NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esportes: Polo Aquático com Gustavo Guimarães

Grummy, um dos principais nomes da modalidade no Brasil é uma máquina de títulos, uma honra para uma família de campeões no esporte e para todo o país!

Nutrição e Esportes: Polo Aquático com Gustavo Guimarães Gustavo Guimarães
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Para iniciar em um esporte, muitas vezes é preciso que haja incentivo de alguém, seja da família, dos amigos ou de uma pessoa que você admira muito. Por vezes é necessário aquele empurrãozinho para tomar coragem e buscar todas as informações necessárias, a fim de conhecer melhor sobre determinada modalidade. É preciso buscar meios para se exercitar, afinal praticar esportes é optar por uma vida saudável.

Para Gustavo de Freitas Guimarães, nosso astro desta edição, o incentivo veio de dentro de casa. A família dele tem tradição dentro do mundo dos esportes. O avô esteve presente em sete Olimpíadas e por diversas vezes foi medalhista Pan Americano (na natação, no polo aquático e no judô). A avó foi atleta da Seleção Brasileira de saltos ornamentais e nado sincronizado. O pai foi medalhista Pan Americano no polo aquático. A mãe, atleta da Seleção Brasileira de saltos ornamentais e, o irmão, atleta da Seleção Brasileira Junior de polo aquático junto com ele. Quase impossível não seguir na trilha do esporte com esse currículo, não é mesmo?

Como a maioria esmagadora de garotos brasileiros. Gustavo sempre curtiu brincar com bola e foi na piscina que ele encontrou a profissão que o leva cada dia mais ao pódium. “Como toda criança eu tinha que aprender a nadar. Com meu histórico familiar, logo cai na piscina, aos sete anos”, conta Gustavo ou Grummy, como é carinhosamente conhecido. Natural de São Paulo, capital, Grummy passou a gostar do polo aquático por ser um esporte coletivo, por fazer gol e no melhor lugar, ou seja, na piscina!

Aprender verdadeiramente como funcionava o esporte que viraria sua grande paixão demorou alguns anos, de muita dedicação. Esse início foi dado com o técnico Tiago Ribeiro de Almeida. “Fui convocado pela primeira vez para a seleção brasileira de base aos 14 anos e também comecei a jogar na equipe principal do esporte clube pinheiros e fui jogar em um time de ponta na Europa, o continente onde o polo aquático é muito forte, o Club Natacion Atletic Barceloneta”, conta.

Depois dessa experiência, Grummy teve a certeza de que o objetivo dele era e continua sendo o de se tornar um grande jogador e de se desenvolver cada dia mais. “Hoje posso dizer que sou profissional e tenho a honra de trabalhar na primeira empresa que aprovou nossa modalidade como esporte profissional: o SESI-SP”, orgulha-se. No time paulista, é treinado por André Avallone e como jogador da Seleção Brasileira, pelo croata Ratko Rudic. O polo aquático é um esporte que exige uma boa preparação.

Dentre as curiosidades que envolvem essa modalidade, destaca-se o fato de ser o primeiro esporte coletivo disputado em jogos olímpicos. Durante a partida, o jogador não pode pegar a bola com as duas mãos, nem colocar os pés no fundo da piscina e nem apoiar nas bordas. Ao todo são 4 tempos de 8 minutos com a bola em jogo, 30 segundos de posse de bola para efetuar a jogada ofensiva, 6 jogadores na linha e 1 goleiro, além de 6 suplentes sendo um deles obrigatoriamente goleiro. A diferença nas categorias feminino e masculino está no tamanho do campo, de 30 metros por 20 para homens e 25 por 20 para as mulheres.

Dentro desses 15 anos de carreira, Grummy já venceu muitos títulos, mas alguns são marcantes, como por exemplo, o Prêmio Brasil Olímpico, em 2012. “Em ano de Jogos Olímpicos ser eleito o melhor do país foi emocionante e também pela oportunidade de estar na mesma comemoração com grandes atletas de todas as modalidades”, conta. Em 2011, ele foi bronze nos Jogos Pan Americanos em Guadalajara.

“Aquela foi uma conquista muito importante por ser a 3ª geração da família a medalhar em Pan, no país onde meu avô foi o porta bandeira da delegação Olímpica em 1968 e ter sido o jogador mais novo da equipe brasileira”, diz. Ele foi ainda Bi Campeão Pan Americano Junior e MVP (melhor jogador do campeonato) em um deles, vencendo os Estados Unidos, algo que não acontecia há 10 anos na época.Em 2014, foi Campeão Sul Americano, recebendo o primeiro ouro internacional na categoria principal.

Quatro anos antes, em 2010, Grummy ganhou o título de Neymar do polo aquático, por algumas semelhanças com o astro do futebol: aquele foi o ano em que os dois começaram a ganhar ainda mais visibilidade, onde Neymar se destacava no Santos Futebol Clube, mesmo antes dos 18 anos, enquanto Grummy, com apenas 16 anos já estava na Seleção Brasileira. Os dois ganharam o número 11 na camisa e, além disso, ambos atuam pelo lado esquerdo, um no gramado e outro na piscina. “Fizeram essa comparação na época e eu me sinto orgulhoso até hoje”, diz Gustavo.

Além desse misto de vitórias, Grummy é 18 vezes Campeão Brasileiro (diversas categorias) e Tetra Campeão Paulista na categoria principal, além de 15 vezes artilheiro brasileiro em campeonatos de categoria de base. “Como em qualquer outra modalidade na minha opinião é preciso ter vontade, disciplina, determinação e treinar muito”, aconselha quem queira entrar nesse esporte.

Motivado por sonhos e novos desafios, Grummy se prepara agora para disputar a Super Final da Liga Mundial na Itália, em junho, os Jogos Pan Americanos no Canadá, em julho 2015 e o

Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos na Rússia, também em julho, sem falar nos Jogos Olímpicos RIO2016, além de campeonato nacionais e estaduais, durante esse ano. Para o futuro, o nosso campeão pretende atuar em equipes da Europa depois dos jogos olímpicos, mas continuar integrando a Seleção Brasileira por mais alguns ciclos olímpicos. “Mesmo não sendo ensinamento um ponto importante de praticar esporte é conhecer pessoas e lugares, poder conviver e estabelecer relações e desenvolvimento pessoal e profissional para os atletas profissionais. É preciso ter respeito, disciplina, determinação de objetivos e ‘caminhos’ para alcança-los”, finaliza o atleta.

PREPARAÇÃO CAMPEÃ

Grummy é um dos principais nomes do polo aquático brasileiro e se prepara para a sua primeira Olimpíada, com uma vantagem: disputar o esporte que ama, dentro de casa. “Estou muito esperançoso e confiante. Nosso trabalho está muito focado e determinado”, conta.

Para ter seu nome representando o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, Gustavo tem uma rotina puxada de treino· Diariamente ele e a equipe treinam em dois períodos: na hora do almoço e à noite, numa média de seis a oito horas diárias. No sábado é apenas um treino e no domingo, o descanso merecido. Em período de jogos e campeonatos que ocorrem no domingo, o descanso muda para segunda-feira.

“Isso é uma base, lembrando que quando estamos concentrados com a equipe nacional, aumentamos a carga e mudamos o descanso. No período pré-competição diminuímos um pouco os volumes para estarmos 100% preparados e bem para competir”, detalha o campeão. Esses treinamentos consistem em musculação e condicionamento físico fora da piscina, pelo menos quatro vezes na semana. Dentro da piscina o treino é aeróbico e anaeróbico.

“Fazemos também treinos de forças específicas dentro da água. Nosso esporte exige muito do nosso físico, por estarmos com o corpo 90% submerso durante todo o treinamento e jogos, e não podermos tocar o fundo da piscina em nenhum momento das partidas”, explica.

Além dos treinos, o atleta se prepara assistindo a filmes, estudando jogadas, sem falar em tentar ensaiar movimentos que visualizou em jogos internacionais com os melhores da modalidade. Por ter histórico de 15 anos dentro do esporte, Grummy começou cedo a se dedicar ao extremo para evitar lesões futuras. Com apenas 11 anos, iniciou um trabalho de fortalecimento, com o professor Edmilson Dantas (Dimas), utilizando levantamento de peso para auxiliar o seu desenvolvimento muscular, prevenindo assim qualquer problema.

Como o desgaste é tremendo, a alimentação precisa ser reforçada. Para auxilia-lo nessa tarefa, Grummy é acompanhado pela nutricionista Larissa Zanom Candido. Na prática do polo aquático é necessário manter a flutuação, vencer a força de atrito com a água, ter eficiência mecânica, manter a temperatura corporal, e ter uma boa captação de oxigênio.

“Estes fatores relacionados resultam em um aumento das necessidades nutricionais, com um consumo adequado para cada atleta, de acordo com a sua atividade física, peso, estatura, idade, tempo e intensidade de treino são fundamentais para determinar sua dieta e melhora da performance”, detalha o atleta, que normalmente tem facilidade em ganhar peso, portanto, tem uma dieta elaborada de acordo com seu gasto calórico.

Grummy só coloca em seu prato, principalmente antes das competições, refeições ricas em carboidratos e com baixos teores de gorduras e fibras. “Realizo uma refeição pré-jogo em torno de 2 horas antes do jogo, garantindo um esvaziamento gástrico completo e a sensação de estômago cheio durante o jogo”, diz. Ele procura cumprir as metas estabelecidas junto com Larissa, onde varia a dieta em frutas, castanhas, cereais, proteínas magras e verduras, evitando doces, excesso de sal e frituras, em cinco ou seis refeições diárias.

O reforço é garantido com um time campeão em suplementação. “Procuro alinhar junto com a minha nutricionista o consumo dos suplementos essenciais para melhorar meu desempenho”, conta. Entre eles estão: o ômega 3, a glutamina, o carboidrato, a proteína, o polivitamínico e o colágeno. “Eles melhoram meu desempenho para que eu possa me dedicar mais nos treinos e jogos e obter um melhor resultado”, frisa.

Gustavo de Freitas Guimarães – Grummy

Data de nascimento: 24/01/1994

Local de nascimento: São Paulo/SP

Modalidade: Polo aquático

Categoria: Adulto

Peso: 88kg

Altura: 1,80m

Equipe: SESI-SP

Patrocinadores: Correios

Principais Títulos:

- Tri Campeão Sul Americano Junior (2009, 2011 e 2013) e MVP (2013) e artilheiro (2011)

- Tri Campeão da Liga Nacional (2008, 2009 e 2014) - principal competição da categoria principal no país e artilheiro em 2011

- 18 vezes campeão brasileiro em diferentes competições

Redes Sociais:

Instagram: @grummy11

Facebook: facebook.com/grummywp

Twitter: @grummywp

Site: www.grummywp.com.br

REFORÇO COM SUPLEMENTAÇÃO

Com uma preparação pra lá de cansativa, Grummy precisa intensificar treino e alimentação. Mesmo com tanta dedicação, necessita do reforço campeão dos suplementos alimentares, consumindo-os todos os dias, com variação na época das competições.

Polivitamínico: Todos os dias no café da manhã

Ômega 3: Todos os dias após o jantar

Colágeno: 1 sachê por dia diluído em 200ml de água.

Whey Proteín: 30g

Malto: 30g por horas de treino dentro da piscina

Glutamina: 10g à noite

Comentários