ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Prepare-se para pescar

Se você adora e tem o hábito de comer peixes, nossos parabéns, pois eles são campeões em saúde

Prepare-se para pescar

Se você adora e tem o hábito de comer peixes, nossos parabéns, pois eles são campeões em saúde. Agora, se você não curte muito, saiba que deveria incluí-los em sua dieta. Os benefícios são vários, entre eles, o fato de possuírem proteína de alto valor biológico. Outros fatores para que os pescados façam parte do cardápio diário, são: o baixo teor de gordura saturada, a maior proporção de ácidos graxos essenciais e a fonte de vitaminas (A, D, E), do complexo B e de minerais (cálcio, o fósforo e o ferro) que possui.

“Nem todas as espécies de peixes possuem a mesma composição em ácidos graxos. Há mais quantidade em espécies marinhas do que de água doce. Já os peixes de água fria, por exemplo, são mais ricos em ácidos graxos poliinsaturados comparados aos de regiões tropicais”, declara a nutricionista Flavia Salvitti, nutricionista do Hospital San Paolo.

A recomendação da American Heart Association (AHA) é consumir peixes pelo menos duas vezes por semana, cada porção de 100 gramas, o que equivale a um  lé pequeno de peixe.

A melhor maneira de preparar é assar ou grelhar. “Esse alimento oferece ao organismo maior qualidade nutricional, melhora o nível da saúde e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares”, a rma a nutricionista, que recomenda o consumo de tainha, namorado, corvina e merluza.

Comentários