NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Levantamento de peso com Fernando Reis

Primeiro ouro da modalidade, em Jogos Pan-Americanos, Fernando Saraiva Reis se prepara para as Olimpíadas em 2016

Nutrição e Esporte: Levantamento de peso com Fernando Reis Fernando Reis
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

O esporte com o simples objetivo de levantar a maior quantidade de peso possível do chão sobre a cabeça, com uma barra em que são fixados pesos, é conhecido por halterofilismo, levantamento de peso, ainda levantamento de peso olímpico (LPO). Esse esporte compreende os movimentos de arranco e arremesso.

Cada atleta tem apenas um minuto para executar cada movimento. Em uma plataforma de competição, com o diâmetro de 4m2, o atleta tem três tentativas no arranco e mais três no arremesso, onde o peso da barra é progressivo. A colocação geral se dá na somatória da melhor prova de arranco com a melhor de arremesso. O objetivo do LPO é desenvolver a potência do atleta, exigindo técnica, flexibilidade, coordenação e principalmente equilíbrio.

Quem apresenta esse esporte, para os leitores da SuplementAção, é uma das promessas de medalhas para as Olimpíadas Rio 2016, Fernando Saraiva Reis, um dos pioneiros do país, ao iniciar esse esporte aos 10 anos de idade. Hoje o atleta comemora quinze anos no LPO.

“Meu início no esporte aconteceu no Clube Pinheiros. Lá pratiquei quase todas as modalidades disponíveis. A preferência pelo levantamento de peso aconteceu pela proximidade que tinha desta modalidade, já que meu pai foi diretor do departamento de peso e sempre no final do dia ia encontrar com ele para que fossemos pra casa”, conta Reis.

Esse apoio familiar foi fundamental para o início no esporte e acima de tudo, pela permanência de Fernando nessa modalidade. “Sempre tive um alicerce familiar muito forte, onde sempre me apoiaram em toda minha trajetória. Minha família é minha motivação. Levo no peito uma tatuagem com os escritos ‘Família Reis’, levando pelo mundo afora, por todas as competições e exibindo esse amor que não tem fim”, revela o atleta.

Ainda criança, Fernando foi treinado pelo técnico Edmilson Dantas, atual gerente esportivo da Confederação Brasileira de LPO. Atualmente, é treinado pelo cubano Luis Lopes, em um trabalho que já soma mais de sete anos. Aos 13 anos, Fernando Reis foi eleito o brasileiro mais jovem da história do país a erguer mais de 100kg acima da cabeça.

Aos 15 anos, o atleta participou de seu primeiro campeonato internacional, trazendo na mala o título de campeão Pan-Americano sub-15. Desde então, Reis como é conhecido, teve um domínio do esporte nas Américas, conquistando entre outros, os títulos de campeão juvenil e campeão Pan-Americano adulto.

No campeonato mundial para juniores (até 20 anos) de 2010, na Bulgária, o atleta competiu na categoria acima de 105kg e conquistou a primeira medalha do Brasil nessa competição, trazendo o bronze no arranque, com 171kg. Em 2011, venceu o National Collegiate Championships, na categoria acima de 105kg, com 385kg no total combinado (175 no arranque e 210 no arremesso), todas essas marcas que foram novos recordes brasileiros.

No mesmo ano, durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Reis conquistou a medalha de ouro, a primeira do país nessa modalidade, quando levantou 410kg no total (185kg no arranque e 225 no arremesso), quebrando os recordes dos Jogos Pan-Americanos. “Esse foi um dos momentos mais importantes da minha vida dentro do LPO”, frisa Reis.

Um ano depois, participou dos Jogos Olímpicos de Londres, na categoria acima de 105kg. “Apesar de não ter desempenhado meu melhor papel, foi uma das competições mais importantes. Lá tive a oportunidade de competir com um público de mais de nove mil pessoas. Tinha um sonho de competir nas Olimpíadas, agora meu objetivo de vida é conquistar uma medalha olímpica”, conta.

Fernando inaugurou em janeiro de 2015 o CT F.Reis, especializado em LPO, contando com aulas de Crossfit, com foco no levantamento de peso. A perseverança e a competitividade são os diferenciais de Fernando Reis dentro do LPO. Ser um dos homens mais fortes do mundo, dentre as modalidades olímpicas é o que o move dentro desse esporte.

“O esporte ensina valores únicos, onde se aprende através da disciplina a lutar por um objetivo, a sacrificar várias coisas por um objetivo maior. É preciso ter respeito com o próximo e também saber reconhecer a hierarquia dentro de cada modalidade, sabendo qual é a relação de treinador e atleta”, diz Fernando Reis.

Segundo o campeão, quem pensa em ser um levantador de peso, terá que suportar a dor durante o treinamento. “Para qualquer treinamento que envolva pesos é necessário um sacrifício muito grande, não só físico, mas principalmente mental”, conta.

PEGANDO PESADO, LITERALMENTE!

Para um atleta de levantamento de peso, fica óbvio pensar em uma preparação com muito esforço físico, afinal a força é fundamental para esse esporte. E para um atleta com um caminho tão brilhante como Fernando Reis, esse esforço é ainda maior. A rotina de treinamento do levantador de peso tem início às 10h30, com duração de duas horas e meia.

“No período da manhã, geralmente tenho exercícios mais fáceis de execução como agachamento e puxadas, com foco em adquirir mais força”, revela Reis. A segunda sessão de treino tem início às 17h, com a mesma duração da etapa da manhã, quando Fernando foca em movimentos mais técnicos, com uma dificuldade ainda maior, treinando arranco, arremesso e variantes. Ao todo, o atleta treina de segunda a sábado, com merecido descanso aos domingos.

Todas as quintas-feiras, Reis tem um trabalho profilático de sauna e massagem e a tarde pratica Pilates. Nos outros dias da semana Fernando Reis pratica musculação e faz fisioterapia, sempre trabalhando dois músculos depois de cada treino, com uso de carga moderada.

Quem pratica alguma atividade física, sabe muito bem que muito além de um treino bem focado, o fundamental é ter uma alimentação de primeira qualidade, com balanceamento correto de nutrientes. Para garantir boa performance, Reis investe pesado em seu cardápio, tanto que varia de nove a 11 mil calorias diárias, em até sete refeições.

“Como de tudo, em muita quantidade e sem restrições. Com uma ingestão calórica muito grande, fica difícil compensar toda essa necessidade apenas com a alimentação. Por isso a suplementação é tão importante. Faço uma ingestão de quatro a cinco vezes de proteína por dia, onde cada dose tem 25g somando 500 calorias”, entrega o atleta. Segundo Fernando, a dieta pode variar de acordo com a temporada. Perto da competição, ele foca na ingestão de um máximo de calorias possível. Depois de cada disputa ele volta ao normal, mas sem deixar de comer de duas em duas horas para não perder peso, uma facilidade pra ele.

Fernando Saraiva Reis

Data de nascimento: 10/03/1990Local de nascimento: São PauloModalidade: Levantamento de peso OlímpicoCategoria: +105kg (super pesado)Peso: 150kgAltura: 1,85mEquipe: Esporte Clube PinheirosPatrocinadores: Esporte Clube Pinheiros, Petrobras, F.Reis, Carduz (MP) e Monte Carlo (auto peças)

Principais Títulos:

Atual 5º lugar no Ranking MundialMedalhista Mundial Juvenil Jogos OlímpicosPenta Campeão Pan-AmericanoBi-campeão dos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara 2011 e Toronto 2015)Recordista dos jogos Pan-Americanos 2015, com um total de 427kg

Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/FernandoReisLevdePesoInstagram: @rreisfernandoSite: www.fernandosaraivareis.com.br

 

Comentários