ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Alimentação e Nutrição: Bolacha de Arroz

Feito de arroz ele é uma das mil e uma opções saudáveis para compor seu cardápio fit

Alimentação e Nutrição: Bolacha de Arroz

         Tem muita gente que tira o arroz da dieta ou mesmo substitui pela versão integral. Considerado muitas vezes como vilão, ele é reinventado pelo mercado e surge em uma receita de biscoito que vem agradando muitos paladares. Essa opção é uma das alternativas para quem busca produtos fit e de qualidade na hora de comer um petisco nos intervalos das refeições.

         “O biscoito de arroz integral é uma boa fonte de carboidratos, que pode substituir as torradinhas tradicionais e bolachas integrais, já que apresentam zero gordura, baixa quantidade de sódio, baixo carboidrato (em 30g de mini biscoito de arroz, em média temos 25g de carboidratos, ou seja, cada unidade apresenta 1,2g), não tem adição de açúcares, apresenta uma quantidade maior de fibras que as tradicionais e não contém glúten”, afirma a nutricionista funcional, Fernanda Cabanas.

         Segundo a profissional, um biscoito de arroz pode ser consumido por pessoas que estejam reduzindo o consumo de glúten (não só por alergia ou intolerância, mas sim por busca de opções mais saudáveis de carboidratos, ou seja, diminuir o consumo de carboidratos refinados); diminuindo ingestão de sódio (ideal para quem apresenta muito inchaço, hipertensão, por exemplo) e para aqueles que estejam em processos de reeducação alimentar e emagrecimento.

                “O biscoito de arroz integral, não tem grandes restrições, pode ser consumido por crianças, idosos, adultos e adolescentes. Basta o indivíduo não apresentar alergia ao arroz (sim, atualmente há indivíduos que apresentam esse tipo de alergia alimentar), mas o ideal é sempre procurar um profissional nutricionista para avaliar caso a caso”, explica Fernanda Cabanas.

         A nutricionista Beatriz Botéquio lista alguns dos principais benefícios dessa versão de biscoito que vem conquistando os paladares mais exigentes, quando se trata do público que não foge da dieta:

 

Carboidrato integral: Além de fornecer energia essencial para diversas partes do corpo, os grãos inteiros, como é o caso do arroz integral, mantêm as fibras alimentares, vitaminas e os minerais presentes na casca do grão. As fibras são importantes para favorecer o bom funcionamento do intestino. Também presente no arroz, o magnésio é um mineral que está envolvido tanto em atividades neuromusculares que controlam as batidas do coração, como na coagulação do sangue, além de ser necessário para a formação dos ossos.

 

Proteínas de alta qualidade: O arroz possui alto teor de metionina, aminoácido essencial para o corpo humano. Contudo, como a metionina não é produzida pelo organismo, é necessário que ela seja obtida por meio da alimentação. Esse nutriente é importante para a formação de alguns compostos como, por exemplo, o hormônio chamado adrenalina, cujas principais funções são as de manter o corpo em estado de alerta e dar condições adequadas durante a atividade física. Além disso, a metionina tem participação importante no ciclo que produz energia para todo o corpo.

 

Baixa caloria por porção: Em uma porção do produto (13 biscoitos) são fornecidas 120kcal. Para lanches intermediários, é possível comer seis biscoitos com algum alimento fonte de proteínas, como o queijo. Nesse caso, o valor calórico representado pelos biscoitos cai para apenas 55kcal.

 

Vitamina B1- nutriente versátil: Alguns possuem vitamina B1 (tiamina), nutriente que auxilia na conversão do carboidrato em energia, proporciona melhora da disposição mental, da manutenção do funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, atuando ainda, nas crianças, no processo de crescimento.

 

Baixo potencial alergênico: Alergias alimentares são reações equivocadas do sistema imunológico, o responsável pelas defesas do organismo, contra proteínas presentes em um alimento e que passam a ser reconhecidas e combatidas como "inimigas" do corpo. As manifestações alérgicas podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão do alimento. Reações às toxinas de alimentos, ou secundárias, às deficiências de enzimas responsáveis pelos processos digestivos, podem se apresentar de maneira semelhante às alergias, porém seu diagnóstico, tratamento e história natural são distintos.  

 

ASSIM NASCE UM BISCOITO DE ARROZ

          “Pensando em desenvolver um produto prático e que fosse uma opção leve para lanches e petiscos, a equipe de produto e desenvolvimento da empresa trabalhou em uma receita que garantisse sabor, textura crocante e baixa caloria”, explica a gerente de marketing da Camil, Christina Larroudé.

         Segundo ela, o biscoito de arroz da marca é feito com apenas três ingredientes: arroz integral, sal e água, passando pelo processo de pesagem dos ingredientes, mistura dos mesmos até a obtenção de uma mistura homogênea, e o processo de extrusão, por onde os biscoitos passam por uma etapa de cozimento rápido e em alta temperatura. “Esse processo é importante para garantir a alta qualidade dos produtos, minimizar a perda de nutrientes e destruir pragas e micro-organismos. Essa etapa não gera resíduos”, explica.

 

OS BISCOITOS E AS FIBRAS

         As fibras alimentares são de extrema importância, tanto para o funcionamento do intestino, como para a prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis. De um modo geral, a ingestão de fibras está relacionada à prevenção do diabetes melito, de doenças cardiovasculares e da obesidade.

         As fibras ainda contribuem para auxiliar na perda de peso, aumentar a saciedade e promover a redução dos níveis de colesterol. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2003), para se obter esses benefícios, é necessário um consumo diário de 25g de fibras.

         Os biscoitos de arroz são opções leves e versáteis para um lanche da tarde, pois combinam muito bem com pastas e patês, mas também ficam ótimos como base para mini pizzas!

 

FONTES CONSULTADAS:

Beatriz Botéquio: Nutricionista clínica

Christina Larroudé: Gerente de Marketing da Camil

Fernanda Cabanas: Nutricionista funcional

 

 

 

 

 

Comentários