FAÇA DIFERENTE

Faça Diferente com Ana Paula de Paula

A atleta Bikini Ana Paula de Paula traz um bi-set na barra máquina e no halter, que promete resultado digno de aplausos

Sabe aquele estilo de mulher que se encaixa perfeitamente com uma determinada profissão? Então, conhecemos um exemplo que se encaixa tanto na profissão que exerce atualmente, como na formação acadêmica. Ana Paula de Paula é formada em estética e tem um jeito todo doce e preciso para exercer o papel de quem tem o dom de trabalhar com a beleza.

De uns anos pra cá ela decidiu tomar um rumo diferente na maneira de agir, mas totalmente ligado à beleza. Ana Paula é atleta Bikini e tem o corpo esculpido em músculos e definição, com a mesma delicadeza da garota da estética. O sorriso fácil e a desenvoltura para o diálogo fazem dela uma pessoa pra lá de simpática, o que também tem relação direta com a posição de atleta.

Ana Paula nasceu em Cruzeiro do Oeste e vive hoje em Maringá, ambas no Paraná. A moça de cabelos castanhos claros começou a treinar aos 15 anos e não podia pegar tanto peso, pela fase de desenvolvimento. “Mesmo assim eu me escondia e pegava uns pesos. Sempre fui magrela e tinha tanquinho. O resto era só alfinete e mais nada”, brinca. Aos 18 anos, parou sua fase de treinos para entrar na faculdade de estética.

Naquela época, interrompeu os treinos por três anos, até se formar. “Naquele momento eu só queria mesmo me divertir e não tinha limite para a comida e bebida. Me arrependi muito de ter parado de treinar”, conta. Por ter a academia como uma paixão desde a adolescência, concluiu seus estudos e logo retornou à rotina de agachamentos e abdominais.

Ana Paula voltou para a academia aos 21 anos. Desde os 15, ela já manifestava um desejo em competir. “Na primeira academia que treinei, todo mundo achou essa história de competir um pouco doida e ninguém me incentivou. Uma pessoa chegou a dizer que eu não tinha potencial nenhum. Mas pensei: quem pode me dizer que eu não sou capaz? Olhava as revistas que traziam a atleta IFBB Larissa Reis e achava um máximo o shape dela. Queria ser como ela e também competir”, diz.

Depois de todo esse tempo parada, Ana Paula voltou à mesma academia que teria comprometido seu desejo de entrar nesse universo bodybuilding. “Lá fiquei por mais seis meses e conheci uma nutricionista que me incentivou a realizar o meu sonho. Ela me disse pra gente ir atrás, sem analisar a fundo se eu tinha ou não capacidade. Era isso que eu precisava para me transformar na atleta que sou hoje”, conta.

O primeiro passo foi mudar de academia. No novo reduto de treino, ela conheceu um excelente treinador, que logo de cara começou a treiná-la para competir e em apenas quinze dias, ela disputou o primeiro campeonato, na Expo Nutrition. “Perguntei se ele estava louco, sabendo do nível altíssimo da competição. Mas tentei e pra lá eu fui”.

Imediatamente, Ana Paula entrou em uma dieta super restrita. Ela tinha as coxas bem desenvolvidas e precisava diminuir o tamanho para estar no padrão da competição. “A primeira vez, em 2013, no palco foi horrível. Estava super tímida e não sabia como me portar direito. Corri muito e cheguei ao meu limite. Muitas vezes achei que não daria, mas cheguei entre as quatro melhores”, confidencia.

Depois de um mês, Ana Paula foi desafiada novamente a participar de uma competição, dessa vez do Campeonato Brasileiro. “Mais uma vez eu achei uma loucura subir ao palco em tão pouco tempo, mas estava feliz em ser desafiada novamente”, conta. A atleta se manteve com baixo carbo e baixa proteína até o dia da competição.

“Aquele foi meu campeonato mais desafiador e o que eu mais emagreci”. Ela se classificou para o Campeonato Estreantes, diminuiu a alimentação e deixou o cardio de lado. “Não podia emagrecer mais, com foco de treino em membros superiores e manutenção dos inferiores. Fui overall! E fiquei craque em preparações”, comemora.

De lá, ela foi classificada para a competição Arnold Classic Ohio e imaginando o volume das ‘gringas’, intensificou em tamanho, chegando lá foi surpreendida. “As meninas eram puras carcaças de magras”, brinca Ana Paula que ficou em nono lugar. De lá ela foi para o Estadual e ficou em terceiro, em 2015. O passo seguinte foi o Brasileiro.

“Estava em um nível PRO e precisaria regredir para agradar os jurados. Procurei muita intensidade nessa fase de seguidas competições. O foco era o triângulo invertido: com a asa aberta e pernas finas”, conta. Para futuros campeonatos, ela vai mudar o foco em busca de bons resultados. “Se deixar eu fico muito forte, com mais facilidade, preciso tomar cuidado”, diz.

A VIDA DE BODYBUILDER

Quem é atleta fisiculturista sabe muito bem que essa vida exige muito esforço físico e muita determinação. Um preparo psicológico é um fator primordial para seguir em frente e Ana Paula sabe de todo esse sacrifício. “Sou muito exigente comigo mesma e faço de tudo para estar com o shape em dia e muitas vezes chego ao meu limite. Já cheguei até a desmaiar, mas hoje sou mais consciente”.

Hoje a vida social de Ana Paula praticamente não existe. “Só saio quando estou em off. A gente vai perdendo o pique desse tipo de vida, de balada. Não bebo mais. Sou mais do tipo que sai pra comer, do que balada”, conta. Ela já trabalhou como modelo, mas para os padrões exigidos pelo mundo da Moda, já estava ‘velha’. Atualmente, Ana Paula trabalha em uma academia, como personal trainer e cursa Faculdade de Educação Física, em Maringá.

“Essa vida é sacrificante até na hora de conseguir uma companhia. Um namorado precisa me entender, não apenas na hora de sair para comer, mas acima de tudo pelo mau humor e estresse. Quem vive em dieta vai entender o que estou falando. A gente não pode furar a dieta senão acaba estragando um trabalho de meses”.

Ana Paula se rotula esfomeada. Antes de ser atleta, comia mesmo de tudo, sem limites para gordura, massa, sal e açúcar. Hoje mais restrita, toma muito cuidado para não sair mais da linha. A mãe cozinha muito bem e muitas vezes é difícil segurar a vontade de atacar literalmente o prato. “Não é nada fácil ver aquela mesa farta de café da manhã em família e você ter que pegar sua clara e sua whey protein e se fartar. É muito tenso”, brinca.

Uma de suas estratégias está no consumo de chocolate para estimular a endorfina e entrar nas competições um pouco mais contente. “Adoro as gomas de colágeno também, para espantar a vontade de doce. É uma tentação, mas tenho que me privar!”, conta.

FAÇA DIFERENTE COM ANA PAULA DE PAULA

A atleta Bikini ensina um bi-set para os membros inferiores. Quem busca definição de pernas e glúteos, principalmente, deve incluir esses exercícios na ficha de treino. Esse bi-set é voltado para homens e mulheres, mas principalmente para as meninas que sonham em ser Bikini. Ana Paula não o classifica como difícil e já o pratica há muito tempo. São dois passos para executá-lo, já que se trata de um bi-set. Ana Paula sugere 3 séries de 15 repetições, com 10 a 15kg, tanto na barra como no halter. Acompanhe o passo a passo do exercício no quadro Step by Step.

Perfil da Campeã

Ana Paula de Paula

Data de nascimento: 21/05/1990Local de nascimento: Cruzeiro do Oeste/PRAltura: 1,63mPeso em off season: 68kgPeso em pré-contest: 49kgQuadril: 105cmCintura: 75cmPernas: 65cmPatrocinadores: Cabana do Atleta, Bioformula, Fit e Life, e Top Dog

Redes sociais:

Instagram: anapaula_depaulaFacebook: facebook.com/Ana.Paula.de.Paula21

*Medidas em off

TREINO QUADRADINHO

A atleta Ana Paula de Paula se diz ‘quadradinha’, resultado de um treino específico para sua categoria Bikini nas competições. Nesse treino de pré-contest, ela foca as costas, os ombros, as pernas, as panturrilhas e os glúteos, com poucos exercícios, porém bastante concentrados. Ela sempre chega ao limite e não foca número de repetições. As cargas também são as do limite. O bi-set deste Faça Diferente serve tanto para as pernas, como para os glúteos.

Costas

Puxador costasPuxador frenteGravitronCrucifixo inverso

Ombros

Elevação lateralElevação unilateral com apoioRemada alta pegada abertaElevação frontal na polia (pegada inversa)

Pernas, Panturrilha e Glúteos

Leg press 45ºLeg pressBi-set: Agachamento na barra máquina e agachamento no halterPanturrilha sentadaCadeira extensoraCadeira adutoraAgachamento livre

+ CARBO + PROTEÍNA

Esse é o cardápio em off de Ana Paula de Paula. Nele, ela intensifica o carboidrato e a proteína. A crepioca é indispensável nessa fase, acompanhada da pasta de amendoim. Nessa fase também, a atleta investe em feijão, uma leguminosa que ela ama. Ana Paula toma algumas manipulações para auxiliar na diminuição das células de gordura, focando ainda o colágeno e a queratina. “Afinal, nosso corpo sofre com a pobreza de nutrientes que ingerimos”, conta.

Café da manhã (6h)

Crepioca: 3 colheres de tapioca, 3 ovos inteiros e 1 colher de pasta de amendoim

Lanche (9h)1 scoop de BCAA

Almoço (12h)150g de carne vermelha sem gordura100g de arroz branco ou integral2 conchas de feijão bem cheiaSalada à vontade

Lanche da tarde (15h)1 scoop de whey protein batida com banana1 scoop de BCAA1 scoop de glutamina

Jantar (18h)Repete os itens do almoço

Pré-treino (20h)Repete refeição das 18h

Ceia (23h)1 colher de pasta de amendoim

STEP BY STEP – Bi-set para membros inferiores barra máquina e halter

Agachamento na barra máquina

1) Na máquina, basta colocar a barra nos ombros e iniciar o movimento para baixo, numa espécie de agachamento.2) Uma das pernas fica parada e a outra faz o movimento para trás. O abdômen precisa estar contraído.

Agachamento com halter

1)O movimento é curto com os halteres. Para fazê-lo, é preciso distanciar um pouco as pernas, agachar 90º e permanecer nesse ângulo realizando o movimento de subida e descida.

2)As repetições curvando acontecem com a coluna para frente e contraída, para não haver sobrecarga

 

Comentários