo ele, atualmente as marcas que a WW Sports representa possui grande visibilidade no mercado sendo algumas líderes de sua categoria. “O mercado de suplementos ao longo dos anos tem se especializado cada vez mais em diversidade e qualidade dos produtos. Essa demanda muitas vezes vai de encontro com os produtos importados que têm se tornado preferência dos consumidores”, afirma o empresário.

O foco a partir de agora está na comercialização da marca Adaptogen Science, que tem como diferencial o gosto de seus produtos. “Em 2015 inovamos com a proteína da carne 100% Beff (com gosto 100% de carne) e com a nova proteína isolada ISOP9X, também a isolada mais gostosa do mercado e prometemos muitas surpresas para este 2016”, finaliza Mario Crespo.

Linha do tempo:

1998 - Importação da proteína mais vendida no mundo: Designer Whey1999 - Importação da barra de proteína de maior venda no mundo: Pure Protein2000 - Mudança para um pequeno prédio no Bairro de Santo Amaro, São Paulo2001 - Isopure, a melhor whey do mundo (na época), é introduzida ao mercado brasileiro2004 - Mudança para um espaço de 180m2, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, também na capital paulista e introdução da primeira pasta de amendoim do mercado: Naturally More2006 - Início da comercialização da barra proteica, a famosa Power crunch2014 - Início da comercialização da proteína da marca Adaptogen Science2015 - Inovação com a proteína da carne 100% Beff (com gosto 100%) e com a nova proteína isolada ISOP9X

MARCAS IMPORTADAS PELA WW SPORTS

Durante as quase duas décadas em que a importadora atua no mercado, ela foi a responsável por trazer para o Brasil as mais variadas marcas. Atualmente, são elas:

ADPTOGEN SCIENCE: marca norte americana sucesso de vendas também no Brasil. O principal produto da linha é o TASTY WHEY, que foi importado para o Brasil no ano de 2014.

ALLMAX NUTRITION: marca que mistura pureza, potência e fórmulas eficazes. O principal produto da linha é o WAXYMAZE, que foi importado para o Brasil no ano de 2011.

BNRG: a marca tem em seu compromisso a união de ciência e tecnologia. O principal produto da linha é o POWER CRUNCH, que foi importado no ano de 2006.

CYTOSPORT: a marca é norte americana e tem sucesso de vendas na Europa, Austrália e Brasil. O principal produto da linha é o MUSCLE MILK, trazido para o Brasil no ano de 2005.

HÜMA CHIA ENERGY GEL: a ideia para Hüma nasceu nas areias do Iraque, com a necessidade de um composto de energia para soldados, seus produtos foram importados para os brasileiros no ano de 2015.

QUEST NUTRITION: no Brasil a marca é detentora do prêmio da Revista Suplementação como melhores barras importadas - QUEST BARS, importado para o Brasil no ano de 2005.

SPIDER BOTTLE: surge no mercado trazendo garrafinhas dos mais variados tipos, foi importada no ano de 2012.

USP LABS: surgida no mercado na década de 90 por Jacob Geissler, estudioso de compostos e ervas medicinais, seus produtos destaques são OXYELITE/JACK 3D e foram importados no ano de 2011.

 

Comentários