ESPORTES & EXERCÍCIOS

Preparando um atleta olímpico, com vocês Allan do Carmo

O Brasil será palco deste show e os atletas já estão em plena preparação para brilharem em cena!

Preparando um atleta olímpico, com vocês Allan do Carmo

Já foi dada a largada. Em 2016 o Rio de Janeiro será palco dos Jogos Olímpicos, ou seja, o maior evento esportivo do planeta! De 5 a 21 de agosto, a Cidade Maravilhosa receberá 10,5 mil atletas de 206 países, em 32 locais de competição, na disputa de mais de 300 provas que valerão medalhas de ouro, prata e bronze, para 42 esportes distintos. As novidades deste ano são o Golfe e o Rugby, que retornam aos jogos 112 anos e 92 anos depois, respectivamente. Do total de provas, 161 serão disputadas por homens, 136 por mulheres e nove serão mistas.

Posteriormente, de 7 a 18 de setembro, acontecerão os Jogos Paralímpicos, onde 4.350 atletas, - portadores de diferentes tipos de deficiência e representantes de 179 países -, disputarão 528 provas, sendo 264 voltadas aos homens, 226 para mulheres e 38 mistas, para 23 esportes, com a estreia da Canoagem e do Triatlo. Só para título de curiosidade, a primeira competição para deficientes aconteceu em 1948, com edição oficial em 1960.

Para organizar uma estrutura tão complexa como essa, é preciso uma preparação de muito tempo e porque não dizer anos. Um time composto por mais de 70 mil voluntários, 130 mil terceiros, 13 mil funcionários está empenhada em preparar aquele que promete ser a melhor edição de ambos os jogos. As verdadeiras estrelas desse show também já estão em plena preparação, regada a muito suor. Os atletas já têm um foco traçado e há tempos se dedicam para brilhar daqui alguns meses.

ALLAN DO CARMO, O NADADOR

Para entender como funciona a preparação de um atleta olímpico, a SuplementAção conversou com duas feras do esporte. Allan Lopes Mamédio do Carmo, 26 anos, é o primeiro nadador brasileiro a garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio. O atleta irá disputar a prova dos 10km, na praia de Copacabana. Ele é preparado há anos pelo nutricionista Daniel Cady, responsável pela alimentação de Allan desde as preparações para a Olimpíada de 2012, em Londres. A dupla conta um pouco do treino focado para arrasar nas piscinas dos Jogos:

DANIEL CADY, O NUTRICIONISTA

“A preparação de um atleta de alto-rendimento de elite, geralmente, dura um ciclo olímpico de quatro anos. No caso da maratona aquática, além de aperfeiçoar a técnica ao longo desses anos, é muito importante que o atleta vivencie diferentes condições de prova, no mar, no rio, com ondas, ventos, água fria e água quente. Além disso, esse tempo é necessário para experimentar e aperfeiçoar diferentes estratégias nutricionais.

É feito um planejamento estratégico do programa de treinamento junto ao calendário de competições anual, levando-se em conta as variáveis específicas (força, resistência, técnica, velocidade, potência, recuperação) que precisam ser controladas com o objetivo de otimizar os ganhos de condicionamento e performance num determinado período. A alimentação do atleta deve acompanhar as diferentes fases do treinamento, é o que chamamos de periodização nutricional.

Por exemplo, se um dos objetivos na fase de preparação é o ganho de força e massa muscular, devemos estabelecer estratégias de alimentação e suplementação que favoreçam essa meta. Essas variações no treinamento exigem diferentes mudanças na composição e proporção da dieta. Portanto, a alimentação e suplementação devem sempre se adequar as necessidades impostas pela fase de treinamento em que o atleta se encontra.

De um modo geral, o ano (macrociclo) é dividido em basicamente três períodos (mesociclo) que consistem na fase de preparação, fase de competição e fase de transição. Cada uma dessas fases dura meses e são divididas em semanas de treinamento (microciclo). Cada fase e/ou semana de treinamento exige uma adequação no cardápio, o ‘segredo’ está na recuperação muscular de cada sessão de treino diária. Quem se recupera melhor evolui mais rápido e suporta maiores cargas de treino.

O DIA A DIA DO ATLETA

Treinamento físico

O nadador tem uma rotina repleta de compromissos, afinal é uma das promessas de medalhas nesse mundial. A rotina é dividida em treinos nas piscinas e consultas praticamente diárias com a equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, psicólogo, preparador físico, massagista e pelo nutricionista Daniel Cady. O treinamento nas piscinas é feito toda manhã (com descanso no domingo) e tem início às 7h, com aquecimento de 30 minutos, se estendendo até às 9h30.

Uma vez por semana, consulta com: Fisioterapeuta, Nutricionista, PsicólogoDuas vezes por semana:Treino funcional com preparador físico e Sessão de massagem relaxanteTrês vezes por semana:Treinos à tarde nas piscinas De segunda a sábado: Treinos matinais nas piscinas

Alimentação

O cardápio de Allan é bem repleto de nutrientes, com foco em carboidratos e muita proteína, já que o esforço nas piscinas é enorme. “O Allan tem uma estrutura familiar muito boa. O pai dele vai semanalmente à feira livre para comprar alimentos orgânicos e frescos, enquanto a mãe se preocupa com a preparação de toda a alimentação dele. O empenho dos pais é espetacular. Isso facilita nosso trabalho”, conta Cady. O cardápio do atleta é variado com frequência.

5h30 (desjejum)150g de aipim, inhame ou batata doce2 ovos de galinha caipira cozidos150g de banana, melão, manga ou abacaxi 7h (pré-treino)1 combo de BCAA

Entre 7h e 9h30 (intra-treino)

De 1 a 2 scoops de suplemento repositor de energia (dependendo do treino)

Entre 9h30 e 10h (pós-treino)

1 scoop de whey protein isolada15g de TCM óleo de coco100g de alguma raiz 12h (almoço)200g de legumes no vapor ou salada crua + 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem80g de arroz integral multigrãos80g de feijão verde150g de carne, frango ou peixe

12h30 às 15h

Soneca

15h (lanche pré-treino)

2 bananas prata com 40g de aveia em flocos e 20g de mix de castanha de Pará ou caju ou amêndoas ou nozes Pós-treino (com preparo físico ou treino na piscina)1 scoop de whey protein isolada Jantar (19h)

200g de banana da terra150g de peito de frango assado ou grelhado100g de abacaxi Ceia (22h)1 fruta ou 1 scoop de whey protein isolada (caso não tenha tomado à tarde) Observações:

- Ao todo, ingere 2 scoops de whey protein por dia- 1 Ômega 3 (dividido em 1000mg pela, almoço e jantar)- O pré-treino varia bastante, procurando evitar a cafeína- Quando treina à tarde, ingere um pré-treino ou um lanche isolado

NAS REDES!

Allan do Carmo facebook.com/docarmoallan Instagram:allandocarmo

Daniel Cadyfacebook.com/cadynutricaoInstagram: danielcady

Comentários